/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: SolidWorks 2017 – SWW 2016 Preview – Parte 2

SolidWorks 2017 – SWW 2016 Preview – Parte 2

Postado por Guilherme Kastner Dia 23 de fevereiro de 2016
Senhores,
Continuando o tópico anterior, o SolidWorks 2017 foi apresentado aqui no blog em um primeiro post ontem.
http://www.kastner.com.br/2016/02/solidworks-2017-sww-2016-preview-parte-1.html
Mas e agora? Tem continuação… Mais novidades do ambiente de desenho, recursos avançados para geometrias complexas e mais facilidades para interompabilidade entre sistemas Cad’s distintos.
Vale a leitura mas lembro que todos os itens fazem parte de uma versão preview demonstrada e talvez não se encontrem no lançamento final do SolidWorks 2017. Informações sobre datas de lançamento de versão final, da versão beta, estão no primeiro post para o qual eu coloquei link acima.

Edição de múltiplas folhas simultaneamente

Quando possuirmos desenhos com múltiplas folhas, as edições podem ocorrer simultaneamente onde determinarmos. Antes era necessário acessar folha a folha.
MULTI-SHEET PROPERTY EDITS

Ênfase em linhas de faces seccionadas

Linhas de contorno em faces seccionadas podem vir a serem destacadas, a imagem abaixo descreve isso. Na vista C, encontramos um exemplo de destaque e na vista E, um exemplo sem destaque para o mesmo template.
EMPHASIZE SECTION OUTLINE

Contorno picotado em vista de detalhes

Abaixo contamos com um exemplo onde o recorte é executado com um destaque onde o detalhe intercepta o modelo sólido. Isso ajuda a demonstrar onde contamos com interceptação do detalhe e onde é corte de modelo ou limite normal do mesmo.
JAGGED OUTLINE FOR DETAIL VIEWS

Espelhar vistas

Particularmente eu não vejo aplicação disso desde que o SolidWorks passou a criar configurações de peças e sub montagens espelhadas… Mas vamos lá… Com o SolidWorks 2017, é possível criar uma vista de modelo espelhada para representar as peças direita/esquerda com o mesmo código.
É legal, juro… Tem muita gente que passa trabalho com isso representação de fabricação de peças espelhadas que possuem o mesmo código e descrição de métodos e processos.
MIRROR VIEWS

Dimensões básicas de tamanho

No próprio blog da SolidWorks Estados Unidos eles não souberam especificar do que se tratava este recurso… Eu imagino se tratar da inserção da característica Básica em uma dimensão do tipo tamanho, que é comando do DimXpert, no modelo 3d.
Tem mais coisa no DimXpert que vocês vão ver nos próximos tópicos, este tem sido uma das verdadeiras estrelas da SolidWorks nos últimos três anos.
BASIC DIMENSIONS OF SIZE

Dimensões 3d em arestas

Na minha opinião, um dos problemas do dimensionamento com o DimXpert se tratava dele ter uma lógica de funcionamento totalmente diferente do ambiente de desenho. Até a versão 2016, as dimensões do ambiente de desenho eram inseridas por arestas mas no modelo, via DimXpert, por faces.
Com a chegada do SolidWorks 2017, há a promessa de se ter a mesma lógica de funcionamento nos dois ambientes. Se isso se concretizar, teremos um grande salto no SolidWorks MBD que é voltado ao desenvolvimento de detalhamento de projeto e produto em um ambiente integrado ao modelo.
3D DIMENSIONS TO EDGES

Reordenar vistas 3D

Vistas 3D foram criadas inicialmente apenas para o SolidWorks MBD. Elas gerenciam muitas coisas como:
  • Exibição de dimensões
  • Orientação padrão do modelo
  • Controle dos estados de exibição
Elas sempre foram muito fáceis de serem criadas mas agora podem ser reordenadas com um arrastar e soltar. O que antes não era possível. Na minha opinião pessoal, em versões anteriores quando eu tentava reordenar e não conseguia, nas primeiras vezes eu achava que era eu que estava fazendo um procedimento errado.
RE-ORDER 3D VIEWS

Comparar anotações de PMI

Se desde que eu me conheço por usuário de SolidWorks existiram recursos de comparar corpos, desenhos ou recursos, agora contamos com recursos de comparar alterações de itens do SolidWorks MBD ou DimXpert. Será muito útil para averiguar se as dimensões sofreram alterações entre versões e revisões do projeto.
COMPARE 3D ANNOTATION TOOL

Ocultar todos os tipos de referências

Sim, na imagem abaixo está o Darth Vader

Na próxima imagem também… Eu não tinha mencionado ainda, mas durante a apresentação do SolidWorks 2017, foi usada uma paródia em forma de teatro para a apresentação da versão. Ok, voltando ao assunto…
Na imagem abaixo, pode-se averiguar que é possível ocultar todos os itens de referência de uma única vez. Com um único botão oculto todos os planos, esboços, eixos e similares de uma única vez.
HIDE ALL REFERENCE ITEM TYPES

Offset de curva em superfícies

Sério, que vontade de festejar… Em um esboço 3d único pode-se realizar o offset de uma aresta sobre uma face.
OFFSET CURVE ON SURFACE

Envolver esboço em qualquer superfície ou múltiplas superfícies

A chamada deste tópico ficou horrível mas eu explico…
  1. Em primeiro lugar, aparentemente, não há mais qualquer tipo de limitação de tipo de superfície para executar o comando envolver. Graças a Deus, né? Antes apenas superfícies simples eram suportadas.
  2. Também é suportada a execução do comando envolver em múltiplas faces simultaneamente. Antes eu não conseguia projetar um esboço em uma face seccionada ou qualquer coisa semelhante.
WRAP SKETCHES ONTO ANY SURFACE
É hora de dar tchau para as imagens com o Darth Vader, ok?

Posicionamentos magnéticos

Componentes podem se encaixar perfeitamente entre si com posicionamentos previamente definidos. Todos tem que entender… Não há almoço grátis… Os componentes tem que estar previamente definidos antes de poderem se encaixar automaticamente.
Mas querem saber a minha opinião?
Funciona muito bem. Em layouts, eu posso definir como as máquinas se encaixarão entre si de forma sistêmica. Com isso acaba a dor de cabeça para sair procurando faces de componentes em um layout muito grande. Abaixo tem o exemplo de uma linha com transportadores e os pontos rosa são representações da conexões automáticas entre os trechos.
MAGNETIC MATES

Assistente de criação de posicionamentos magnéticos

Há uma promessa de que não necessitaremos de poderes Jedis para realizar esse tipo de publicação de posicionamentos.

A configuração para este tipo de comando promete ser alto simples de ser executada com um assistente guiando através das etapas.
MAGNETIC MATE ASSET PUBLISHER

eDrawings abre mais formatos de arquivos

eDrawings vai passar a suportar a abertura de mais tipos de arquivos de forma nativa. Eu não sei ainda quais serão os formatos mas acredito que os principais Cad’s do mercado entram na dança. Isso se torna muito útil quando recebemos projetos de outras empresas que não usam SolidWorks para serem abertos e avaliados.
Sinceramente, comecem a dizer adeus aos arquivos neutros para comunicação entre softwares 3D e vejam o próximo tópico.
EDRAWINGS OPENS MANY MORE FORMATS

Abra e use múltiplos tipos de arquivos CAD

Agora será possível referenciar múltiplos arquivos CAD sem importar geometrias e manter a associatividade. Louco, não?
A promessa é que se recebermos um arquivo de Autodesk Inventor, poderemos inserí-lo no SolidWorks de forma instantânea. Se o arquivo do Cad original for alterado, o mesmo será regenerado de forma instantânea no SolidWorks.
Na minha opinião, se isso funcionar, vai ser muito bom. Pessoas que fazem muitos tipos de projetos passam muito trabalho para regenerar alterações de projeto quando um arquivo de outro CAD é alterado. Essa funcionalidade pode vir a ser a razão de muitos instalarem o SolidWorks 2017.
OPEN AND USE MANY CAD FORMATS

Manutenção de posicionamentos e recursos quando as geometrias importadas forem alteradas

Sim, eu mencionei isso no tópico anterior. Se isso acontecer, será perfeito mesmo.
Maintain_Features_whenchanges

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão