/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: SolidWorks Mechanical Conceptual Design

SolidWorks Mechanical Conceptual Design

Postado por Guilherme Kastner Dia 14 de fevereiro de 2013
Senhores,
O SolidWorks World 2013 ocorreu em Orlando em Janeiro deste ano e uma das coisas mais promissoras que foram demonstradas foi o SolidWorks Mechanical Conceptual. Vamos falar um pouco dele aqui no post.
A primeira coisa a ser ressaltada é que se trata do primeiro produto que será lançado do SolidWorks V6, uma nova família de produtos já discutida inúmeras vezes por toda a comunidade e muito especulada pela concorrência.
Pra quem não lembra, segue um link para o post da primeira vez que o produto foi demonstrado em 2010.
http://www.kastner.com.br/2010/02/novidades-sobre-o-solidworks.html


Conceitos

Em resumo, o produto, quando demonstrado, contava com alguns objetivos:
  • Ser um produto independente de plataforma
  • Não ser limitado por hardware
  • Dispor de uma mobilidade para o usuário
O Mechanical Conceptual é o primeiro produto da nova família da SolidWorks e é voltado a quem desenvolve conceitos de mecanismos, como descrito no seu próprio nome. Vamos a alguns fatos sobre conceitos de projetos:
  • 31% do tempo de projeto é gasto em elaboração de conceitos de projetos
  • 3 em cada 4 engenheiros estão envolvidos em projetos conceituais
  • São comuns 6 alterações conceituais e 4 alterações em projetos;
  • É comum encontrar desenvolvimento interno e externo dos projetos conceituais.
Hoje, a SolidWorks possui uma boa solução para projeto detalhado, mas apresenta dificuldades em liberar a criatividade durante a elaboração de conceitos. SolidWorks Mechanical Conceptual preenche essas dificuldades e te habilita a:
  • Capturar as ideias de forma digital
  • Gerenciais múltiplos conceitos
  • Gerenciar colaboração e comunicação

Desenhos com a nova ferramenta

A ferramenta de desenho é composta por uma interface bem diferente da existente no SolidWorks atual. Lembro que estamos falando de um produto novo, não uma atualização do SolidWorks. O processo de desenvolvimento de peças é diferente.
6a00d83451706569e2017c360edd24970b
Abaixo uma interface de navegação com montagem.
6a00d83451706569e2017c360eddeb970b
Vejam que a aplicação não possui menus e barras similares as encontradas atualmente.

Colaboração

Um dos principais pontos é a ferramenta de gerenciamento de arquivos do Mechanical Conceptual. Existe toda uma interface que se assemelha ao N-fuse
http://www.kastner.com.br/2011/02/solidworks-nfuze-mais-uma-nuvem.html
O problema é que o N!Fuse apenas apresentou boas ideias e a sua comercialização não foi massificada, a tendência é que o usuário se sinta familiarizado com um ambiente que misture interface de PDM misturada com rede social.
Veja a imagem abaixo com a interface de descrição do projeto.
6a00d83451706569e2017d403ddf80970c
Algumas informações são bem claras e que poderemos observar na imagem acima:
  • o perfil com as informações do usuário
  • O projeto possui um descritivo
  • O usuário logado não é o usuário que criou o projeto
Abaixo contamos com uma imagem junto a ferramenta CAD onde o projeto descrito é executado e descrito para que as suas informações sejam armazenadas na ferramenta de gerenciamento de arquivos.
6a00d83451706569e2017d403dded2970c
Sobre a colaboração, uma vez que uma pessoa está com uma montagem aberta, outras pessoas podem realizar trabalhos paralelos no modelo, sem necessitar fechar e abrir arquivos. No momento em que um usuário modificar o arquivo, as geometrias são alteradas instantaneamente.
A imagem abaixo demonstra a interação dos projetos, onde os componentes do projeto estão em alteração simultânea e um chat de interação entre os projetistas.
image
O mais engraçado é ver a colaboração em tempo real, na medida em que um salvar a alteração, o outro usuário é alertado que o modelo necessita ser reconstruído.

Simulações em tempo real

Na apresentação uma simulação de cargas estáticas utilizando recursos iguais aos existentes no SolidWorks Simulation foi apresentado. Isso claramente demonstra uma preocupação da SolidWorks em desenvolver uma nova ferramenta de projetos e não apenas um novo CAD.
image
Outro ponto bem interessante foi saber que a ferramenta já conta com uma análise de movimentos em tempo real.
São várias ilustrações que poderemos conferir.
image
Ainda é baseado em árvore?
A SolidWorks sempre acreditou na hierarquia baseada em árvore mas também sempre achou a edição direta um recurso muito bacana. Essa nova ferramenta possui um ambiente misto de interação de projetos.
Abaixo segue a imagem da nova árvore de projetos da ferramenta:
image
Vejam uma outra imagem demonstrando que o mesmo produto poderá ser modificado sem a preocupação com a árvore, apenas levando em conta a topologia.
image
A Solidworks acredita que a alteração livre será parte da ferramenta de projeto conceitual e não da ferramenta de detalhamento. Incrível isso, né?
Lembram-se do post “Let`s Kill SolidWorks?”
http://www.kastner.com.br/2010/12/vamos-matar-o-solidworkslets-kill.html

A verdade já tinha sido anunciada

O SolidWorks como conhecemos hoje não deixará de existir. Ninguém rasga dinheiro e mata um produto consolidado. A SolidWorks está crescendo o seu portfólio de produtos, ganhando corpo e horizontes. Uma coisa demonstrada na apresentação é que o produto desenvolvido com o Mechanical Conceptual pode ser utilizado na ferramenta Cad atual.
image
Pessoas fazendo especulações bobas, certamente deverão serem ignoradas.

Lançamento

A SolidWorks lançará o seu produto próximo ao SolidWorks 2014 deste ano. Acredito que utilizarão o mesmo período para que se aproveitem os eventos de lançamento dos produtos de forma simultânea.
No momento, a SolidWorks procura clientes interessados em testar a ferramenta a partir de maio deste ano. O principal foco da ferramenta é a colaboração durante o projeto conceitual.
Um produto não tem por objetivo substituir o outro em um momento presente, inclusive há uma conversa entre as ferramentas como descrito no post atual.
Na minha opinião, a SolidWorks pecou no momento em que o primeiro anúncio da ferramenta foi executado no SolidWorks World 2010 e voltamos a falar de novidades em 2013.
Sds,
Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão