/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Pequenas novidades #SolidWorks 2012 – Propriedades

Pequenas novidades #SolidWorks 2012 – Propriedades

Postado por Guilherme Kastner Dia 10 de novembro de 2011

Senhores,

A cada ano contamos com inúmeras novidades para a administração do SolidWorks. Lembro que mudou a forma como preenchemos as propriedades personalizadas, controlamos as modificações de propriedades via formatos de folhas e outros itens.

Limitações antigas

Um item bem pontual era a impossibilidade de salvar os templates de peças e montagens. As propriedades não eram salvas sem um valor preenchido.

image

A propriedade somente existiria se preenchêssemos algum valor. Ok, na prática isso deixa de ter muitas complicações desde que passássemos a utilizar a guia de propriedades personalizadas como explicado na série de configurações de templates para o SolidWorks.

http://www.kastner.com.br/2011/03/configuracoes-do-solidworks-parte-1.html

Ok…

Sem problema, né? Pois toda vez que criarmos uma peça nova, as propriedades estarão disponíveis para serem preenchidas na guia de propriedades personalizadas.

image

O problema da associatividade

O maior problema ocorre quando utilizamos ferramentas totalmente extraordinárias que foram inseridas no SolidWorks 2008 e 2009 respectivamente

  • Edição das propriedades personalizadas diretamente na lista de materiais
  • Edição dos campos de legenda diretamente no ambiente de desenho e atualizando as propriedades

Quando a propriedade não existia, e os campos de lista de materiais ou legenda eram modificados agora com um valor, a propriedade era criada no ambiente de peça mas sendo uma propriedade específica em uma configuração.

Em alguns clientes onde atuo, propriedades por configurações são um negócio bacana mas na maioria não pois nos trazem limitações como.

  • Cuidado para não possuir dados diferentes em chapas metálicas dobradas e planificadas. Lembro que os estados são configurações diferentes portanto as propriedades tem de ser preenchidas duas vezes ou mais
  • Cuidados para escolher uma vista com propriedades personalizadas preenchidas corretamente

Algumas limitações, na minha opinião são mais gritantes

  • Ferramentas de automação como o DriveWorksXpress não manipula dados de propriedades personalizadas de configurações
  • Algumas ferramentas de gerenciamento de documentos também não suportam isso.

Vejam o problema que eu narrei ao editarmos uma peça, e ela criar uma propriedade específica da configuração

A novidade do SolidWorks 2012

O SolidWorks 2012 passa a suportar a criação de propriedades personalizadas em branco. O que não era possível até ao momento.

Para o processo, basta abrir um template de modelo ou peça existente e clicar em aplicar na guia de propriedades personalizadas. Ao abrirmos a antiga interface de propriedades (menu arquivo –> Propriedades) poderemos ver que os campos foram criados com sucesso.

image

Observar que as propriedades são criadas e os campos estão em branco. Para exemplificar o que escrevi, deixei um vídeo no You tube.

O impacto da novidade

Ao criarmos as nossas peças, basta apenas clicar uma vez sobre o aplicar da guia de propriedades personalizadas ou aproveitar um template com essa operação já realizada. Ao editarmos os formatos ou listas de materiais não seremos surpreendidos por uma surpresa desagradável.

Observar o vídeo abaixo

Reflexão

Lembro que não era algo grave o que acontecia antes pois quem sabia do problema, evitava. Com o SolidWorks 2012 a situação fica um pouco mais relaxada, apenas isso.

Essa novidade faz parte das 200 melhorias inseridas no SolidWorks 2012.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão