/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Desinstalação do SolidWorks 2012–Melhorias

Desinstalação do SolidWorks 2012–Melhorias

Postado por Guilherme Kastner Dia 10 de outubro de 2011

Senhores,

As vezes detalhes da nova versão poderão fazer uma diferença completa na experiência do usuário em como interagir com o SolidWorks. A versão 2012 contou com muitas novidades para os responsáveis por instalar e administrar o SolidWorks, incluindo o processo de desinstalação.

Motivos para desinstalação

Uma série de razões levam os usuários a desisntalar um computador com SolidWorks.

  • Chegada de uma nova versão
  • Troca de parâmetros do SolidWorks para novos locais de arquivos e configurações da empresa
  • Correção do Toolbox
  • Corrigir instabilidades da ferramenta CAD

Já em um dos Service Packs do SolidWorks 2011 era possível remover o SolidWorks completamente, excluindo locais de arquivos e registros mas o controle das informações não era tão claro como está na 2012.

Imagens

Abaixo segue uma imagem da desinstalação do SolidWorks 2012. Observem que existe um campo chamado “Opções avançadas” que poderá ser alterado.

image

Ao acessarmos as opções do programa ele demonstra que pode excluir os itens conforme desejado conforme descrito abaixo

  • Arquivos e pastas de programas – Remove junto com o SolidWorks todas as pastas de instalação mesmo que a mesma contenha formatos e templates customizados.
  • Entradas de registro – Todas as entradas de registro referentes ao SolidWorks. Ela contem informações como números de série, customizações do Toolbox, locais de arquivos e outras coisas. As vezes em uma reinstalação o objetivo é reparar algum registro problemático que acaba ocasionando uma instabilidade no software.
  • Arquivos e pastas de dados – Remoção do Toolbox basicamente. Isso serve pra quem não customiza o toolbox ou para quem trabalha com o arquivo localmente. Diz o assistente de desinstalação que os arquivos não seriam removidos caso o Toolbox estivesse armazenado na rede mas eu vi uma situação onde ele seria removido de uma unidade mapeada. Na dúvida, eu não brincaria com essa opção pois ela não tem objetivo de ajudar usuários comerciais. Ela pode ser útil pra quem tem que instalar em centros de treinamento.
  • Arquivos e pastas obtidos por download – O SolidWorks pode remover também os arquivos recebidos por download referente a versão que será desinstalada. Bem, pode ser útil como pode ser um tiro no pé. Caso a imagem já esteja pronta na rede. Pode acabar por liberar mais espaço no disco rígido das máquinas.

image

Observar acima que o desinstalador exibe todos os diretórios que serão removidos. Leia-os com calma nas primeiras vezes que fores executar o procedimento para apenas conhecer o processo e teres a certeza do que cada opção exclui.

Ao dominarmos bem as opções de desinstalação do SolidWorks poderemos realizar tarefas administrativas de forma mais simples podendo excluir diretórios e registros automaticamente sem necessitar gastar tempo os procurando.

Imagem administrativa

Pra mim, as imagens administrativas são o melhor recurso de instalação do SolidWorks em empresas. Pois com elas poderemos executar uma série de itens:

  • Instalar várias estações de trabalho automaticamente
  • Definição na instalação os locais de arquivos, customização de menus e barras de tarefas, apontamento do Toolbox
  • Homogeinizar a versão do SolidWorks instalada em todas as estações de trabalho da empresa.

Um item que pode ser trabalhado muito bem por administradores do SolidWorks é a atualização automática do SolidWorks nas estações de trabalho. Eu testei isso em um cliente em São José dos Pinhais onde ele pediu que eu fizesse todo o processo pra ele. Após eu atualizar a imagem, quando os usuários resolverem abrir o SolidWorks, ele começa a atualizar a versão automaticamente e sem complicações.

Isso não era novidade, o que muda são as opções da imagem administrativa para quando ele encontra já um SolidWorks instalado. Basicamente sempre foi possível realizar duas opções.

  • Atualizar a versão existente do SolidWorks utilizando a imagem administrativa.
  • Criar uma nova versão principal – Entenda-se que o computador possuirá duas instalações do SolidWorks e isso em muitas vezes não é desejável.

O que mudou é que ao marcarmos a opção de criarmos uma nova versão principal, na versão 2012 será possível realizar duas escolhas

  • Marcar a opção “Não, não desisntalar antes” para mantermos a versão antiga do SolidWorks junto com a versão a ser instalada.
  • Marcar “Sim, executar uma desinstalação personalizada” para removermos a versão anterior do SolidWorks.
image

Qual a diferença de atualizar a versão ou desinstalar a antiga para depois realizar a instalação da nova versão?

  • Limpar registros
  • Padronizar os locais de arquivos dos usuários.
  • Limpar as customizações de menus para que apareça no Command manager os comandos inseridos na nova versão do SolidWorks.

Bem, em clientes que necessitavam sair de uma versão 2010, por exemplo, e ir para uma 2011, eu sempre desinstalava e executava a remoção dos registros na unha. Com as novas opções, isso não mais será necessário nunca mais =)

Bem, é isso… Acho que essas novidades são muito práticas para pessoas responsáveis por administrar as instalações das ferramentas CAD.

Senhores,

Esse é o post de hoje.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão