/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Novidades SolidWorks 2012 – Interface 2 – Pesquisa

Novidades SolidWorks 2012 – Interface 2 – Pesquisa

Postado por Guilherme Kastner Dia 23 de setembro de 2011

imageSenhores,

Eu fiquei espantado com as novidades da ferramenta de pesquisa do novíssimo SolidWorks 2012. Eu sou péssimo em utilizar atalhos de comandos, lembrar locais de comandos, interface customizada e o restante.

O pior ainda é quando o usuário é iniciante em SolidWorks. Tem situações que chega a ser constrangedor em lembrar onde que estava um determinado comando.

Caixa de pesquisa

Desde o SolidWorks 2008 a ferramenta de pesquisa era capaz de procurar modelos, recursos e esboços graças ao Design Clipart.

Mas nos últimos anos ele passou a suportar mais coisas

  • Modelos e recursos – Como descrito anteriormente
  • Informações da Base de conhecimento da SolidWorks – Pena que está em inglês e é válido apenas para usuários com conta cadastrada no CustomerPortal.
  • Pesquisa no grupo de usuários
  • Ajuda do SolidWorks

O que mudou na 2012?

Pesquisa por comandos… Exemplo, quero o comando superfície média. Lembrei-me que um amigo tinha me sugerido utilizá-lo para resolver problemas no SolidWorks Simulation para malha de casca. Mas existiam suas situações interessantes

  • Eu não sabia como achá-lo
  • Eu quero inicializá-lo de forma confiável
  • Adicioná-lo a Toolbar na customização da interface

Mudança na localização dos comandos

Basta mudar a caixa de pesquisa para procurar por comandos e não mais por outras coisas… Estou engraçadinho, não?

image

Com isso, eu escrevo o nome do comando como eu farei no exemplo abaixo.

Observar uma coisa… Para pesquisar um comando do ambiente de peças, deve-se estar com uma peça aberta. Existe um conceito para a pesquisa de comandos

Localizar comandos que serão utilizados para a construção do modelo em aberto

image

Com a pesquisa pode-se fazer duas coisas

  • Clicar sobre o ícone do comando na caixa de pesquisa
  • Clicar sobre o óculos para ver onde ele está disposto

Veja o exemplo pra ver como o comando é exibido em seu local de origem

image

Customização da interface

Vou deixar apenas um vídeo onde mostro a criação de uma aba do Command Manager e inserindo comandos nele com as ferramentas de pesquisa.

Acho que isso já justifica essa pequena melhora na interface onde poderemos interagir com o software.

Comando bom

Lembrem-se que eu sou muito favorável a interação do Windows e a influência dele no SolidWorks.

Eu adoro utilizar as melhoras do menu iniciar do Windows e a ferramenta de pesquisa dele onde inserimos parte do nome do programa a ser aberto e ele nos demonstra a localização dele. Acho que isso é a influência.

Acho que quem é mais cético, vejam o quanto o Windows aparentemente já influenciou o SolidWorks

http://www.kastner.com.br/2009/05/entendendo-o-solidworks-analisando-o.html

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão