/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Ortogonal ou Perspectiva?

Ortogonal ou Perspectiva?

Postado por Guilherme Kastner Dia 28 de junho de 2011

Senhores,

O Post de hoje mostra algumas coisas mais conceituais do que práticas. Eu tive de procurar algumas definições na internet para que eu pudesse entregar aos meus leitores informações práticas que justifiquem estudar a utilização de vistas e câmeras para renderizações.

Uma frase que norteia os meus dias e me ajudou no post de hoje

O Google é meu pastor e nada me faltará

Usei a pesquisa dele para achar informações sobre vistas ortogonais e vistas em perspectivas. Fui parar na Wiki do Autodesk inventor da qual usei as definições foram utilizadas para este post.

Vistas Ortogonais

No modo Câmera ortogonal, o modelo é exibido de tal forma que todos os seus pontos são projetados ao longo de linhas paralelas às suas posições na tela. Todas as arestas paralelas do mesmo comprimento são exibidas como o mesmo comprimento, mesmo quando são orientados de maneira que uma aresta fique localizada mais perto que a outra. No modo Câmera ortogonal, um modelo 3D aparece plano e ao contrário de objetos observados no mundo real.

Quem conhece o Protec ou já teve aula de desenho técnico sabe que a vista isométrica é derivada do desenvolvimento das vistas principais (frontal, superior, direita).

Como dito acima, a vista ortogonal é utilizada em representação técnica do produto mas não artística como renderizações. Inclusive, caso a renderização seja iniciada com o modo de representação ortogonal, o software recomenda a troca do modo de visualização para perspectiva.

image

Vistas em Perspectivas

Mais algumas coisas retiradas do site que achei

No modo Câmera em perspectiva, os modelos de peça ou montagem são exibidos em perspectivas tridimensionais, um efeito visual em que as linhas paralelas convergem em um mesmo ponto de fuga. Este efeito é a maneira como os objetos reais são percebidos pelo olho humano ou por uma câmera.

A visualização em perspectiva é utilizada para dar uma noção aos usuários de como o produto ficará em um ambiente real. Uma mesma peça é representada dimensionalmente conforme a sua posição na vista.

Esse é o método utilizado para renderização.

image

Senhores,

Isso é uma ideia do que estou lendo para começar a estudar mais sobre renderização e animação.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. No solidworks é possivel criar uma vista octagonal exata?

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão