/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Base do Motion Manager – Integração com projeto

Base do Motion Manager – Integração com projeto

Postado por Guilherme Kastner Dia 15 de junho de 2011

Senhores,

O que eu adoro falar dos suplementos do SolidWorks como o Motion Manager, PhotoView, Simulation e PDM é que a vantagem deles é usar a base do SolidWorks. Parece bobagem, né? Mas não é. Usar todos os recursos do SolidWorks para uma simulação de movimento fará toda a diferença para o usuário.

Conceito

Nem sempre as montagens são montadas considerando uma simulação de movimentos. As vezes o bafo do chefe no cangote pesam para que a montagem seja criada da forma visual, onde o produto fica bem representado bem estaticamente mas não em uma simulação dinâmica onde desejamos demonstrar aos nossos clientes por arrastar e soltar o funcionamento dos conjuntos.

Em muitos casos, existem pessoas que trabalham com terceirização de serviços de animação, renderização e simulação. Estas pessoas não desejam modificar o modelo CAD do SolidWorks de seus clientes. Principalmente quem desejar modificar algo para uma animação.

Vou listar algumas coisas que são diferentes para quem anima modelos com o SolidWorks.

  • Mates mecânicos se tornam mais importantes para simular o funcionamento de seus componentes de forma real.
  • Coincidências dão lugar a posicionamentos de distância e ângulos com dimensões igualadas a zero.
  • Todo e qualquer posicionamento leva em conta o funcionamento da montagem

Conheço pessoas que já trabalham com estes itens listados acima mas são pouquíssimos.

Árvore de montagem

A árvore de montagem, também conhecido como Feature Manager deve ser entendido para que as movimentações sejam geradas de forma eficiente.

A primeira coisa é avaliar a árvore como um todo e ver o que contamos na montagem.

image

imageIndo parte a parte, pode-se observar que as peças estão todas inseridas na montagem e, junto a elas e dentro delas, os seus respectivos posicionamentos são listados para que o usuário não gaste muito tempo na pesquisa de como os componentes estão interagindo entre si.

Em segundo lugar vem o trabalho com os posicionamentos. Todos eles vem inseridos em uma pasta abaixo dos componentes de montagem.

imageÉ bem interessante observar que a SolidWorks modificou os ícones para que facilmente o usuário visualizasse o posicionamento criado e soubesse qual era o tipo utilizado como concentrismo, paralelismo ou coincidências.

imageAo final da árvore contamos com os recursos de montagem. Poderemos ter a exibição de cortes, espelhamentos, padrões lineares, etc. O Motion Manager tem suporte a, inclusive, interagir com este tipo de recurso. O mais interessante é que esse tipo de interação não consta em apostilas da desenvolvedora do Software mas com procuras na internet e neste blog onde vocês estão, será possível encontrar mais informações úteis.

Início de uma animação

Para quem está iniciando neste mundo de animação recomendo fazer um teste como o que demonstrarei nas próximas etapas. Ele é bom apenas para conhecermos o procedimento de como montar o modelo de animação

imageA primeira coisa é criar um estudo de animação com a barra de status ativa e todos os posicionamentos da montagem gerados. Para isso, basta clicar com o botão direito sobre o “Estudo de movimento 1” que geralmente existe em todas as montagens e selecionar a opção “Criar novo estudo de movimento”.

Com isso, abre-se uma nova aba na barra de Status do SolidWorks com o estudo de movimento gerado.

image

Observar que o SolidWorks gera duas árvores de recursos, uma no Feature manager do SolidWorks e outra junto ao Motion Manager. Observar na imagem a duplicação dos posicionamentos. Podem clicar na imagem para amplicar a visualização do que está demonstrado.

image

imagePode-se apagar todos os posicionamentos na visualização do Motion Manager (painel inferior). Com isso, todos os posicionamentos da montagem permanecerão intactos. Ao terminar esta operação de excluir todos os posicionamentos, todas as peças poderão ser arrastadas por toda a tela do motion manager. Lembre-se que para excluir as peças será necessário selecionar os posicionamentos de movimentação, clicar com o botão direito e selecionar a opção “Excluir do estudo de movimento”.

Observar a imagem abaixo com todos os componentes arrastados e posicionados ao longo da tela

image

imageAo clicar na Aba de modelo, pode-se averiguar que todos os posicionamentos criados para a montagem permanecem intactos e a montagem permanece no seu mesmo lugar, sem nenhum componente afetado.

Caso criarmos um novo posicionamento na montagem, o mesmo será inserido no ambiente do Motion Manager, portanto, ele deverá ser excluído manualmente caso necessário.

Para que a movimentação seja executada, todos os posicionamentos são recriados na aba de animação

image

imageOs posicionamentos criados na aba de animação possuem uma indicação dizendo que são “locais” da animação, conforme pode ser averiguado na imagem ao lado. Eles também não serão visualizados no feature manager do SolidWorks, apenas na árvore específica da simulação.

Vídeo demonstrativo

Abaixo segue um vídeo prático com a demonstração da recriação dos posicionamentos para animação no Motion Manager.

Conclusões

Esse será o assunto das quartas-feiras, acho que seria bom começar assim. Muita gente ganha dinheiro terceirizando serviços de animação. Acredito que isso se tornará uma constante com o advento de ferramentas de colaboração na internet como o SolidWorks N!Fuze que já foi divulgado aqui no blog.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Concordo plenamente com sua conclusão,Sempre digo aos meus alunos que se eles conhecerem o os suplementos do solidworks, pode fazer uma diferença enorme quando se fala em oportunidades de emprego.

    Como já havia falado, esta forma que você irá administrar seu blog trará muitas diferenças em relação a outros blogs, inclusive ao meu.

    Meus parabéns e continue assim!

    Cara,

    Não...

    Eu comentava que o Simulation é bom pq usa a base do SolidWorks

    Motion Manager é bom pela mesma razão.

    E o PhotoView tb

    Mas ok...

    Eu também acho importante conhecer os Suplementos do SW

    Estou bem curioso sobre estes post de quarta.
    ja domino bem o solidworks agora vou começar a aprender seu suplementos.
    Vlw....

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão