/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Stock Car – SolidWorks na categoria

Stock Car – SolidWorks na categoria

Postado por Guilherme Kastner Dia 21 de março de 2011

imageSenhores,

Eis que ontem fui privilegiado com a oportunidade de visitar a etapa da Stock Car na abertura da temporada 2011 no autódromo internacional de Curitiba. A Stock Car é a mais importante categoria do automobilismo nacional e é extremamente competitiva.

Início

O que caracteriza a Stock Car é que todos os pilotos utilizam o mesmo carro que é fornecido por um desenvolvedor único, a JL Racing. Não existe motor diferente, disputas de fabricantes de pneus, tipos de freios. Todos utilizam o mesmo equipamento e o que os diferenciam é a capacidade da equipe em ajustar o carro.

O Samuel Queiroz da Vicar Brasil, me recebeu a pedido do Mario Belesi da SolidWorks para conversarmos sobre os carros, o fornecimento e a organização das equipes. Ele, atenciosamente, me ajudou com todas as informações necessárias para aquietar os meus questionamentos.

As montadoras na Stock Car

As equipes representam duas montadoras, a Peugeot e a Chevrolet… Mas o que diferencia elas é a identidade visual apenas com as lanternas e a gravata de identificação da marca.

Segue uma imagem da bolha do Peugeot 408, o carro representado pela montadora no ano 2011. Até 2007 a montadora era representada pelo 307 sedan.

image

Para a Chevrolet, ao longo da história da stock car brasil, observamos muitos carros sendo utilizados como padrão. Entre eles o Opala, Ômega, Astra e Vectra. Atualmente a bolha que é utilizada representa  o novo Vectra.

JL Racing

Para bem da verdade, a bolha (visual do veículo) não é nada importante. Se trata apenas da divulgação das marcas das montadoras. Quem realmente desenvolve o carro da Stock Car é a JL Racing, empresa de Cotia, São Paulo.

Com ela é desenvolvido todo o Chassi, motores, câmbio e a aplicação de componentes utilizados como rodas, freios (Fremax). Algumas coisas são contratuais com a organização do evento como o fornecimento de combustível e pneus.

A JL é usuária de SolidWorks, isso é uma coisa que realmente chama a atenção da desenvolvedora do CAD e das revendas espalhadas pelo Brasil. Sempre quando estamos em uma negociação de CAD entra em questão alguns pontos como

  • Facilidade de uso da ferramenta
  • Capacidade de criação de formas complexas
  • Mão de obra capacitada no mercado
  • Penetração do produto CAD no mercado

Sobre a Stock

A Stock é uma categoria muito bacana de se assistir. Existem provas em que muitos carros andam voltas no mesmo segundo. O Conhecimento de ajuste dos mecânicos e a qualidade dos mecânicos é o que realmente importa. Os carros são extremamente iguais e chamam a atenção mundo a fora por sua velocidade e competitividade. No Esporte espetacular no final do ano passado foi divulgado um vídeo onde Cacá Bueno ultrapassava a marca de 345 km/h com o seu monoposto.

Abaixo segue um vídeo com a matéria

A muito tempo eu coloquei um vídeo no You tube sobre o desenvolvimento do carro. Vale a pena conferir pois é uma matéria do Esporte espetacular. Segue ele aqui abaixo

A SKA e o SolidWorks

No site da SKA pode ser averiguado o Caso de sucesso onde é comprovada com imagens a utilização do SolidWorks.

Cliquem no link abaixo para conferir todo o case de sucesso recheado de imagens para que até os mais céticos tenham a certeza de que o CAD 3D mais popular e querido do mercado está nos bastidores da mais popular categoria do automobilismo brasileiro.

http://www.ska.com.br/produtos/caso_de_sucesso/5/edgecam/19

image

image

image

Acho que as imagens que exibi acima valem mais que mil palavras ou tweets.

Agradecimentos

imageTenho de agradecer ao pessoal da SolidWorks Brasil na pessoa do Mário Belesi, ao Samuel Queiroz da Vicar Brasil, Gabriel Fleig da SKA e a minha namorada que foi no autódromo internacional de Curitiba no sábado na conversa com os organizadores e domingo para a corrida.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Me questionaram quanto a bolha do carro da Stock.

    Ela não beneficia aos pilotos. A JL Racing faz testes para equiparar na aerodinâmica os dois tipos de bolhas aplicadas atualmente na Stock Car Brasil.

    Portanto escolher Peugeot ou Chevrolet é um acordo comercial e não técnico.

    Mas sobre o projeto dos carros! Isso é realizado no Brasil? É feito por alguma empresa em especial ou pela própria JL Racing?

    A própria JL racing. Veja no vídeo do Esporte Espetacular

    Abraços

    Oi Kastner

    Parabéns pelos ultimos tutoriais, isso esta virando uma verdadeira enciclopédia... muito bom.

    Uma grande dúvida:

    Em alguns tutoriais sobre o photoview360 as cores, texturas e materiais são editados diretamente na tela do photoview, mas a versão que estou usando do Solidworks 2011 não abre essa possibilidade, as unicas coisas que consigo é alterar a gama e definir como salvar o arquivo.
    É preciso adquirir alguma licença especial, é uma versão diferente ou estou apanhando das configurações do programa.
    Voce podia incluir no site um tutorial completo de um projeto complexo como esse da stock, ou qualquer outro projeto de forma que pudessemos acompanhar passo a passo todas as etapas desde o inicio da criação até o uso dos recursos mais avançados do Solidorks.
    Estou com dificuldades de configurar a placa de video do meu note Acer para explorar todos os recursos do realview.

    grato

    Kasasco

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão