/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Configurações do SolidWorks – Parte 5 – Listas

Configurações do SolidWorks – Parte 5 – Listas

Postado por Guilherme Kastner Dia 23 de março de 2011

Senhores,

Estamos chegando nos posts finais da série de configuração do SolidWorks. É muito importante ressaltar que as listas de materiais são uma parte muito importante de um CAD 3D como o SolidWorks.

Definição mental da lista

A primeira parte que é importantíssima é a definição das propriedades personalizadas conforme definido no primeiro post da série.

http://www.kastner.com.br/2011/03/configuracoes-do-solidworks-parte-1.html

Quando criarmos as propriedades, deveremos pensar quais são os campos que serão necessários para uma lista de materiais. Neste exemplo, eu imaginei uma lista com as informações abaixo

  • Item
  • Quantidade
  • Denominação
  • Material
  • Dimensões
  • Peso

O problema é fazer esses campos todos se encaixarem no espaço no espaço acima da legenda.

Utilização de uma montagem

A primeira coisa a ser feita é utilizar um arquivo de montagem como exemplo. Ele é quem ensinará a lista de materiais como ela funcionará. Uma vez que os campos de propriedades já estão preenchidos para as peças e a montagem, basta continuar o processo inserindo o conjunto em um arquivo de desenho.

Inserção de Lista de materiais

Com a montagem de exemplo definida, basta inserir a lista de materiais em um novo arquivo de desenho. Não existe muito esquema, após inserir a lista basta realizar os seguinte procedimentos

  • Definir a fonte que será utilizada
  • Inserir mais colunas necessárias
  • Ajustar o texto dos cabeçalhos
  • Ajustar a largura das colunas
  • Posicionar os campos nos locais corretos

Com isso, o grosso da listas de materiais é ajustado.

Refinando a lista de materiais

Para dar uma cara interessante à lista de materiais é necessária a formatação dos campos de uma forma mais precisa. Com isso, para quem receber um desenho impresso de SolidWorks não existirá diferenças entre o traçado da legenda e a lista de materiais.

Quem não é usuário de SolidWorks não necessita saber quais são as features do programa, apenas necessita ver o resultado acabado no projeto. No vídeo abaixo serão executados os seguintes procedimentos.

  • Posicionamento correto do cabeçalho para ajustar conforme normas de desenhos
  • Definição de espessuras de linhas
  • Confirmação do posicionamento do ponto de âncora
  • Salvar a lista de materiais como templates na pasta padronizada
  • Excluir do arquivo de desenho a lista de materiais utilizada
  • Inserir novamente a lista para ver se ela está funcionando

Com isso, a lista de materiais está pronta.

Considerações finais

Para quem não consegue inserir uma lista de materiais de forma perfeita no SolidWorks, pode ser que uma opção no template de desenho esteja marcada. Com isso, o SolidWorks insere as fontes configuradas no template de desenho e não do template de lista de materiais, que seria o mais adequado.

Confiram as opções com o arquivo de desenho aberto em

Ferramentas –> opções—> Propriedades do documento—> Tabelas

image

A opção usar as configurações do template deverá estar marcada para que a tabela utilize as opções do template de listas de materiais e não mais no template de documento.

Conclusão

Quem continuar vivo, ainda vai ver mais coisas, acreditem. O principal para usar o SolidWorks foi solto na internet. Devo voltar a escrever sobre o assunto nos próximos dias.

Lembro que existem opções para capturar dimensões de peças e levá-las para listas de materiais conforme eu já expliquei em posts anteriores do blog. Vale a pena procurar.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Excelente Sr. Kastner! Acompanhando.

    Abs.

    Guilherme!
    Você configurou as Propriedades Personalizdas de Peças e Montagens. Entendi e fiz os exemplos,configurei folha e legenda,mudei o endereço de procura do SW para aquela pasta "Formatos", e está funcionando corretamente. Mas quando abro uma folha de desenho e clico na ferramenta "Propriedades Personalizadas aparece uma Mensagem do lado direito da tela: "Não foi encontrada uma página personalizada para arquivo de Desenho, clique em "criar agora"....etc.
    A dúvida é: Preciso criar Propriedades Personalizadas TAMBEM para Desenhos?, ahí me perdi...As `ropriedade de peças e/ou Montagens não bastam para passar para o Desenho na folha já formatada?
    Agradeço a sua paciencia!

    Eu não vejo necessidade de propriedades personalizadas para detalhamento. Esse é o meu ponto de vista... Não necessariamente de outros usuários de SolidWorks.

    O Detalhamento, na minha opinião, não possui informações próprias... Ele é o reflexo do modelo tridimensional apenas.

    Eu vi necessidade de preenchimento de informações no arquivo de desenho apenas na integração do arquivo de desenho com as tabelas de revisão do Workgroup PDM. Bem, é a minha opinião...

    Não é a da SolidWorks ou da SKA.

    Abraços e bom final de semana.

    blog diz:

    Parabéns guilherme excelente blog com informações muito precisas e consistentes, gostaria de saber se poderia me dizer como eu vinculo numero de um item da "BOM" a um arquivo de propriedade da peça, ou do detalhamento. em suma, queria fazer o seguinte: nas propriedas customizadas do detalhamento criar um textbox com o prefixo de nº de desenho por ex.: CF-CDC- onde apos o ultimo hifem entraria o numero do item na BOM, no formato da folha eu inseriria uma caixa com os valores: $PRP"PREFIXO" ou $PRPsheet"PREFIXO" em seguida na mesma caixa $PRPSHEET"NUMERO NA BOM". Aí meu nº de desenho na folha ficaria CF-CDC-XX. Isso tudo para não ter que inserir manualmente en todas as peça o seu nº na bom. Agradeço pela atenção.

    não conheço meios de se fazer por essa forma.

    Até porque a peça 1 de uma montagem será a peça 2, 3, ou 4 de outra...

    Imagine o rolo.

    :)

    Estou vivo ainda Kastner, realmente muito ótima as suas explicações.

    Acima vc disse:
    Lembro que existem opções para capturar dimensões de peças e levá-las para listas de materiais conforme eu já expliquei em posts anteriores do blog

    Esta dica esta aqui no seu blog ?

    vou procurar, agora se vc passar o link seria uma blz, vale a pena atualizar este posto com o link, eita Kastner vc esta deixando o povo mal acostumado, hehehehehhehe

    Falow até +++++++

    Ta indo longe mesmo!!!

    he he

    Uma dica...

    é um post sobre chapas metálicas para capturar dimensões planificadas

    Então Kastner, Eu dei uma pesquisada e assisti uma video com a referencia dada por ti e acho que esta neste link:

    http://www.kastner.com.br/2009/10/planificacao-de-corpos-chapas-metalicas.html

    E ao assistir a video percebi que você fez no Gerador de propriedades personalizadas, a personalçização de campos para o tipo SOLDAGEM, Eu cheguei a fazer tambem mas em que situação é habilitada, pois mesmo Eu utilizando a aba Soldagem em minhas modelagens a minha Propriedade Personalizada não é habilitada.

    Como utilizo a Propriedade Personalizada que fiz para Soldagem em uma peça que é uma estrutura metalica, e nesta estrutura metalica tenho cantoneiras, perfis 'U' e etc...

    Estou querendo colocar a Descrição de cada item, como devo fazer ???

    no aguardo

    assim, a aba de soldagem nunca funcionou tão legal.

    Estás utilizando chapas com múltiplos corpos mesmo?

    Poderemos pensar pois o meu vídeo é antigo

    Viu Kastner NÃO estou no meu caso descrito acima com chapas com multiplos corpo e sim com uma peça com multiplos PERFIS de cantoneiras, chatos etc, pois estou usando a aba SOLDAGENS -> Componente Estrutural.

    Resumo: É que quando vi em uma das imagens do Post planificação de corpos chapas metalicas a Propriedade Personalizada com o tipo Soldagem, Eu pensei que poderia usar no meu caso para facilitar a introdução de texto manualmente da Denominação para lista de materais

    Você entendeu ?

    É isto então :)

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão