/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Configurações do Solidworks – Parte 4 – Formatos 3

Configurações do Solidworks – Parte 4 – Formatos 3

Postado por Guilherme Kastner Dia 18 de março de 2011

Senhores,

Eu já falei um bocado dos formatos de páginas para SolidWorks. Agora estou encerrando essa parte da série com o post de hoje. O SolidWorks foi estruturado de uma forma que o Formato de página está integrado com a legenda e, por isso, não conseguimos reaproveitá-lo facilmente para criar os outros tamanhos de folha. Não antes desse post de hoje, né?

Lembrando

O método de desenho da legenda é o que nos proporciona a executar esse procedimento que será narrado nesse post de forma muito simples. Para que ele funcione, vocês deverão criar a legenda conforme o método narrado no primeiro post de criação de formatos.

Lembre-se do que foi narrado acessando o post anterior

http://www.kastner.com.br/2011/03/configuracoes-do-solidworks-parte-1.html

Agora o que é necessário é criar um novo arquivo de desenho para desenhar as margens onde será necessário inserir a legenda

O desenho acima é o mesmo do processo de criação do A3. Nada de especial. O mais engraçado é que o processo de desenho é rápido mesmo e não demanda muita frescura.

Legenda

Para buscar a legenda será necessário criar um novo arquivo de desenho, selecionar o formato A3 e editar o formato. Editando o formato, selecionar as entidades que formam a legenda e transformar em bloco. Com isso, basta copiar as entidades (ctrl+c) e colar (ctrl+v) no arquivo de desenho em que estamos editando o novo formato de páginas.

Após colar o bloco, as entidades deverão ser posicionadas com uma relação de esboços e explodidas.

O mais engraçado é ver que tudo deverá ser reconfigurado

  • Inserção da imagem
  • Bloco de título
  • Pontos de ancoragem
    • Listas de Materiais
    • Tabelas de revisão

Aproveitando os formatos

Com os formatos já definidos, basta aproveitar a possibilidade de começar o desenho e definir a folha que será utilizada. Posteriormente, basta selecionar o novo tamanho a ser adotado. Tudo está abordado nos vídeos abaixo

Conclusões

Basta continuar a série que vamos abordar mais itens para deixar o SolidWorks mais poderoso ainda. Acreditem.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Excelente Sr. Kastner, valeu!! Com certeza sobreviverei e verei até o final, rsrsrsrs!!

    Abs.

    Somos 2, pois estou seguindo também.

    Cara não desista, pois aí ficarei muito frustrado, porque quero ver como será o final.

    Muito bom o seu blog! realmente a melhor fonte de informações sobre o solid que eu encontrei até agora...

    Mas a minha principal dúvida eu não consegui encontrar nem aqui!
    Como posso posicionar (centralizar) as vistas do meu desenho seguindo medidas exatas como por exemplo as de normas de desenho técnico?
    Ex.: 14mm de espaçamento entre as vistas, espaçamento igual (centralização) em função da margem do template que define a área útil (de impressão). Coisas desse tipo...
    Estou com um professor esse período que é bem cri-cri com essas normas e estou arrancando os cabelos pra descobrir como posicionar as vistas de maneira precisa e não na base do olhômetro.

    E pelo jeito isso é uma coisa que, se existe, poucos conhecem como fazer... e se vc souber por favor compartilhe conosco esse conhecimento!

    oi @Fjellgren

    Que bom que gostou do material

    Mas quanto ao posicionamento de vistas, conheço um material para o DriveWorks mas não para o SolidWorks. Deve existir um meio por macros mas eu não domino essa praia.

    Sds,
    Kastner

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão