/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: SolidWorks N!Fuze – Mais uma nuvem passando – #SWW11

SolidWorks N!Fuze – Mais uma nuvem passando – #SWW11

Postado por Guilherme Kastner Dia 3 de fevereiro de 2011

Senhores,

Eis que mais uma nuvem passou pelos céus de San Antonio que realmente era muito bonito e de pouca nebulozidade. Estamos falando do SolidWorks N!Fuze. Ele é um sistema de gerenciamento de arquivos baseado em nuvem acessível para todos os usuários de SolidWorks. Deixem eu explicar.

Primeiro, lembrem-se do post que eu fiz ano passado sobre o SolidWorks PLM

http://www.kastner.com.br/2010/02/plm-na-nuvem-novidade-solidworks-world.html

As razões para utilizá-lo

Esse aplicativo visa atender a algumas expectativas da SolidWorks. Richard Allen, gerente de soluções de gerenciamento de documentos da SolidWorks Corp comentou na entrevista coletiva após a terceira General Session que 70% dos usuários de CAD não possuem uma solução PDM, 40% das empresas que usam SolidWorks possuem 3 usuários de CAD ou menos.

Com foco nesses dois casos, a SolidWorks quer atuar e fornecer o N!Fuze. Ele será um PDM baseado em nuvem e mistura algumas coisas bem interessantes como

  • Rede Social
  • Acesso Web aos documentos de projeto
  • Armazenamento de arquivos

Ele é um PDM mas quem administra ele não é a empresa usuária e sim a SolidWorks. Administrar um software de gerenciamento de arquivos envolve

  • Comprar um servidor robusto
  • Realizar rotinas de manutenção do servidor
  • Garantir o funcionamento dele o maior tempo possível
  • Licença de Windows Server

Quem entrar no site da Dassault Systemes poderá conferir que o SolidWorks tem por objetivo ser um software 3D para todos. Existem empresas de projeto que o encarregado de TI é o usuário CAD mais experiente. Para eles, o N!Fuze cai certinho como uma luva.

Na prática, um PDM serve para todos os usuários de CAD e quem acompanha aqui no blog pode conferir um Post que o Samir fez aqui para que vocês leitores entenderem a importância de gerenciamento de projetos.

http://www.kastner.com.br/2009/08/pdm-solucao-definitiva-para-controle-de.html

Funcionamento

Ele é um suplemento que fica disponível no SolidWorks Task Pane (Painel de tarefas) e pode ser acessado a qualquer momento pelos usuários.

n!Fuze: Oil Pump with Comment

O mais interessante é observar a parte de gerenciamento de estrutura de projetos. O software gera controle de revisões, controla referências entre arquivos associados, gerencia a estrutura das montagens. Uma imagem interessante de ser observada é a abaixo.

n!Fuze: Where used - tree view

Com os arquivos dispostos, fica fácil de se estudar quem é o arquivo pai e quem é o arquivo filho… Isso é importantíssimo de se analisar no momento em que um produto sofre alterações.

Ele é um PDM mesmo!!!

Para quem se destina

Ele se destina a todos os usuários CAD que não possuem uma estrutura de informática muito bem formada ou necessitam de um gerenciamento de arquivos que envolvam múltiplos sites de pequenas equipes.

Por exemplo, eu desenvolvo um telefone em que a estrutura do desenvolvimento ocorra da seguinte forma

  • Eu desenvolvo a carcaça externa
  • Outra pessoa é responsável pelo eletônico
  • Contrato um terceiro que desenvolverá os moldes para a injeção de plástico do produto para mim.

Entendam que a pessoa que desenvolverá o molde não precisa acesso ao projeto eletrônico e a pessoa que desenvolve a eletrônica não precisa de acesso nas pastas de ferramentas de moldes pois são etapas distintas no projeto. Esse procedimento é simples de ser gerenciado pelo SolidWorks N!Fuze, basta ter os usuários cadastrados junto a Solidworks e dizer qual possuirá acesso a qual parte nos arquivos do projeto.

Esse tipo de acesso elimina uma série de problemas em comunicação pois os arquivos circularão de forma simples pela Internet e não mais por FTP’s, Pen Drives ou e-mails. Além de distribuir facilmente os arquivos por um cofre de dados disponível na nuvem, todos os arquivos que meus colaboradores de projeto acessarem facilmente estarão disponíveis a mim também.

Estava conversando hoje a tarde com o Marcelo Hendler, gerente técnico de território da SolidWorks, e chegamos a conclusão que muitas pequenas empresas de projetos de ferramenta de moldes poderão ser beneficiadas deste tipo de ferramenta para receber e enviar arquivos para os seus clientes.

Acessibilidade

Especula-se em várias formas de acessar o conteúdo pois estará tudo em nuvem. Existirá a interface por navegador de internet como o Internet Explorer onde os diretórios estarão disponíveis para navegação assim não será obrigatória a utilização do SolidWorks para visualização e controles de arquivos.

n!Fuze: Web client with oil pump

Muito se falou em comunicação e colaboração de dados no #SWW11, o mais importante é ver o quanto a corporação Solidworks está investindo nisso. Uma ferramenta bem interessante de ser utilizada com o N!Fuze será a interface que ele possuirá para o iPad da Apple.

image

Com o iPad o projeto poderá ser aberto em qualquer local com as seguintes possibilidades

  • Visualização dos arquivos nos diretórios
  • Pesquisas de projetos
  • Manipulação das propriedades
  • Visualização 3D

São pequenas funcionalidades em acessibilidade que farão a completa diferença para os usuários.

Comercialização

Eu não parei para conversar a fundo com pessoas da SolidWorks sobre modelo de comercialização do serviço mas ouvi os seguintes pontos:

  • SolidWorks N!Fuse Será disponibilizado como um serviço a ser contratado por um determinado tempo e não um produto. Como uma assinatura de TV a cabo.
  • A aquisição do serviço será junto a uma revenda SolidWorks
  • Ouvi falar que a assinatura seria trimestral por um pequeno valor se comparado a necessidade de manutenção de servidores WEB  e de um encarregado de TI especializado.
  • O início das vendas dele deve ocorrer no começo deste ano.

Me coloco a disposição para demais esclarecimentos.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Samir diz:

    Finalmente, a tal da nuvem que tanto se fala vai se tornar algo palpável e acessível para o mundo SolidWorks.

    Agora vamos ver se a idéia pega...

    Acredito que será mais uma ferramenta que será bem vida, se funcionar como eles estão falando será ótimo.

    Parabéns.

    Gostei da ferramenta.
    Quando estará disponível?

    ainda este ano...

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão