/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Bionic Builders – #SWW11–General Session

Bionic Builders – #SWW11–General Session

Postado por Guilherme Kastner Dia 8 de fevereiro de 2011

Senhores,

Na segunda General Session do #SWW11 fomos previlegiados com convidados muito especiais. Parte deles eram do programa Bionic Builders do Discovery Chanel. Se meu pai lê isso ele acaba indo a loucura pois eu digo que tudo envolve SW mas ele não acredita mesmo.

Bem, o que é o programa Bionic Builders?

No programa eles desenvolvem proteses para pessoas amputadas na perna ou nos braços. Isso deixaria essas pessoas naturalmente limitadas… Mas os amputados não querem se sentir assim, eles querem ser mais do que isso.

Olhem um pouco do que é o programa no vídeo abaixo

Olhem um pouco das imagens do pessoal nas seções gerais do evento

119

Foi muito engraçado entender as razões pelas quais a galera deste programa estava no SolidWorks World.

125

Muitas próteses foram desenvolvidas e apresentadas ao grande público. Vamos a algumas delas

Prótese de nado

Foram apresentadas duas versões. Uma com um pé de pato retrátil e outra com uma propulsão que simula um míssel.

143

140

137

A prótese mais simples, não é tão simples assim. é uma prótese que pode ser encaixada ou desencaixada e o pé pode dar lugar a um pé de pato. Observar aqui abaixo o desenvolvimento da região de encaixe com o SolidWorks

132

Também pode ser observada a outra prótese de nado.

131

No canal do You Tube da SolidWorks, pode ser visto o Casey tirando e colocando as próteses. Eu roubei de lá algumas fotos e coloquei aqui para os senhores.

Prótese de escalada

Para prática de escalada indoor, também foi criada uma prótese mas ela não era realmente um pé. Ela tinha um formato especial para que o montanhista tivesse uma facilidade maior de escalar, ela não lembrava o formato de um pé mas fornece uma aderência maior ainda para os usuários.

Existiram linhas de pesquisa para a prótese que envolviam

  • Aderência do material a parede de escalada
  • Resistência
  • Formato da prótese

Quem olhar as imagens abaixo vai observar que o formato da prótese foi mudando para atender aos requisitos. Eu não sei se coloquei as fotos dos projetos iniciais na ordem cronológica correta. Tirei as fotos no meu ipod sem iluminação e algumas fotos ficaram sem uma perfeita nitidez.

146

148

150

152

151

Prótese para esportes mais radicais

Uma das últimas próteses que foi mostrada foi uma desenvolvida a base de cilindros em que saltos mais radicais são possíveis.

154

155

Conclusões

Esses apresentadores mostraram que uma prótese pode trazer mais habilidade a uma pessoa sem um membro que uma pessoa normal. O SolidWorks esteve em todo o processo deles ajudando a desenvolver os projetos, mundanças, estudos estáticos e de fluídos.

Foi muito engraçado pra mim ver eles pois me lembrei do desenho “Os 6 biônicos” onde a família quase tinha morrido e foi salva por implantes biônicos que lhes deram poderes especiais. Acontece que isso não mais é um desenho animado mas realidade. Como o Casey Pieretti disse “Não quero ser capaz, quero ser super capaz”.

O que deixava a todos boqueabertos era a facilidade de inventar soluções e o brilho nos olhos do Casey. Ele é um amputado que criou uma empresa para atender pessoas que necessitam de próteses especiais em conjunto com o seu inventor pessoal, o Bill Spracher. Ele parece não ter limites e deseja buscar novas soluções para atender os seus clientes.

Bem, esse programa aparentemente ainda não foi lançado no Discovery Chanel Brasil mas é uma febre nos EUA.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Os caras são criativos. Aqui tenho um aluno que é cadeirante a quase 20 anos, ele usa o solidworks para mudanças em carros para outros deficientes físicos. Ele modifica automóveis ou motos para uso com deficientes. inclusive ele tem uma Chevrolet S10, um honda Civic e uma honda Biz ( triciclo) modificada por ele e o filho de 10 anos que deslumbra no Solid.

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão