/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Isométricos de Tubulação no SolidWorks

Isométricos de Tubulação no SolidWorks

Postado por Guilherme Kastner Dia 12 de janeiro de 2011

Senhores,

Para quem trabalha com plantas industriais, skids e outros equipamentos que demandam tubulação criada com SolidWorks Routing, pode ser necessária a criação de esquemas isométricos de tubulação. O SolidWorks não gera isso sozinho, infelizmente mas estou aqui para demonstrar uma ferramenta que é a solução para esse tipo de situação.

Desejo lhes apresentar o iso.Works, desenvolvido pela Unitec, empresa alemã que possui parceiria de desenvolvimento de suplementos com a SolidWorks. Como eu mencionei em posts anteriores, a SolidWorks não tem como abraçar todas as áreas de desenvolvimento de produtos, assim como a Siemens e a Autodesk. Para isso existem os parceiros.

image_thumbAceitando que estamos lidando com um parceiro, o iso.Works está totalmente integrado com o SolidWorks. Observar que ele encontra-se disponível em um menu do Solidworks após a sua instalação, licenciamento e ativação.

O iso.Works trabalha totalmente integrado com o SolidWorks Routing ou um outro partner semelhante para tubulação, o Smap 3d Piping.

Basicamente, vamos pensar em uma situação, como gerar o isométrico da tubulação abaixo?

image_thumb3

Para gerar tal tipo de documento, basta iniciar o IsoWorks, definir um local de armazenamento dos arquivos, tipo de arquivo de saída (DWG ou Drawing) e os padrões de isométricos utilizados.

image_thumb5

O mais engraçado é verificar posteriormente os resultados do documento gerado.

image_thumb7

O Isométrico de tubulação não é uma representação real da tubulação que está sendo detalhada mas uma representação esquemática que indica alguns itens como:

  • Quantidades de equipamentos
  • Flanges
  • Conexões
  • Comprimentos dos tubos

A representação esquemática não tem compromisso em parecer real pois uma linha de 10 metros de comprimento pode ser representada com o mesmo comprimento de uma linha de 100 metros. Sem o iso.Works, os usuários ficariam dependentes de um desenho manual gerado por uma ferramenta de desenho 2d.

Com o SolidWorks e o iso.Works, poderemos configurar a representação de diversos itens

  • Template de folha
  • Listas de materiais
  • Textos de representação de montagem
  • Cores do desenho
  • Layers do arquivo de saída

Lembro que para a ferramenta ser integrada corretamente com o SolidWorks, a biblioteca de Routing deverá estar preparada com as propriedades dos componentes definidas com nomes apropriados.

Senhores, resolvi escrever sobre a ferramenta pois a SKA começou a comercializar o produto em Janeiro de 2011 para todo o território nacional e realizamos o treinamento técnico em meio as minhas férias. he he he he.

Maiores informações entrem em contato com a SKA

www.ska.com.br

ska@ska.com.br

0800-510-2900

Bem, me coloco a disposição para maiores esclarecimentos.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. José diz:

    Boa, gostei, o que mais temos de novo?

    Elber diz:

    Olá amigo!

    Sou projetista mecânico e de tubulação.

    Conheço um software desenvolvido especificamente para projetos de tubulação industrial "PDMS" utilizado pela PETROBRAS. O desenvolvimento do projeto nesse software inicia-se pelo 3D e depois de definido gera-se o isométrico.

    Acredito que o ISOWORKS faça o mesmo que o PDMS.

    Porém, alguém saberia me dizer se há alguma versão gratuita dispponivel na internet para testar sua eficiencia e assim verificarmos se atende as nossas necessidades e expectativas?

    Abração a todos!

    Acredito que a SKA pode agendar uma demonstração do produto.
    Converse com eles.
    Mas não acredito que o SolidWorks em conjunto com o ISOWORKS possa substituir o PDMS ou mesmo SmartPlant 3D.
    Projetos para a Petrobrás e outros que usam este software são imensos e a SW ainda está muito atrás destes desenvolvedores.
    Mas veja que com o PDMS você consegue rapidamente desenvolver a tubulação, mas quase nada de mecânica.
    Já com o SW você consegue a mecânica muito bem e fica a desejar com a tubulação.

    Oi Mendes!!! Teremos como fazer sim algo para grandes montagens. Quanto a uma demonstração, entre em contato comigo pelo e-mail do blog que eu converso contigo sobre as funcionalidades do solidWorks para grandes montagens e tubulação.

    Acompanhe sobre o que escreverei aqui no site.

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão