/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: SolidWorks 2011–Animação

SolidWorks 2011–Animação

Postado por Guilherme Kastner Dia 4 de novembro de 2010

Senhores,

Uma coisa bem interessante de se observar no SolidWorks 2011 é a quantidade de novidades para apresentação de produtos. A corporação está investindo muito no Motion, seja ele para simulação ou animação simples.

Na versão 2010 foi criado no SolidWorks Motion Simulation a animação baseada em eventos, o que já é um mega avanço pois deixamos de trabalhar com uma linha de tempo. A programação da animação acabou por ficar bem simplificada. Devo começar uma série sobre animações nos próximos dias.

Para a versão 2011, A SolidWorks investiu na criação de motores baseados em posicionamentos criados por caminho (path mate).

image

Com isso, caminhos mais elaborados não precisarão mais de vários motores oscilantes com acionamentos em diversas etapas de tempo. Lembro-me que quando o Posicionamento de caminho foi criado na versão 2008 do SolidWorks o mesmo não era suportado no ambiente de animações. Como pode-se ver, contamos com evoluções e sistemas mais evoluidos como o mostrado abaixo pode ser elaborado com maior simplicidade.

image

Para a criação de funções como variações de altura e posicionamentos de elementos em determinadas faixas de tempo, foi aprimorado o gerador de funções numéricas com o SolidWorks. Observar a máquina abaixo que conta com um dispositivo que sobe, desce, move-se de um lado e para o outro.

image

Para os motores oscilantes que executam o movimento descrito acima, foi criada uma interface gráfica que mostra a variação da movimentação através de linhas

image

Observar que as funções descritas serão expostas nos gráficos como abaixo

image

Com isso, não é necessário simular para ver de forma simples todas as movimentações de determinado motor.

Senhores,

Devo continuar a falar de animação nos próximos dias como eu já tinha comentado com o Gustavo Sabino, um leitor que acabou se tornando meu amigo graças ao blog.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão