/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Múltiplos processadores – Parte 1

Múltiplos processadores – Parte 1

Postado por Guilherme Kastner Dia 17 de setembro de 2010

Senhores,

Nos últimos anos acabamos presenciando um advento de processadores de múltiplos núcleos ao invés do aumento da velocidade de um processador. Vamos por partes explicando como funciona um processador de computador

Definição

Processador não é um advogado maluco que sai correndo dizendo que estamos processados. Lembram-se dessa propaganda? Não achei ela aqui para postar para vocês.

Na prática o processador processa as informações do computador, o cérebro da máquina. Ele transforma tudo que possuimos no computador em números e passa a calcular em ciclos. A questão é saber quantas operações ele pode fazer por segundo.

A questão é, se um processador pode fazer 800 cálculos por segundo é um processador de 800 hertz.

Cada 1000 Hertz equivalem a 1kHertz

Cada 1000 KHertz equivalem a 1MHertz

Cada 1000 MHertz equivalem a 1GHertz

Espero que meu professor de medidas elétricas não costume ler o blog pois arrisca a ele procurar meu histórico escolar e rasgar ele depois da grande chance de erro na nomenclatura das unidades elétricas.

image Então um processador de 3.2 Ghertz faz 3.200.000.000 de operações de cálculos por segundo. A questão é que alguns suportam ciclos com mais de um dado por vez conforme a arquitetura do processador. Observar que um processador não é um componente grande apesar da complexidade das operações que ele faz.

A questão é que quanto mais alto o clock no processador mais operações por segundo a aplicação poderá executar.

Múltiplos Núcleos

Quanto mais operações por segundo um processador fizer mais será a quantidade de calor dissipada por ele. Não vou falar de forma técnica e com dados precisos mas sim apenas com um fenômeno que acompanhei nos anos de 2004 – 2005 em diante. A velocidade do clock dos processadores baixaram e começaram a surgir os processadores com vários núcleos.

Quem observar o gerenciador de tarefas do sistema operacional poderá notar a diferença entre eles.

Abaixo segue o gerenciador de tarefas com um processador apenas

image

Abaixo segue o gerenciador de tarefas de um computador com um Intel Core i7.

image

Pelo que andei pesquisando sobre o Core i7, vamos a alguns fatos sobre ele.

São quatro processadores fisicamentes existente mas estes são duplicados pela tecnologia HT da intel. Com isso, aparentemente contamos com 8 processadores. Eu infelizmente não possuo um processador desses.

Lembro que na prática são apenas 4 processadores mas a intel possui uma tecnologia que permite 1 processador assimilar mais de uma operação por ciclo. O sistema operacional do usuário tem de suportar isso e estar com isso habilitado.

Conclusões

Vou escrever mais sobre o assunto nos próximos dias. Não me perguntem ainda sobre o SolidWorks com múltiplos processadores.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão