/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Autocad e Draft Sight – Fatos e Sistemas operacionais

Autocad e Draft Sight – Fatos e Sistemas operacionais

Postado por Guilherme Kastner Dia 7 de setembro de 2010

Senhores,

O mundo do CAD está em polvorosa com a notícia do AutoCad no MAC. Sabem qual o meu parecer ao pessoal do desenvolvimento? Vou descrever a eles aqui no meu post.

Parabéns

Os meus sinceros parabéns a Autodesk, pena que estejam 10 anos atrasados… O produto no MAC deveria ser o Inventor, Revit, Maia… Autocad, na minha opinião, não é futuro.

Ok… Vou utilizar minhas fontes e embasar um pouco o que quero falar. Olhem o material que retirei do site do New York Times.

The Mac version will cost $3,995, the same as the PC version, and will be released in October. Autodesk will soon introduce a free mobile version of the software that will run on the iPad, iPhone and iPod Touch. That version has more limited capabilities, Mr. Hanspal said. But with it, an engineer, for example, could bring drawings to a job site on an iPad, rather than on a big roll of paper, and make annotations on them.

Quem dos leitores aqui do blog ainda gostaria de gastar aproximadamente U$$ 4.000 com Autocad? Nada contra. O sucesso da Autodesk com a nova plataforma é algo notável.

A notícia completa no site do New York Times

http://www.nytimes.com/2010/08/31/technology/31autodesk.html?_r=2&src=busln

Segue aqui uma imagem para que todos vejam a interface

image

Aqui segue toda a lista dos softwares que a Autodesk suporta para MAC OS e em máquinas Apple com Windows

http://usa.autodesk.com/products/mac-compatible-products

Dassault Systemes – MAC OS

A Dassault Systemes prova que não é boba mesmo e já está lançando o Draft Sight para MAC OSX também. Meus amigos blogueiros (Matt Lorono, Gabi Jack e outros) estiveram em Concord e viram as novidades da SolidWorks sobre o assunto.

A Dassault estará liberando nas próximas semanas o Draft Sight para o MAC OSX. Acreditem que será uma boa e o melhor de tudo, a versão dele será gratuita sem custo de aquisição ou renovação. Tudo conforme já funciona para a versão para Windows.

Retirei a imagem do blog do Ricky Jordan, espro que ele não se importe…

image

Segue o link para o post do Ricky onde ele escreve sobre o assunto.

Clique aqui para o site do Ricky Jordan 

Mais plataformas

Para quem é simpatizante do linux, Ricky Jordan também conseguiu boas notícias. Esse cara é muito bom…

Depois do lançamento da versão do Draft Sight para MAC OS será a vez do lançamento da versão para linux. Não existem prazos oficiais para isso mas todos acreditamos que isso ocorra antes do final do ano. Não sei quais serão as distribuições do Linux que serão suportadas. Mais perto possuiremos maiores detalhes mas o importante é ver que não estamos mais totalmente dependendtes de um único sistema operacional.

Olhem abaixo um screen shot do programa no linux.

image 

Clique aqui para o site do Ricky Jordan

Agradecimentos

A maior parte das informações eu consegui com o Josh Mings do Site Solidsmack.com e com o Rick Jordan. Ambos são pessoas muito diferentes e legais.

Pensamentos

É notável alguma evolução do Autocad mas não conheço pessoas que utilizam muitas das grandes tecnologias deles. No mercado onde estão posicionados o Solidworks e o Catia, ninguém tem necessidade de gastar uma pequena fortuna evoluindo e comprando atualizações de AutoCad seja ele para MAC, Windows ou linux.

O público alvo de Solidworks geralmente não utilizou as ferramentas tridimensionais do AutoCad.

Conclusões

O investimento em Draft Sight está muito forte, acreditem. Para que iremos gastar dinheiro com qualquer produto que trabalhe com a plataforma DWG se o Draft Sight é gratuito?

Senhores, não estou sendo somente um fanboy. Sei que o AutoCad tem muitos recursos bacanas mas não justificam permanecer com essa plataforma e portanto esse tipo de investimento é desnecessário.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Bom, creio eu que na maioria dos serviços prestados (ao menos na área de engenharia civil, na qual eu trabalho atualmente), o produto final seja mesmo o desenho 2D. E o 2D do SolidWorks, mesmo com todas as vantagens de ser linkado ao modelo, paramétrico, inteligente e ajustável, ainda peca, e muito, tanto na interface com o usuário quanto na apresentação gráfica do desenho. O projetista não consegue ter liberdade suficiente para deixar o desenho nos padrões exigidos, principalmente no que diz respeito às espessuras das linhas. A meu ver, esse sim é um item que merecia uma maior atenção da SolidWorks, e não essa preocupação em derrubar o AutoCAD com um software similar, que já é obsoleto!

    Oi Juliana,

    O SolidWorks é um Mechanical Cad. Ele pode ser adaptado para engenharia civil mas este não é o principal ponto forte dele.

    Em nenhum momento apresentamos a preocupação de derrubar o AutoCad uma vez que o Draft Sight mostra uma visão que a Dassault tem em realizar a manutenção do banco de dados de desenhos 2d de nossos clientes. A dassault em nenhum momento disso pra jogar tudo fora e começar novamente pois existem situações que o cliente possui 20 anos de desenhos na plataforma antiga e não é simples passar para a nova ferramenta de desenho.

    Existem recursos sim de migração de 2d para 3d. Tanto SolidWorks quanto inventor possuem elas... Essas ferramentas são bacanas mas nem sempre funcionam perfeitamente em todos os tipos de peças para ambos os softwares.

    Quanto a liberdade de espessuras de linhas, o que o SolidWorks possui... Assim como os seus concorrentes é perfeito para MCAD.

    Quanto a interface do Solidworks, não consigo concordar com a sua opinião.

    Sds,
    Kastner

    Kastner,

    Você comparou maçã com banana. Você ilustra esse engano quando diz "Autocad, na minha opinião, não é futuro". Veja que sua visão (e a do Gutemberg) está limitada a industria metal mecanica. Vocês esquecem dos outros campos de aplicação do AutoCAD (que a Juliana exemplifica bem) e que nem o SolidWorks nem o DraftSight são soluções. Você deve considerar o campo de aplicação dos softwares ao fazer esse tipo de comparação.

    Sds,

    Daniel

    Oi Daniel...

    Pra civil, vejo o Revit como uma ferramenta muito legal. Veja que citei ele em meu post. A Dassault também tem uma ótima ferramenta para civil, até vou colocar links aqui abaixo.

    Solução Dassault
    http://www.3ds.com/solutions/construction/overview/

    Revit - Solução Autodesk
    http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/pc/index?siteID=123112&id=3781831

    Acho que não estou comparando maçã com banana. Estou falando que Revit, inventor e outras soluções merecem mais atenção... São ferramentas atuais e com mercado pra crescerem.

    Ops...

    Pensando bem... Melhor que as soluções Autodesk acabem não crescendo não pq isso seria problema pro meu emprego...

    ha ha ha

    Mas deixo claro que não fui fanático. Não sou fanboy, sou bem pé no chão pq eu respeito tanto os funcionários das revendas de Autodesk quanto de Siemens e eles conhecem muito bem a minha opinião quanto aos produtos deles.

    Como eu posso escrever de forma vazia sobre um produto e olhar pra eles depois? Ou ainda... Como eu continuarei ganhando visitantes se eu escrever bobagens ao vento?

    Claro, a manutenção do banco de dados é sem dúvida necessária. Mas, de qualquer forma, as empresas que trabalhavam com o AutoCAD já detém alguma versão qualquer dele. E, citando as palavras do próprio Kastner, o AutoCAD não muda muito de uma versão para outra, ou seja, uma vez a licença adquirida, não é mais necessário gastar com isso, seja mantendo o AutoCAD ou mudando para o Draft Sight. Na prática não faria diferença.

    E outra que, posso até estar enganada, um banco de dados serve meramente como consulta.
    Ainda mais se a empresa não trabalha mais em 2D. Um simples visualizador de dwg já me parece suficiente.


    No fim das contas, eu acho que nada se compara à modelagem em SolidWorks, pois nele se consegue reunir todas as necessidades de um projeto: apresentação para o cliente (Photoworks/Photoview 360), análise de projeto, base 3D, produto final 2D. Tudo paramétrico, linkado, sem retrabalho. Perfeito.

    Não posso conceber a idéia de que tanto potencial seja destinado a apenas um segmento do mercado... Já passou da hora de expandirem o horizonte de possibilidades.

    Pra mim, qualquer investimento que não seja num software paramétrico, é anacronismo.

    (Eu sei que extrapolei o tema do post, mas acho que seria bom abrir uma discussão sobre isso...)

    This is a very good write up and comparison of the upcoming options. It's been noted by others that AutoCAD for MAC doesn't really make much a difference at this late stage. Much better to announce "Inventor for MAC"!

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão