/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Customizando Toolbox – Parte 3 – Massa Parte 2

Customizando Toolbox – Parte 3 – Massa Parte 2

Postado por Guilherme Kastner Dia 13 de agosto de 2010

image Senhores,

Todos os componentes do Toolbox estão com as propriedades de massa ajustadas para grama e não quilograma. Portanto, quem desejar listar o peso dos componentes deverá executar a alteração dos arquivos de toda a biblioteca. De onde que eu tirei isso? Vamos seguindo a linha de lógica.

Situação inicial

Segue o meu post onde eu explico como customizar as propriedades de massa no Toolbox

http://www.kastner.com.br/2010/08/customizando-toolbox-parte-2-massa.html

Quem fizer isso imprimirá na propriedade o valor de massa customizado conforme o arquivo de peça. E olhem o que diz a base de conhecimento da SolidWorks sobre o assunto.

Pergunta: How is it possible to set units for Toolbox parts so that mass will appear in Kg where it now appears as grams?

Resposta: Units are burned in Toolbox parts. For example the ANSI standard part has mass calculated in pounds where as ISO standard parts have mass calculated in grams. To change these units, Toolbox parts needs to be opened from “…/SolidWorks Data/ Browser” location and the units should be changed manually.

image

A resposta sobre o assunto fala claramente que a unidade de massa deve ser ajustada manualmente.

Design Checker – Verificador de Projetos

O Verificador de projetos é uma grande ferramenta do SolidWorks e quem conta com Toolbox automaticamente conta com ele em sua instalação de SolidWorks. Afinal ambos são parte do pacote SolidWorks Professional. Simples, né?

Lembro que já escrevi sobre o assunto aqui para todos vocês conforme o link abaixo

http://www.kastner.com.br/2009/09/design-checker-correcao-de-projetos.html

Lembro que na época que escrevi o post acima, Matt Lorono comentou aqui no Blog dizendo que não imaginava uma aplicação do Design Checker no mundo real.

image 

Acho que ele vai gostar de ver que com o Design Checker poderemos criar uma verificação onde o que será modificado é apenas as propriedades de massa dos arquivos de peça.

image

O Vídeo abaixo explica todo o processo de definição das unidades.

Utilização do Agendador de tarefas

Com a definição dos parâmetros do Design Checker, lembro que agora é só executar todos os arquivos. Mas como isso seria feito? Abrir o arquivo e executar a verificação manualmente? Lembro que o Toolbox pode conter centenas de megabytes em centenas de arquivos de peças.

Como a SolidWorks respeita e muito os seus clientes, está disponível a todos criar um agendamento de tarefas com o SolidWorks e definir que ele aplicará os parâmetros de unidades em todos os arquivos de uma pasta. Segue abaixo um vídeo sobre o assunto… Lamento mas também é You Tube

Apenas antes de criar a tarefa recomendo algumas operações

  • Executar uma cópia de segurança dos arquivos que serão atualizados pela tarefa agendada.
  • Cuidar para marcar a opção que corrige o padrão automaticamente.

Com isso, acredito que todos poderemos ter um momento de felicidade.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão