/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Panes no SolidWorks – Parte 1 – Redes

Panes no SolidWorks – Parte 1 – Redes

Postado por Guilherme Kastner Dia 7 de junho de 2010

image Senhores,

Muitas pessoas enfrentam problemas de estabilidade com o seu software de CAD, não importa o desenvolvedor. Todos tem, todos sempre terão e vários fatores inluenciam isso e quero criar uma série de Posts aqui no Blog para que todos possam saber como lidar com isso e como previnir as supostas panes do Software.

Em primeiro lugar deixo bem claro uma frase para todos

Nem sempre as panes são culpa do próprio SolidWorks

Acreditem, muitas coisas podem causar as problemáticas quedas e, em boa parte das vezes, não é culpa do próprio CAD. Vamos a primeira causa que pode trazer este tipo de problema, a conexão com a rede.

Em primeiro lugar, sempre deixei claro a todos que acompanham aqui no Blog que a SolidWorks não suporta redes linux. Não quer dizer que o SolidWorks não pode armazenar arquivos em servidores com este sistema operacional… Conheço gente que faz isso e lamento pois tento falar muitas e muitas vezes para que não façam isso

http://www.kastner.com.br/2010/04/apenas-windows-sem-linux.html

Conheço muitas situações em que o SolidWorks perde a conexão com o servidor durante o trabalho. E isso não é só ele. Olhem que a Autodesk também não recomenda outro tipo de administração de redes

http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/ps/dl/item?siteID=123112&id=2872551&linkID=9242018

Agora vamos a um cenario onde o problema pode ser causado por uma rede com problemas. Ao tentarmos salvar uma montagem, o computador demora no processamento das informações de forma demasiada e trava. Várias coisas poderão causar esse tipo de situação

Servidor fora do ar

Ok, servidor fora do ar é uma causa muito mais conhecida em servidores Windows do que linux… Mas isso pode ser uma causa para uma queda no Solidworks causada por uma problemática de rede

Topologia da rede

Uma engenharia necessita de fluxo constante de dados com o servidor de arquivos, quanto mais se não existir na empresa um software de gerenciamento de arquivos como um PDM. Em muitas situações a má distribuição de hardwares de rede como Hubs, roteadores ou um Switch, pode causar uma demora excessiva no salvar um arquivo e até confundir um usuário com uma pane.

Eu não sou especialista em análises de rede. Para isso a empresa com os usuários de SolidWorks deve contratar uma consultoria para avaliar o que se passa e como otimizar os recursos do Software.

Ao modificarmos uma grande montagem e seus vários componentes estaremos causando um grande fluxo de dados com o servidor com vários megabytes e muitos arquivos mesmo.

image

Imagem retirada do site do Joh Mings, o SolidSmack.com

http://www.solidsmack.com/software-hardware-reviews/nvidia-quadro-fx-1800-review-for-solidworks/

Vale sempre a pena estudar isso.

Hardware em mal funcionamento

Uma coisa que também pode ser problemática é o funcionamento do Hardware de rede. Por exemplo, um hub com mal funcionamento, aquecimento demasiado, ou um outro problema de funcionamento.

Uma coisa que escuto falar muito é de ruídos na transmissão de dados, isso pode naturalmente atrapalhar tudo mesmo. Observar o item abaixo

http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_ruido_em_redes_de_computadores.php

Programas de monitoramento

Existem programas de monitoramento de rede ou antivírus que podem atrapalhar a transmissão de dados. Por exemplo, anti-vírus pode ser um problema seríssimo mesmo e eu quero ajudar a todos com esse link com os softwares homologados pela SolidWorks. O link abaixo é sobre problemas que poderão existir na instalação mas sempre é um cuidado que deverá ser tomado na utilização do aplicativo de projetos.

http://www.solidworks.com/sw/support/1260_ENU_HTML.htm

Conclusões

Redes poderão ser um sério problema na utilização do aplicativo CAD mas existem outros fatores que poderemos utilizar para uma investigação mais minuciosa.

Esses dias eu vi um comentário aqui no Blog que desejaria compartilhar com vocês

image

Problemas de redes, todos os softwares acabam sentindo de forma semelhante e isso vale para Solid Edge e Inventor também pois a lógica de funcionamento dos softwares é muito similar.

Nos próximos dias minha ideia é relatar outros fatores que também poderão influenciar problemas de performance e quedas.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Bom dia Srs...
    Problemas com rede, quem nunca teve???rsrsrs
    Já passei por muito problemas com rede X windows X SW: muitas formatações, assitências da SKA, etc.
    Um dos piores foi ano passado quando ainda usava o Vista, quando usava a rede e SW tinha uma queda de rendimento de 75% em processamento, e isso apenas no meu PC, soluções: trocado processador, mais memória, colocado cabo gigabyte deixando menos de 15m do servidor, placa de vídeo quadro, etc etc....mas nada disso resolveu...no final...eu mais o Biro Biro (técnico de TI da empresa) famos pesquisar novamente no google, agora em inglês...e por incrível que pareça achamos a solução...(o vista tem uma queda de cerca de 75% do rendimento quando se usa arquivos de rede (servidor) com arquivos de audio e vídeo abertos..e como sempre fico com som ligado...sempre acontecia isso...rsrsrs

    afinal...fizemos uns procedimentos e tudo foi resolvido....
    agora uso o w7 e não tenho mais problemas...

    falow

    Essa informação sobre o Windows Vista e o tráfego de rede era desconhecida pra mim.

    Terias o link com essa medição de rendimento?

    Samir diz:

    Uma solução para quem pena ao trabalhar com SolidWorks na rede é utilizar um sistema PDM, como o Enterprise PDM da própria SolidWorks.

    O PDM mantém um cache local dos arquivos (totalmente sincronizado com o servidor, onde eles estão armazenados).

    Portanto, se você abrir uma grande montagem, o PDM traz ela para o cache local e passa a trabalhar com ela no seu HD.

    Além disso, os erros que acontecem quando você abre uma montagem que possui uma peça que já está aberta por outra pessoa também acabam, já que toda a abertura é feita através do cache local.

    É claro que, se a rede tiver problemas, o PDM não irá resolvê-los. Mas a performance do sistema como um todo deve melhorar, inclusive em uma rede "sadia".

    Opa...
    A medição do rendimento do processamento eu fazia com testes de tempo para abrir projetos ou realizar recursos do SW, lembro que tinha um projeto que normalmente abria em cerca de 30s e com os problemas de rede X Vista X SW abria em 4 minutos; o próprio SW só para abrir era uns 30s, sendo que o normal é cerca de 8s.
    Naquele tempo até o pessoal da SKA tentou achar a solução, eles devem ter os e-mail da conversação disso tudo, até o e-mail que mandei no dia que achei como resolver tudo isso.

    Mas, afinal tudo isso até que foi bom para mim: acabei ganhando um pc novo com placa de vídeo quadro...rsrsrs
    Hoje tenho:
    Placa de vídeo quadro FX580
    Intel Core i7 920 2,67
    12gb ram
    2 placas de rede trabalhando com CAT6.

    falow

    lu diz:

    Ola, tenho o slidworks 2011, e estou a tentar instalar mas parece que está bloqueado, porque clico em sldIM e começa a instalação mas depois da escolha do tipo de instalaçao tento fazer seguinte (next) e nada acontece, parece que bloqueia. Alguem tem alguma sugestão? É que preciso mesmo do programa!
    Atentamente.
    vera

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão