/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Reaproveitamento de desenhos – Milagres!!!

Reaproveitamento de desenhos – Milagres!!!

Postado por Guilherme Kastner Dia 6 de maio de 2010

image Senhores,

Estou num processo de leituras e busca de parceirias para o blog durante essa semana de trabalho. Quero ver se apresento novidades a todos vocês mas, por enquanto, quero ver se apresento uma coisa que muitos me pedem. Reaproveitamento de desenhos com o SolidWorks. Por exemplo, possuo uma peça retangular (100x50x10 mm) e desejo mudar para um novo tamanho (110x30x5 mm).

Problemática – Uma história triste

image Uma coisa que é a vantagem do SolidWorks mas todos deveremos entender que isso nos traz uma série de benefícios, a referência entre arquivos. Um arquivo de desenho sempre estará vinculado a um arquivo de modelo (.sldprt ou .sldasm).

No nosso arquivo de peça de exemplo já estarei contando com um arquivo de desenho para o trabalho. Na abertura do arquivo .slddrw, decidi acessar acessar as referências (menu arquivo –> Localizar referências) do arquivo para ver o que ele estava visualizando.

image

Com os arquivos fechados, muitas pessoas via Windows Explorer copiam o arquivo de peça e desenho com o comando copiar e colar. Depois disso o pessoal renomeia os arquivos para que eles possuam o nome da nova peça. Antes de abrir o arquivo de desenho, modifico o arquivo de peça para que o mesmo fique com o tamanho nominal.

image

Após salvar e fechar a peça, decide-se abrir o arquivo de desenho para averiguar se a cópia está vinculada a peça nova (menu arquivo –> Localizar Referências). Como uma desagradável surpresa, o arquivo está amarrado a peça original e não a peça nova.

image

Isso porque o desenho permanece referenciado a peça antiga e não ao arquivo novo. Quem observar as dimensões na folha vai constatar que DEUS perdoa mas o SolidWorks não!!!

image

Estarei mostrando abaixo como corrigir o problema e como evitá-lo.

Método 1 – Trocando a referência na mão

Com todos os arquivos copiados fechados, pode-se utilizar o comando abrir (menu arquivo—> Abrir), selecionar o arquivo a ser aberto e, antes de abrir selecionar o botão referências.

image

Na janela de referências, deve-se selecionar o arquivo de modelo que deverá ser carregado como referência da peça a ser aberta. Para isso, deve-se clicar duas vezes sobre o nome do arquivo que será modificado e selecionar o novo modelo a ser carregado.

image

Clique em OK para confirmar a alteração das referências e posteriormente clique em abrir para abrir o modelo. Com isso, o arquivo de modelo é carregado como referência do arquivo de desenho. Basta tirar a prova real acessando a lista de referências do arquivo (arquivo—> Localizar referências). Terminada a averiguação, salve o arquivo de desenho e feche todos os aquivos abertos no SolidWorks.

Método 2 – O mais fácil – Preparar e enviar

Fácil mesmo é utilizar o comando preparar e enviar (menu arquivo—> Preparar e enviar). Com o arquivo de desenho aberto, pode-se iniciar o comando de preparo e envio. Observar que o desenho e o modelo estão na lista dos componentes selecionados. Com isso, basta informar os novos nomes de arquivos na colunas apropriada.

image

Com isso, os arquivos já são duplicados e armazenados no local correto com as referências corretas.

Conclusões

A primeira conclusão é que a cada dia eu to me aproveitando mais de que o blog é meu e fazendo as minhas palhaçadas.

:-P

A segunda é que o reaproveitamento de desenhos não é um milagre mas sim algo muito simples de ser executado. Porem isso tem de ser feito com um critério muito grande para evitar maiores problemas. Uma peça deve ser baseada na outra para que as anotações e as vistas se mantenham corretamente vinculadas. Testem e vejam tudo ocorrer diante de seus olhos.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão