/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Posicionamentos Inteligentes – Truque revelado

Posicionamentos Inteligentes – Truque revelado

Postado por Guilherme Kastner Dia 18 de maio de 2010

image Senhores,

Estou hoje a fazer um post sobre posicionamentos inteligentes com o SolidWorks, também conhecidos por smart mates. Este é um truque do SolidWorks que funciona por arrastar e soltar o componente que será posicionado no local especificado. O truque envolve algumas etapas que serão aqui descritas neste post e por um vídeo do youtube.

A primeira coisa é planejar bem uma montagem, saber qual componente que se encaixa ou conecta com o outro. Isso deve ser feito mentalmente para que a montagem ocorra de uma forma mais adequada possível. Depois é começar a montagem por um componente base.

imageIsso que eu vou escrever parece complexo mas torna os posicionamentos extremamente simples. Isso é o que eu vivo fazendo nas feiras e demonstrações que eu dou nas feiras da SKA que todo mundo me pergunta como eu faço.

Início

A Primeira coisa é selecionar o componente base com o qual o restante da montagem estará encaixado. Para isso, a peça deverá estar aberta e o comando de inserção de criação de montagem por uma peça (arquivo –> Criar montagem a partir da peça) iniciado. Na janela de inserção de componente apenas o OK deverá ser selecionado e a montagem criada.

Inserção dos demais componentes

A inserção das peças que não são a base são feitas todas de uma única vez por um arrastar dos ícones do Windows explorer para a janela do SolidWorks. Assim todas as peças ficam ali disponíveis para a inserção em seus devidos locais.

O Posicionamento – Método de arrastar e soltar

Para o arrastar e soltar de componentes e já posicionar, são necessárias algumas etapas

  • Clicar sobre a face que será arrastada
  • Pressionar a tecla ALT no teclado e mantê-la pressionada
  • Clicar sobre a face que será arrastada e arrastar o mouse com o botão pressionado
  • Assim que aparecer o clipe de posicionamento pode-se soltar a tecla ALT mas não o botão do mouse
  • Se necessário, o usuário pode girar a montagem sem soltar o botão de posicionamento no mouse… É uma loucura, chega-se a pressionar dois botões no mouse ao mesmo tempo, o esquerdo e o central quando se está rotacionando a montagem
  • Arrastar a entidade até a face na qual será posicionada um sinal com o símbolo de tipos de posicionamento aparecerá na tela.
  • Se necessário pode-se utilizar a tecla TAB para inverter o lado de posicionamento do componente
  • Pode-se soltar o botão esquerdo do mouse e o posicionamento será criado

Observações

Tentar montar uma lógica de encaixe entre as peças é importante, encaixar uma peça preferencialmente relacionada a apenas uma para que os encaixes possam ser indentificados de forma simples e rápida… Assim como corrigidos.

Observar a pasta de posicionamentos para ver como está sendo criado e se os posicionamentos que aparentemente criamos realmente existem.

Treinar é a chave do sucesso para esse tipo de posicionamento de arrastar e soltar. Observar que isso não ocorre sem um esforço. Alguns posicionamentos não poderão ser gerados por posicionamento inteligente pois envolvem planos e não faces como no caso do posicionamento do manípulo no parafuso.

Vídeo

O Vídeo encontra-se no meu canal do You Tube. Espero que ninguem copie-o e coloque em outro canal particular. Acreditem que isso está mesmo acontecendo e é triste mesmo.

Me coloco a disposição de todos para eventuais esclarecimetos.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Meu caro, consigo, aplicar posicionamentos do tipo parafuso utilizando este metodo?

    parabéns pelo seu blog, esta muito bom.

    Não, infelizmente apenas posicionamentos comuns. Isso não se aplica a posicionamentos mecânicos e avançados.

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão