/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: O pecado da maçã – Presente e futuro do SW no MAC

O pecado da maçã – Presente e futuro do SW no MAC

Postado por Guilherme Kastner Dia 25 de maio de 2010

image Senhores,

Tenho algumas coisas para escrever para vocês sobre os produtos da Apple neste post de hoje. Coisas estão acontecendo esta semana e vão começar a agitar o mundo de CAD nos próximos dias por conta das novidades.

Todo mundo pergunta se o SolidWorks pode ser instalado em máquinas da Apple, como o Macbook pro.

image

Estas máquinas possuem uma série de diferenciais:

  • São da Apple (não precisa dizer mais que isso mas eu vou continuar)
  • São Bonitas (Dell realmente não é padrão de beleza, né?)
  • Possuem hardware de qualidade

A Apple está para a nossa época em como a empresa queridinha de nossos tempos, o hardware que todo mundo desejaria ter. Confesso que meu desejo é um iphone para blogar por ele durante os meus momentos de viagens. Num futuro quero navegar nos meus momentos de folga usando um iPad.

A grande sacada, por muito tempo, foi a Apple manter o seu próprio sistema operacional, com programas destinados para ele. Grandes empresas investiram como parceiras deles como a Adobe com versão do Photoshop para MAC OS X. O sistema operacional deles é baseado em janelas também, quem é usuário de Windows tem uma adaptação simples.Abaixo segue uma imagem da área de trabalho do sistema operacional.

image

O sistema operacional da Apple possui algumas vantagens em relação o concorrente da Microsoft.

  • Estabilidade
  • Interface
  • Facilidade de uso
  • Menos vulnerabilidade a ataques pois os vírus mais comuns são desenvolvidos para o Sistema Operacional da Microsoft.

O ponto principal é que hoje os softwares da Apple não possuem compatibilidade com o SolidWorks. Basta analisar os requerimentos de sistema de nosso aplicativo CAD.

http://www.kastner.com.br/2009/01/requerimentos-do-sistema-solidworks.html

Se averiguarmos, apenas Windows encontra-se na lista dos sistemas operacionais suportados. Uma vez meu post é muito antigo, quase 18 meses de idade, vou entrar hoje no site da SolidWorks e pegar a tela com os sistemas operacionais.

image

Agora, instalar o Windows no em um MACBOOK ou em qualquer micro da apple chega a ser um pecado conforme imagem abaixo

image 

Isso chega a ser um pecado mesmo, quem investe em um hardware Apple investe em tudo o que ele pode lhe trazer de benefícios. Mas mesmo para quem instala o Windows em uma máquina Apple não possui suporte garantido pela SolidWorks. Vocês podem averiguar isso na mesma página de requerimentos do software mas eu coloco uma imagem com o texto aqui abaixo

image

Não quer dizer que o SolidWorks não funcionará em uma máquina da Apple executando via Windows mas apenas a corporação não fornece suporte técnico em caso de problemas. Inclusive sei que muitos funcionários da SolidWorks utilizam máquinas da Apple.

Futuro – Surpresas a caminho

Não acredito que o SolidWorks como o conhecemos hoje, um dia suportará Máquinas da Apple mas no futuro isso será possível com a versão que será executada na nuvem. Esta versão independerá de uma série de fatores

  • Sistema operacional
  • Hardware instalado
  • Placa de vídeo

Coloco aqui uma imagem para que todos possam averiguar o que vi para o SolidWorks na nuvem. Aqui todos poderão ver o link com todos os meus pareceres sobre o novo aplicativo.

http://www.kastner.com.br/2010/02/novidades-sobre-o-solidworks.html

Aqui segue uma imagem de um funcionário da SolidWorks utilizando um MAC para a demonstração do SolidWorks na nuvem.

DSCN0192

Segue uma imagem em que são demonstradas as plataformas para as quais a SolidWorks planeja suportar o novo software.

DSCN0191

Lembro que isso não é algo que será lançado daqui a 1 ou 2 anos mas para 5 anos ou mais… Mas segue uma imagem do aplicativo sendo executado no MAC OS X.

DSCN0204

Senhores, a SolidWorks vai evoluir… Quem tirou essas fotos que estão vendo fui eu pessoalmente. Estava na área de imprensa do solidworks World. Preferi publicar essa imagem já que o Ralph Grabowski também publicou algo em seu blog, o Worldcadaccess.com.

http://worldcadaccess.typepad.com/blog/2010/02/swwx-photo-albumn.html

Espero que vejam que isso é algo a médio, longo prazo que a SolidWorks pretende implementar.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Eu não sou um ventilador de computadores do Mac, e eu não acredito o iphone para ser grande. Era atrás da tecnologia quando foi liberado primeiramente, e nunca alcançou. A relação lisa não é boa bastante por se. Os computadores do Mac são lisos, mas eu não gosto d any more ou de menos do que PCes. Eu não estou interessado em computadores do Mac porque nenhuns do software que eu me usei podem funcionar naturalmente no Mac.

    Ahh...

    Sei que não és fã da Appple... Você foi a primeira pessoa que vi utilizando um celular com o sistema operacional Android.

    Acho bacana alguém com o pensamento diferente em relação ao restante das pessoas.

    Abraços ao amigo Matt Lorono.

    Sds,
    Kastner

    Cilas diz:

    "Acho bacana alguém com o pensamento diferente em relação ao restante das pessoas."

    Ficou contraditório tua frase Kastner, uma vez que a Apple usou o Slogan "Think Diferent" durante anos. oiauhweoiuahwoeiuahwe

    Eu tenho um iphone e um MacBook e particularmente depois de 7 smartphone que tive o iphone é de longe o melhor telefone ja fabricado no planeta e tudo em relação a ele mostra ser. O macBook nem se fale. MacOs 10 é fantástico nunca vi um bug nunca vi um programa travar e consecutivamente o Solidworks rodando nele vai ser muito melhor que no windows.

    Cilas...

    Estou na campanha...

    Um iphone para o Kastner!!!

    ha ha ha

    Bom saber da qualidade do iphone

    Observação...

    Viste a imagem do SolidWorks no MAC?

    Cilas diz:

    sim bastante diferente né ??? parece que vai ter outra cara... to na expectativa pra ver.... sou fã descarado da apple. A prosósto estou vendendo meu iphone pra comprar o novo que vai sair em julho. tem interesse em um 3GS de 32gb Preto, usei BudyShield nele todo tempo que usei, comprei em fevereiro, esta impecável, nunca teve uma pancada se quer, cuido com minha vida... ta com caixa com adesivos, cabo, carregador, completinho, esperando o novo dono! e o melhor faço um precinho bacana!!!! qualquer coisa fala comigo no MSN falow!

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão