/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Molas animadas no SolidWorks

Molas animadas no SolidWorks

Postado por Guilherme Kastner Dia 31 de maio de 2010

image Senhores,

A minha ideia é colocar hoje aqui no blog um vídeo com animação de molas com o SolidWorks 2010. O processo envolve a criação de uma peça em separado com equações e depois inserí-la no arquivo de montagem.

Parte 1 – Criação da peça

A primeira coisa é criar a peça de mola mas para isso se toma como base os parâmetros de criação no modelo da montagem. Deve-se ter uma ideia do tamanho aproximado do componente para facilitar posteriormente o posicionamento dele no SolidWorks.

A primeira coisa no componente é criar uma linha com a altura total da mola a ser inserida na montagem. Posteriormente deve-se descontar metade do diâmetro da mola na parte inferior e superior da linha. É recomendável a aplicação de equações para que isso seja feito da forma mais simples possível com as futuras alterações de dimensionais.

Com a altura inicial e final da mola definida com os seus afastamentos, é criado um plano no ponto inicial da linha resultante com os descontos de raio do fio da mola. Neste plano é definido o diâmetro do corpo da mola. Com o diâmetro definido neste esboço parte-se para a criação da curva em hélice da mola.

Com a curva definida, a mesma deve ser amarrrada com as dimensões do esboço que contém a linha de altura da mola. Com a curva totalmente criada, pode-se criar o esboço da mola e inserir a mesma no arquivo de montagem.

Parte 2 - Acabamento

A inserção da mola na montagem pode ser executada, assim como a vinculação de sua altura com uma dimensão de afastamento entre as entidades de montagem. Com a mola envolvida em um contexto de montagem, deve-se iniciar o motion manager e dar início aos processos de animação.

Considerações finais

Em primeiro lugar, esse vídeo é apenas um conceito de animação de mola. Existem várias formas de se executar o procedimento. Quem utilizar esse procedimento não poderá simplesmente renomear o arquivo de montagem sem utilizar o Solidworks Explorer pois assim estará eliminando os vínculos com a montagem em contexto.

Em grandes montagem nunca é recomendável a inserção de molas… Apenas para pequenos dispositivos como este. Animação é muito desaconselhável em alguns casos pois isso deixa os arquivos muito pesados de serem processados. Portanto, este recurso sempre deverá ser usado com moderação em alguns casos.

Arquivo de modelo

Segue aqui o link para download do arquivo da montagem em minha conta do Skydrive.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. boaz diz:

    N CONSIGO PEGAR A LINHA DE CENTRO DA MOLA NA MONTAGEM PARA DAR RELAÇAO DE COECENTRICO SEGUI CONFORME O VIDEO PARA FASER A MOLA O Q DEVE ESTAR DANDO ERRADO ????

    cado diz:

    amigo boaz, habilite a visualização da sketch no ambiente de montagem (view/sketch) e certifique-se que dentro da sua peça "mola" a sketch inicial esteja também visível.

    cado diz:

    consegui seguir o procedimento até o ponto de criar a equação entre o comprimento da mola e a dimensão entre faces da montagem. porém toda vez que atualizo (rebuild) a montagem a mola não é reconstruída. porém se abro a part (mola) e atualizo (rebuild) ela é reconstruída. O que pode estar ocorrendo?

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão