/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Entrevista com Adriano Tavares – EdgecamBR.com

Entrevista com Adriano Tavares – EdgecamBR.com

Postado por Guilherme Kastner Dia 4 de maio de 2010

adriano_sousa Senhores,

Hoje é um dia diferente, pela primeira vez na história deste blog eu entrevisto alguem da SKA. Mas é por uma ocasião muito especial que o convidado é um colega do escritório de Curitiba (PR), o técnico de aplicações Adriano Tavares. Ele é um corintiano muito gente boa que é especialista em Edgecam. Aqui conversaremos sobre o trabalho dele dentro e fora da empresa onde trabalhamos.

Guilherme Kastner: Quando que começaste a trabalhar com edgecam e onde?

Adriano Tavares: Comecei em 2003  na Fundação Educere, em Campo Mourão PR. Naquela época a fundação tinha cursos de Mecânica, eletrônica e Processamento de dados
Guilherme Kastner: E a quanto tempo estás na SKA? Qual é o seu trabalho?

Adriano Tavares: Na SKA há quase 3 anos, onde atuo como técnico de Edgecam, ministrando treinamentos, desenvolvendo pós processadores, entre outros. De um modo geral implantando o Edgecam em clientes da SKA
Guilherme Kastner: hmm... Apenas explicando, tu viaja bastante como eu né? Pra quais regiões tu já foi atender clientes da SKA? Quais são as que tu costuma mais ir?
Adriano Tavares: Já dizia a frase. "Viajar é viver". Já atendi clientes nas regiões, Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil (se não me falha a memória). No entanto atuo com maior frequência nos estados do Paraná e Santa Catarina
Guilherme Kastner: Qual tipo de máquina que tu mais gosta de trabalhar no edgecam? Torneamento ou fresamento? 3, 4 ou 5 eixos?
Adriano Tavares: Gosto do Edgecam. Eu comecei com Fresamento e a isto devo minha base em usinagem. No Edgecam a disciplina de torno-fresamento me agrada muito por incluir os dois processos, principalmente se a máquina possuir vários eixos, porque isto propõe desafios, e neste caso é preciso resolve-los.
Guilherme Kastner: Que tipo? Código CNC? Simulação com a máquina em funcionamento? Averiguar possíveis interferências?
Adriano Tavares: As máquinas evoluem a todo instante, por isso evoluímos também. A cada ano surgem novas configurações, novos comandos. Isto acontece da mesma forma com o Edgecam. É nisto que está o desafio.Estar sempre atualizado para fornecer a melhor solução para o cliente da SKA.
Embora eu programe no Edgecam, não abro mão de participar do processo de usinagem. É como tirar a prova real em matemática.
Guilherme Kastner: he he he... boa definição... O que me contas do teu site? Do que se trata o Edgecambr.com?
Adriano Tavares: Há alguns anos eu tive esta idéia de fazer um site sobre Edgecam. No ano passado eu estava  atendendo uma OS na Peugeot no Rio de Janeiro e sem ter muito o que fazer a noite comecei  a colocar a idéia em prática.
O EdgecamBR trata-se de um site para divulgar o Edgecam. O fórum tem o Objetivo de promover um espaço onde os usuários de Edgecam possam compartilhar conhecimentos e dúvidas
Guilherme Kastner: Que tipos de conhecimentos são trocados? Quais são os tipos de questionamento mais comuns?
Adriano Tavares: Todos nós precisamos de informações. No caso do fórum EdgecamBR os usuários postam dúvidas do dia a dia. Dentre as mais comuns estão dúvidas da utilização do software, de como fazer determinada usinagem, de como utilizar comandos.
Uma rede de contatos nesta hora auxilia, pois você pode contar com o conhecimento de todos.
ah e 99% querem informações sobre pós processadores. Isto é legal, ajuda a dismestificar este importante recurso que no caso do Edgecam é aberto através da interface do Code Wizard
Guilherme Kastner: hmmmm... Uma vez que estamos em um Blog de solidWorks, o que é um pós processador?
Adriano Tavares: bem lembrado!!! O pós processador é um arquivo que configura o Edgecam para determinada máquina. As máquinas possuem inúmeras configurações e o CAM precisa compreender isto para gerar um programa inteligente e eficaz. Cada comando de máquina entende as informações de maneira distinta. Seria como ter este texto em Português, mais com leitores em Inglês e Alemão. O texto base é o mesmo mais precisariamos traduzi-lo para tais idiomas
É isto que o pós processador executa. De maneira simples poderia dizer que traduz a linguagem gráfica para numérica baseando-se na máquina escolhida.
Um software CAM não é eficiente se o pós processador não for bem desenvolvido
Guilherme Kastner: A principal coisa no seu site é a aplicação do software na realidade dos usuários, é isso?
Adriano Tavares: Exato. O site promove um espaço para dúvidas do dia a dia. Em muitas vezes elas são postadas exatamente no momento em que acontecem.
No entanto não se limita a isto, pois estamos começando a disponibilizar tutoriais e abrindo discussões sobre temas pouco conhecidos pelos usuários.
Guilherme Kastner: Qual o futuro do site? Quais são os seus objetivos como administrador dele?
Adriano Tavares: O principal objetivo é  direta ou indiretamente contribuir para o trabalho das pessoas. Espero e acredito no crescimento do site. Quanto ao futuro, desejo que se torne uma ferramenta importante para os usuários de Edgecam.
Guilherme Kastner: Terias mais alguma coisa pra comentar?
Adriano Tavares: Primeiramente agradecer o espaço e oporunidade em falar no seu blog sobre o EdgecamBR, convido cada leitor a visitar o Edgecambr e o fórum.
Aos usuários de Edgecam e clientes da SKA deixo a minha satisfação pela escolha que fizeram. O Edgecam é imenso e com certeza cada pessoa tem a ensinar e aprender.
Estou ciente de há muito a ser feito para que todos os objetivos sejam alcançados, mais acredito que estamos no caminho certo.
Guilherme Kastner: Cara... Por minha parte, apenas o parabéns pela iniciativa que tiveste. Conte comigo para divulgação. E espero que a comunidade do blog goste do seu trabalho. Abraços.

Segue aqui abaixo uma imagem do site do Adriano e o link

www.edgecambr.com

image

Outros Comentários:

  1. Esse é o cara que mais entende de edgecam que eu conheço, ( vai te que pagar uma cerveja pelo puxa saquismo ) durante as andadas pela regiao agente ve bastante gente usando o edgecam, mais sempre com as coisas basicas e o Adriano desde antes de entrar na SKA ja manjava muito do programa, sem contar nos POS processadores que ficam fileh .
    Muito boa a entrevista guilherme

    Muito legal!!

    Parabens kastner e Adriano!

    =D

    Obrigado Carlos!!!

    Vamos ver como o site Edgecambr.com vai crescer nos próximos meses.

    O Adriano é um ótimo cara e fazer a entrevista com ele foi divertido

    Abraços.

    Muito massa, eu sempre to la fazendo as manutenções no fórum. Ultra, mega super, legal kkkk
    Ótimo Blog Kastner, parabéns pelo conteúdo.

    falo =D

    Muito bom!!! parabens a todos vcs que se dispoe a fazer eses trabalhos que nos ajuda muito no nosso dia a dia um grande abraço a todos vcs valeu!!!!

    illorb.

    @brolli

    Obrigado pelo reconhecimento.

    Suas opiniões sempre são bem vindas.

    Sds,
    Kastner

    Faaaaala adriano tavares Capitú! Tudo blz? Diego aqui da Olsen. Ta massa o forum hein, parabéns velho, qnd tiver aqui por floripa da um chego na empresa pra almoçar conosco!

    Abração!

    Eu ia ler tudo, mas desisti. =)
    Mas o Adriano é bom.
    Orgulho do meu amigo!!!

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão