/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Furação do Porta Molde – Continuação

Furação do Porta Molde – Continuação

Postado por Guilherme Kastner Dia 10 de março de 2010

imageSenhores,

Para a furação do porta molde existem muitos processos e muitos tipos de comandos que poderão ser aplicados. O que mais preocupa todos os usuários é que as placas sempre estejam completamente alinhadas para que não seja necessário um ajuste após o ciclo de furação no CNC.

O Post de hoje é continuação de dois artigos aqui já publicados

http://www.kastner.com.br/2010/03/porta-molde-com-o-solidworks-inicio.html

http://www.kastner.com.br/2010/03/porta-molde-equacoes-aprimoramento.html

Furos das colunas e buchas

Como apenas duas placas são afetadas por esta furação, as peças são abertas e furadas manualmente com o comando assistente de perfuração. Com isso cada arquivo tem os seus furos com os seus esboços gerados manualmente. A preocupação principal é selecionar a face correta para ser perfurada pelo comando para que o rebaixo do furo esteja corretamente posicionado.

Furos de fixação da parte fixa

Para fixar a parte fixa o comando série de furos é executado normalmente selecionando a face superior da placa superior. Com este recurso a furação já é propagada automaticamente para as peças. Foi utilizado um posicionamento manual que futuramente poderá ser controlado por uma equação criada pela montagem do porta molde.

Furos de ficação da parte movel

A furação da parte movel é um pouco complexa pelo espaçador que é utilizado e é muito menor que as outras placas. Passei muito trabalho mesmo para conseguir aplicar o série de furos. Eu tive de posicionar a furação no esboço de layout e aproveitar que na montagem da parte movel o mesmo já estará derivado.

Na montagem da parte movel mesmo, dá-se início a edição do espaçador e a criação da furação criada baseada no layout. Com isso, na montagem da parte movel, dá-se início ao série de furos selecionando os furos do espaçador como referência e indicando que eles são da parte intermediária do modelo. Como serão feitos apenas 2 dos 4 furos, o restante deverá ser espelhado.

Furos de Guia

É utilizado um assistente de perfuração no nivel da montagem principal com a opção de propagação as peças para que os furos sejam executados. Neste caso já existem os dois espaçadores posicionados mas apenas um deles será selecionado na opção de escopo nas peças.

Conclusão

Amanhã eu continuo a série, se possível

Segue aqui o arquivo com o que foi feito hoje

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Olá Kastner.
    Muito interessante seu método, muito bom para aplicar em porta-moldes padrão, por exemplo, atribuindo e criando equações conforme catálogos.
    Parabéns e espero que continue com novidades nesta área de moldes.

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão