/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: CSWP Advanced Mold Tools - Considerações

CSWP Advanced Mold Tools - Considerações

Postado por Guilherme Kastner Dia 6 de janeiro de 2010

prova moldes

Assim como Matt Lombard em seu blog, também fiz essa nova prova de CSWP da SolidWorks e gostaria de compartilhar com todos as minhas reflexões sobre o assunto.

Na minha opinião quem conhece os comandos de superfície passa facilmente e de uma forma muito descomplicada. A Prova merece apenas atenção dos usuários. Quero listar os itens que caem na prova para que todos entendam o que é importante conhecer.

  • Criação de linha de partição

As peças que são expostas para criarmos as linhas de partição são simples. O conhecimento mínimo de molde faz qualquer um dar risada do que foi apresentado como exercício.

  • Criação de superfície de partição

A superfície que qualquer um tem que criar é com o comando superfície de partição. Nada para inventar ou comentar.

  • Análise de ângulo

Menos comentários ainda.

  • Criação da superfície de fechamento

Esse comando é abordado em um exercício exclusivo para ele. O mais interessante é que a questão é muito mal explicada mas é só para ele. Não pensem em nada. Não invente e faça o que é pedido. PRONTO!!!

  • Reparação de peças importadas

Exercício perfeito. Exige do usuário conhecimento das ferramentas de superfície. Nada de grande coisa. Definitivamente a única coisa que pode desafiar algum usuário na prova.

  • Divisão de faces com o comando linha de partição

Alguem poderia comentar isso?

  • Ferramenta Cavidade

Não necessariamente é utilizado este comando na prova Observem no meu resultado que o mesmo não foi utilizado como parâmetro de avaliação.

O conteúdo que comentei acima encontra-se no site da SolidWorks

http://www.solidworks.com/sw/support/7322_ENU_HTML.htm

A prova não prova que o usuário é um projetista ou um desenvolvedor de moldes… Mas afinal o que a SolidWorks quer com ela? Acredito que seja divulgar as ferramentas de moldes e tentar qualificar o mercado. Diferenciar ao mercado quem conhece SolidWorks ou quem conhece a aplicação das ferramentas de molde. Gente que futrica em um software de CAD tem aos montes no mercado mas a aplicação dele pode ser averiguada apenas de duas formas:

  • Averiguando o quanto o usuário estudou (treinamentos e certificações)
  • Contratando a pessoa e vendo a eficiência da mesma.

O primeiro item funciona como um filtro para o segundo item. Qualquer empregador poderá ter a certeza de que algum conhecimento no SolidWorks a pessoa possui. Neste caso é nos comandos de moldes.

Para um real conhecedor de ferramentas de molde em Solidworks teríamos que abordar mais itens como:

  • Criação de partição manual
  • Utilização de recursos de superfícies para criar superfície de fechamento ou partição
  • Gerenciamento das pastas de moldes com as superfícies criadas

Como essa é a primeira versão da prova, tenho esperanças de poderemos ver algo mais bem pensado em um futuro próximo. A prova de CSWP era muito diferente do que temos hoje quando eu fiz ela a primeira vez.

Ela possuía a seguinte característica

  • Existia a prova teorica
  • Existia uma prova prática com um modelo que deveríamos submeter e enviar para a SolidWorks
  • Existiam 3 provas avançadas (peças, montagens e chapas) das quais o usuário poderia escolher 2 para fazer conforme desejasse. Os modelos que fossem criados eram submetidos a SolidWorks para avaliação.

Hoje a prova CSWP possui apenas a parte básica do SolidWorks e os usuários poderão fazer as avançadas conforme desejam. Tudo evolui e que bom que mesmo que ainda é uma prova mais simples a SolidWorks desenvolveu a certificação para desenvolvedores de moldes.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. To pensando...

    Qualquer projetista de moldes que deseja se diferenciar no mercado deverá possuir duas certificações.

    CSWP - Surfaces
    CSWP - Moldes

    Igual não chega a provar tudo. Mas as duas certificações em conjunto caracterizam que a pessoa possui um conhecimento significante na ferramenta de projeto. Não acham?

    Ou ainda...
    Quem faz a certificação de superfícies não deveria ser obrigado a fazer a de moldes mas quem quer fazer a de moldes deveria ter a outra como requisito prévio.

    Alguem possui uma ideia melhor do que comentar?

    Kastner, em primeiro parabéns pelo blog, é meu primeiro comentário mas já o acompanho a algum tempo.
    Já que você citou o diferencial que a certificação fornece a nível de conhecimento, gostaria de saber se na sua visão existe a contra partida por parte das empresas ? e se é viável para um profissional free lancer obter essas certificações ( de modo geral não apenas moldes )em relação ao custo dessa obtenção e ao valor agregado que o mercado tem dado a ela.
    Mais uma vez parabéns.

    Oi Kleber,

    Em grandes centros de SolidWorks como Caxias do Sul, Joinville e Curitiba a cultura da certificação, acredito eu seja mais madura que em outras cidades do país.

    São os lugares onde eu vivencio o SolidWorks. Não sei como é a realidade na capital paulista ou fluminense.

    O que eu posso garantir é que a medida que as certificações forem ficando conhecidas os profissionais se tornarão mais valorizados no mercado.

    Em cidades como MAringá e Londrina elas começaram a se tornar importantes pois os primeiros certificados começaram a surgir... Adivinha... Eles A-DO-RAM espalhar no mercado que eles são os únicos certificados. Com isso as empresas os querem.

    Depois, como os concorrentes vêem como os certificados são importates... Se certificam também.

    Sds,
    Kastner

    MUITO BOM O POST, SEMPRE QUERIA SABER COMO ERA ESSA PROVA...

    COMO VC MESMO DISSE KASTNER, SOFTWARE DE CAD TEM AOS MONTES NO MERCADO, POR ISSO PENSO SE VALE A PENA A CERTIFICAÇÃO, POIS ELA NÃO SERA UM DIFERENÇIAL NO CASO DE VC IR TRABALHAR EM OUTRA EMPRESA QUE UTILIZE OUTRO SOFTWARE CAD.

    EM CONTRAPARTIDA É UM ÓTIMO RECURSO PARA AQUELES QUE ASSIM COMO EU APRENDERAM COMO AUTODIDATA EM APOSTILAS, E VÍDEOS DO SEU SITE.

    Leandro...

    O melhor de tudo é que todos podem aproveitar as vantagens da prova. Ela é muito barata.

    As provas de certificação avançadas custam U$$ 20. Vale a pena tentar e conferir o resultado.

    Basta um cartão de crédito internacional.

    Sds,
    Kastner

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão