/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Assistente de perfuração – Parte 2 – Posicionamento

Assistente de perfuração – Parte 2 – Posicionamento

Postado por Guilherme Kastner Dia 12 de janeiro de 2010

image Senhores,

Quero dar continuidade a essa série de Posts sobre o assistente de perfuração. Lembro que no post anterior eu tinha comentado sobre o dimensionamento de diâmetro e profundidade do furo. Para hoje minha ideia é falar sobre a posição do mesmo na peça com dimensões. Quero dar vários exemplos e explicar o conceito da funcionalidade.

Em primeiro lugar, vou deixar aqui o link para o post de ontem.

http://www.kastner.com.br/2010/01/assistente-de-perfuracao-parte-1.html

imageEm segundo lugar, lembrem que após dimensionar o furo e antes de confirmar a execução da ferramenta teremos de partir para o posicionamento do furo na peça. Para isso, conte com a aba de posicionamento no property manager do assistente de perfuração.

No SolidWorks 2010, a seleção da face que será perfurada poderá ocorrer após a inicialização do assistente de perfuração conforme já descrito aqui no Blog.

\ o /

image Após clicar na face, o local do clique será utilizado como referência para posicionamento do primeiro furo.

image Com isso, pode-se inserir outros furos uma vez que o comando de inserção continua ativo ou simplesmente pressionar a tecla ESC para encerrar esse comando de esboço que encontra-se dentro do assistente de perfuração.

image Uma vez que o ponto estiver inserido, pode-se inserir dimensões inteligentes para que seja posicionado com precisão a furação.

Com a peça dimensionada pode-se confirmar o assistente de perfuração que tudo será posicionado corretamente.

Lembro que em alguns tipos de peças decisões tomadas antes da criação do assistente de perfuração poderão se extrema utilidade para os usuários. No exemplo da peça abaixo o fato de se construir os raios antes de perfurar as peças poderá nos beneficiar em deixar os furos concêntricos aos raios.

image

Ainda para posicionamento de pontos em situações mais complexas poderemos misturar entidades de esboço como retângulos, círculos, linhas e polígonos. Como funciona o processo de posicionamento?

  • Primeiramente cria-se os pontos que representam a furação da peça inserindo os mesmos sobre a superfície da peça sem um posicionamento definitivo.
    image
  • Desenha-se as entidades de esboço e dimensiona-se as mesmas para que os pontos sejam posicionados.
    image
  • Com arrastar e soltar os pontos são posicionados nas entidades de esboço
    image 

Lembro que os pontos novos não poderão serem inseridos diretamente sobre o retângulo do esboço pois o assistente de perfuração  não suporta isso. Por esta razão que os pontos foram criados fora do local de origem e posteriormente arrastados para o local correto.

Existem várias outras possibilidades de posicionamento mas o que foi aqui descrito é a base do processo para o assistente de perfuração.

Lembro também que o esboço que criamos foi dentro do assistente de perfuração e não executado previamente.

Me coloco a disposição para eventuais esclarecimentos.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. isso é facil, dificil é furar uma face cilindrica.
    vlw

    Cara,

    O Processo é fácil também.

    Tu apenas não conhece, é diferente de ser difícil.

    Sds,
    Kastner

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão