/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Planificação de chapas revolucionadas – SolidWorks 2010

Planificação de chapas revolucionadas – SolidWorks 2010

Postado por Guilherme Kastner Dia 7 de dezembro de 2009

Senhores,

Hoje eu tive mais uma vez que vestir as sandálias da humildade e aprender com o cliente um grande macete do SolidWorks 2010. Como obter medidas de raios em chapas cônicas na planificação?

Observar abaixo o método de construção da chapa com o Solidworks 2010. A primeira coisa é criar um esboço com uma linha de centro e uma linha inclinada sólida com medidas que caracterizem uma chapa cônica.

image 

Observar que no momento em que for feita a revolução da chapa metálica o Solidworks já marca a opção “Recurso Fino”. Para uma planificação da peça serão necessário pensar nos seguintes parâmetros

  • T1 – Espessura da chapa que está sendo criada;
  • ângulo – O ângulo deverá ser menor que 360° para que exista uma abertura que será utilizada como referência na planificação.

image

Com os parâmetros definidos, o corpo possuirá uma geometria de chapa metálica mas não possui características desse tipo de peça conforme ilustrado abaixo:

image

Para transformar a peça em chapa, será necessário utilizar o comando Inserir dobras

Nunca consigo utilizar o comando Converter em Chapa metálica para este tipo de peças. E vejo algumas vantagens do inserir dobras que posso explicar posteriormente.

image

Basta marcar uma das arestas da chapa que será utilizada como referência para a planificação da peça;

image

Eu adoro planificar a peça e criar um esboço para obter dimensões da planificação da peça a ser detalhada. A grande sacada da versão 2010 é podermos obter as dimensões de raio conforme descrito abaixo. Pelo que me lembre ele considerava esta entidade uma spline e não nos permitia a inserção de dimensões sobre a mesma. Mais uma pequena novidade que acabou auxiliando o nosso trabalho de detalhamento.

image

Com essas dimensões que agora poderemos inserir é possível fazer algumas coisas

  • Controle da planificação
  • Obtenção de dados automáticos em listas de materiais
  • Inserção de dimensões em vistas de arquivos de desenhos

Senhores, tomem alguns cuidados com a inserção de dobras em peças cônicas construídas por revolução:

  • Os recursos dobrar e desdobrar não funcionam
  • No SP0 da versão 2010 do SolidWorks, este método não pode ser integrado com a aplicação de múltiplos corpos. Não tentem… O resultado é desastroso e caso seja necessário misturar chapas cônicas em peças de múltiplos corpos utilizem o recurso dobras por loft.

Me coloco a disposição para demais esclarecimentos.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão