/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Mouse Gestures – SolidWorks 2010

Mouse Gestures – SolidWorks 2010

Postado por Guilherme Kastner Dia 18 de novembro de 2009

image Senhores,

A interface do SolidWorks 2010 teve pouquíssimas novidades (graças a Deus pois mudanças de interfaces podem se tornar um transtorno) mas o que teve foi algo significativo para auxiliar os usuários a ganharem em produtividade. A principal novidade que enxergo em interface é a utilização do mouse com gestos (arrastar e soltar) para utilizarmos comandos em atalhos previamente configurados.

Confesso que eu pensei não iria sentir a funcionalidade desta ferramenta uma vez que eu estou com um mouse com um botão configurado para ter os principais atalhos de teclado disponíveis na tela. Vou colocar aqui o link para alguns posts que fiz sobre o assunto aqui no blog já a um certo tempo.

http://www.kastner.com.br/2009/03/mouses-especiais-atalhos-de-teclado.html

http://www.kastner.com.br/2008/12/um-grande-atalho-de-teclado-tecla-s.html

Bem, como eu já tinha esses atalhos configurados para o meu fluxo de trabalho, pensei que não existiria um impacto muito grande do mouse gestures em minha vida… GRANDE ENGANO!!

Vamos a algumas perguntas e respostas

Como funciona a utilização destes atalhos?

O nome já diz, funciona por gestos do mouse. Ao clicarmos com o botão direito do mouse, segurar e arrastar o mesmo a interface aparecerá. Para selecionar o comando desejado o botão direito deverá ser mantido pressionado até passarmos sobre o comando a ser utilizado.

É algo simples de ser configurado?

Sim, algo totalmente simples. Ele possui toda uma interface de customização de comandos.

E como funciona nos diversos ambientes do SolidWorks (Peças, montagens e desenho)

Cada ambiente possui a sua configuração de comandos. Inclusive, peças possuem comandos configurados para esboço e comandos configurados para recursos.

Como foi explicado, o mistério na utilização de atalhos acionados por gestos do mouse está na calma (isso mesmo CAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAALMA) no arrastar o mouse ao pressionar o botão direito do mouse. Se apenas clicarmos com o mouse no espaço, surgirá uma outra tela com comandos como a exibida abaixo:

image 

Portanto, não saia feito um maluco clicando na tela que os atalhos não aparecem… O mistério está em curtir o momento com um clicar, segurar e arrastar.

Vou listar aqui abaixo algumas imagens demonstrando o que encontramos no SolidWorks conforme os ambientes.

Peças e montagens – Esboço:

image

Peças e montagens – Recursos:

image

Arquivos de desenho:

image

Amanhã devo escrever sobre a customização da interface e como tirar um real proveito da mesma.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Aguardo ansioso a próxima publicação. Quem tem Iphone, ou já utilizou/utiliza MacBooks White/Black/Pro/Air sabe como esses gestos auxiliam na agilidade de qualquer trabalho.

    Os gestos proporcionam que em dois movimentos, você tenha acesso a muitas funções que deveria executar em pelo menos 30 segundos mais lentamente.

    E quem trabalha sob pressão quase que o tempo todo, como é o caso de quem atua na área de projetos e desenvolvimento, sabe como esse mínimo tempo somado durante o dia faz uma diferença enorme!

    Aguardamos mais informações.

    Parabéns pelas informações que compartilha em seu blog, que para muitos é exatamente completo para quem não tem disponibilidade de fazer um curso na SKA. Apesar de que eu faço o curso online mas mesmo assim encontro muitas informações importantes aqui, e digo que é o melhor blog relacionado com Solidworks que encontrei até hj.
    Para comentar sobre os gestos do mouse do Solidworks 2010, ficou fantástico.
    Uso o mouse da Logitech VX Revolution que tem como customizar atalhos em cada software independentemente.
    Recomendo!http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Mouse-Logitech-VX-Revolution/1332/1
    Abraços.

    Legal.

    Obrigado pelo Link e pelos elogios.

    Obrigado

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão