/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Melhorias no Assitente de Perfuração – SolidWorks 2010

Melhorias no Assitente de Perfuração – SolidWorks 2010

Postado por Guilherme Kastner Dia 30 de novembro de 2009

Senhores,

Eu estive uma semana afastado do blog por conta da correria pela qual estive passando em São Mateus do Sul no paraná. A cidade é pequena mas, por não se ter muito o que fazer o pessoal da empresa onde eu estava se esforça muito para uma programação após o expediente.

Bem, vamos falar de SolidWorks 2010!!! Até o assistente de perfuração conta com novidades… Uma pequena novidade que é muito interessante de ser vista por usuários iniciantes.

A inicialização do assistente de perfuração contava com diferenças básicas ao pré selecionarmos uma face ou não. Caso a face não fosse selecionada o recurso criava um esboço tridimensional para o posicionamento de pontos de furação. Isso traz uma série de desvantagens para os usuários:

  • Maior complexidade para dimensionamento de entidades
  • A inexistência da possibilidade de alinhar pontos horizontalmente ou verticalmente pois existem 3 eixos de posicioinamento dos pontos.
  • Eu sempre imaginei esboço 3D mais pesado que esboço 2d. Não sei se é verdade… Mas eu acreditei nisso.

Eu sempre tive dificuldades de lembrar os usuários a seguinte frase:

Selecionar a face de inserção dos furos antes de começar o assistente de perfuração

Todo usuário sempre me perguntava depois que não conseguia posicionar a furação com relações desedas o que tinha dado de errado… Eu prontamente respondia:

Tu não selecionaste a face antes de começar o recurso de furação

Ok… Isso irritava muito usuário iniciante. Quem usava o software a mais tempo simplesmente adimitia essa necessidade de seleção de faces. Com o SolidWorks 2010, seleção prévia de faces se tornou desnecessária. Com isso, no momento em que o usuário for posicionar as furações, aparecerá a imagem abaixo no property manager:

image

Portanto, no momento em que o usuário estiver afim de inserir uma furação, pode-se selecionar a face de inserção facilmente. Quem estiver afim de criar um esboço 3D com as furações, poderá contas com as seguintes vantagens deste tipo de esboço:

  • Criação de furos em faces não planas (acreditem existe software concorrente do SolidWorks que não faz isso até hoje)
  • Criação de furos em múltiplas faces com um único recurso de furação.

Mas quem iniciar o esboço 3D fará isso por ter certeza que quer utilizar os recursos desta fantástica ferramenta.

Senhores, me coloco a disposição para eventuais esclarecimentos.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. O RECURSO SÉRIE DE FUROS TAMBÉM PODIA RECEBER UMAS MELHORIAS.
    É TRABALHOSO PARA FAZER UMA SÉRIE DE FUROS ENTRE DUAS PEÇAS POIS ELE PEDE UM FURO INICIAL JA EXISTENTE OU NÃO, A PEÇA DO MEIO E A PEÇA FINAL.
    MAS SE O FURO ROSCADO QUE VC VAI FAZER É SOMENTE ENTRE DUAS PEÇAS? NÃO SEI SE É EU QUE NÃO SEI UTILIZAR A FERRAMENTA MAS SEMPRE QUE DA ERRADO ACABO TENDO QUE RECORRER AO MODO MANUAL...

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão