/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Espelhamento de peças em montagens – SolidWorks 2010

Espelhamento de peças em montagens – SolidWorks 2010

Postado por Guilherme Kastner Dia 17 de novembro de 2009

image Senhores,

Todo ano existe uma votação de quais são as novidades que os usuários gostariam de ver no SolidWorks. Quando fui a San Diego no Solidworks World 2008, vi como uma das grandes solicitações de usuários a necessidade de um comando espelhar componentes aprimorado. Isso ocorreu na versão 2010 para alegria e felicidade geral da nação.

Será que eu estou meio faceirinho com os meus comentários ou isso está se tornando normal?

Não importa, vou continuar fazendo eles mesmo.

O comando espelhar componentes existe a um tempinho mas vamos ver como o mesmo funciona agora. O comando encontra-se disponível na aba de montagens do command manager e abaixo dos comandos de padrão.

image

A etapa seguinte mantem o aspecto existente nas versões anteriores, basta selecionar o plano de simetria e as peças que serão espelhadas.

image 

Observar que o comando Espelhar componentes possui muitas etapas para serem seguidas. Portanto, será necessário segui-las para que possamos ver todas as possibilidades do mesmo antes de uma confirmação. Na etapa seguinte, marca-se os componentes que possuirão uma definição de orientação diferenciada após o espelhamento dos componentes.

image 

Pode-se passar para a próxima etapada do comando espelhar e até agora será a única etapa onde poderemos constatar uma novidade no comando. Observar que para as peças que serão reorientadas poderemos criar configurações nas peças originais sem termos a necessidade de criarmos arquivos de peças novos. Foi uma grande sacada da SolidWorks uma vez que isso minimiza a necessidade de gerenciamento de arquivos e projetos.

image

Para quem decidir criar novos arquivos, existe a possibilidade de:

  • Escolher uma pasta de armazenamento dos arquivos com a definição de reposicionamento.
  • Quebrar o vínculo com a peça original para que sejam feitas outras alterações na peça espelhada sem depender da peça original.
  • Definir um prefixo para nomear o arquivo que será espelhado

Com as informações definidas, basta confirmar o espelhamento dos componentes.

A montagem estará totalmente sincronizada pois agora a grande novidade do comando espelhar componentes é manter um recurso de espelhamento no Feature Manager de montagem conforme indicado na imagem abaixo:

image

Com isso, o espelhamento não exigirá nada do usuário para terminar de fixar os componentes.

Deixo a minha opinião aqui:

Esse comando já existia mas agora sim ele funciona como sempre deveria ter funcionado. Isso é a minha opinião e de mais milhares de usuários.

O que tirar de lição?

A SolidWorks escuta os usuários e faz melhorias no programa conforme solicitamos.

Segue vídeo sobre o assunto aqui abaixo

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Aleluuuuuia!

    Um dos grandes motivos por perdemos tempo aqui na empresa, é o fato de que a ferramenta de espelhamento em geral não funciona corretamente.

    Sabendo dessa novidade, estaremos fazendo mais pressão no cérebro do chefinho para atualizar a nossa licensa, visto que, estamos ainda nos utilizando do SW 2008. Hehe.

    Ter de refazer montagens em par é definitivamente um pé no saco, e, com o funcionamento correto da função de espelho, poderemos aumentar o rendimento de nosso trabalho.

    Valeu mais uma vez por nos mostrar as novidades da versão 2010!

    Vídeo sobre o assunto criado e publicado aqui no Post.

    Acho que vale a pena conferir.

    Sds,
    Kastner

    Boa noite.. gostaria de uma ajuda.. se alguem puder, como adiciono a aba do espelhar componentes.. na verdade to entrando agora no mundo do solidworks.. e ai nao sei onde move, copia e o espelhar mto menos.. rsrs
    fico grato desde ja..
    me chamo Willians

    Para Responder!! Aproveitando o ensejo.

    Sr. Tijolo Quente.

    Seria um prazer tê-lo em uma das nossas turmas de Treinamento sobre o SolidWorks.

    Nos treinamentos Alem de mostrarmos os recursos, treinamos uma nova forma de pensar em modelamento... E claro repondemos duvidas como a sua..

    Aguardamos a sua visita em uma das sedes da SKA.

    maiores informações:
    www.ska.com.br

    Abraço

    Ahle diz:

    Bom dia. Eu estou com um problema, trabalho com moldes e preciso desenvolver um molde de aluminio com 4 cavidades.Bom até aqui tudo bem o problema é que as cavidades ficam 2 de um lado duas do outro "espelhadas" porem deslocadas para que fiquem no espaço vazio da outra, alguem pode me dizer como fazer isso em ambiente de peça pois preciso dar casca ao peça.
    Meu email é ale.garrefa@uol.com.br

    Ahle

    Essa dúvida tambem respondemos durante os treinamentos. A SKA tem um módulo que trabalha especificamente esses assuntos sobre moldes. Alem de mostrar as diferentes técnicas, mostra tambem como realizar o seu procedimento.

    Maiores Informações
    treinamento@ska.com.br
    ou
    Ensino a Distancia
    ead@ska.com.br

    PS: Comando espelhar irá espelhar, comando copiar irá copiar... Dependendo da geometria e ano do SW a casca não se faz necessária.

    ABS

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão