/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Enviando montagens sem as peças – Virtual

Enviando montagens sem as peças – Virtual

Postado por Guilherme Kastner Dia 9 de novembro de 2009

Senhores,

Tenho de continuar o post sobre como enviar montagens sem os arquivos de peças. Semana passada estive muito mas muito envolvido com a viagem a Minas Gerais e por isso o Blog acabou ficando atirado… Infelizmente.

Bem, vamos aos fatos… Temos como enviar uma montagem sem as peças e a pessoa que receber o arquivo poderá contar com todas as peças e seus recursos de construção.

Em primeiro lugar, deveremos estar com a montagem aberta, deve-se selecionar todos os componentes da montagem na árvore e com o botão direito selecionar a opção “Tornar Virtual”. Confira a imagem abaixo

image

Com isso, os componentes estarão salvos internamente na montagem e deixarão de possuir um vínculo com os arquivos externos. Observe que os arquivos de peça possuim colchetes [] indicando que os arquivos estão armazenados na montagem.

image

Caso existam submontagens, as peças das mesmas também deverão serem transformadas em componentes virtuais. Ao terminarmos de executarmos este procedimento, todos os componentes estarão desvinculados aos arquivos de modelo. Caso a montagem já esteja com todos os componentes prontos, poderemos criar uma cópia do arquivo com um salvar como.

Este método possui algumas desvantagens:

  • As peças estarão com todos os recursos de reconstrução.
  • Caso possuirmos muitos niveis de submontagens, esse método não será adequado
  • Caso esquecermos de “salvar como” o arquivo, perderemos a montagem original

Mas poderemos ser muito felizes se o objetivo for apenas compartilhar montagens sem enviar os arquivos relacionados. Lembro que essa funcionalidade de componentes virtuais tem várias aplicações que eu posso listar aqui abaixo:

  • Criar componentes que não necessitam de recursos (pintura, software)
  • Auxiliar na criação de peças em contexto de montagens
  • Trabalhar na criação de versões de peças de biblioteca que trabalham integradas em montagens (correias, anel elástico)
  • Criar montagens baseados em blocos

Senhores,

Em breve estaremos com novidades.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão