/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Configurando os gestos do mouse – SolidWorks 2010

Configurando os gestos do mouse – SolidWorks 2010

Postado por Guilherme Kastner Dia 19 de novembro de 2009

imageSenhores,

Ontem escrevi um bocado sobre a utilização dos gestos de mouse. Eles são muito uteis mesmo para TODOS os usuários mas nem todo mundo utiliza os mesmos comandos de SolidWorks. Para que cada usuário possa trabalhar de uma forma natural necessitaremos de customizações nesta prática e simples interface.

Estarei escrevendo hoje sobre o assunto. Verifique aqui o link para a postagem de ontem.

http://www.kastner.com.br/2009/11/mouse-gestures-solidworks-2010.html

Ok, mas como se configura esta novíssima interface?

A primeira coisa é procurar a interface de customização do Solidworks no Menu Ferramentas—> Personalizar

image

Observar atentamente que a janela de personalização possui uma opção básica que pra mim faz toda a diferença. Somos obrigados a definir quantos comandos queremos disponíveis no arrastar do mouse.

image

Para mim, quanto mais comandos melhores, por isso eu selecionaria a possibilidade de se trabalhar com 8 gestos e não com 4. Observe a imagem abaixo com a diferença de se trabalhar com 4 ou 8 gestos.

image

image

O que demanda um certo tempo a cada usuário é se adaptar com a seleção dos comandos a serem inseridos. Para trocarmos os comandos inseridos na configuração de gestos de mouse deveremos saber o que queremos em cada posição do mouse.

image

Cada linha da interface representa um comando a ser configurado e na coluna poderemos selecionar um gesto de mouse que estará disponibilizado a ele.

image 

Caso selecionarmo um gesto de mouse que já está selecionado para outro comando, creio eu que o SolidWorks faça a desassociação do gesto ao comando antigo e atrele o mesmo ao comando novo.

Bem… Como vocês podem ver, fazer a configuração da nova interface de gestos de mouse é algo simples. Mas ninguem vai sair de cara utilizando estes recursos novos. Ok, o fato de eu ser uma pessoa sem coordenação não serve como parâmetro para vocês leitores do Blog. O que eu posso dizer é que a interface demanada uma adaptação que no início pode ser um pouco complexa mas ajudará a muitos de vocês na busca de uma produtividade melhor.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Muito bom mesmo este recurso Kastner.
    Antes para ter uma agilidade parecida com isso, só com mouse com pelo menos 3 botões ou mouse próprio para designers, arte-finalistas, etc. E ainda era uma função para conseguir configurar o mouse, tinha que instalar driver próprio, etc, etc.
    Essa nova ferramenta aparentemente tão simples (no contexto, mas simples de usar) é realmente um grande tiro certo da Solid e como podemos ver no seu post, muito, muito, mas muuuuito fácil mesmo de configurar e utilizar.
    Ótimo post.
    Até.

    Agora só falta eu ter o Solidworks 2010 :/

    Alisson = Que bom que gostaste do Post. O objetivo é achar coisas que poderão agregar valor a todos vocês leitores.

    Cleber = Atualização para a versão 2010 é algo simples. he he he eh. O Alberto vai adorar visitar vocês aí no norte do Paraná. ;-)

    eu nao usei o sw 2010, vou esperar mais um pouco, vai que a empresa legalize os softwares ai ja terei a oportunidade de usar o 2010, mas pra min essa otimizacao decesso a comandos ja vai dando vontade de usar o 2010

    xxxx diz:

    Olá cara muito com sua dica, fiz quenstão de copiar para outro site, mas claro com referencias a vc, sem duvida.

    ME mostre o link do seu site... ok?

    Olá Kastner.
    Entrei em seu blog por recomendação do Vagner da SKA e estou gostando do que vejo. Parabéns.
    Sobre os gestos de mouse, realmente é um atalho na ponta dos dedos, digo isso pois já se encontram por aí os monitores Touchscreen que devem usufruir e muito destes recursos, em um futuro muito próximo, não acha?

    já existe algo do gênero para o SolidWorks 2010.

    Vou escrever mais sobre o assunto em breve. Acredite.

    Sds,

    Kastner

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão