/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Necessito de CD para instalar o SolidWorks?

Necessito de CD para instalar o SolidWorks?

Postado por Guilherme Kastner Dia 13 de outubro de 2009

Senhores,

Semana passada começaram os eventos de lançamento do SolidWorks 2010 e alguns questionamentos me foram feitos e me deixaram muito contrariado. O principal é que muitas pessoas dizem esperar o envio do CD para instalar o Software. Será que em tempos de sustentabilidade e internet rápido ainda é necessário contarmos com o envio de um CD de instalação?

Vamos pensar em algumas coisas.

A velocidade da internet está cada vez mais rápida até para usuários residenciais… Barata também está. Sempre que uma versão principal é lançada a SolidWorks tem de gravar DVDs e enviá-los para o mundo inteiro. Portanto, se uma versão for lançada dia 15 de outubro, não esperem que o CD chegue antes do meio de dezembro. Por mais rápido que a Solidworks, a transportadora e a revenda acabem sendo, sempre estaremos pensando que contamos com o envio e distribuição para o mundo inteiro.

Ok, mesmo com a minha argumentação, decidimos esperar até dezembro o envio do CD. Várias coisas podem se passar em nossa cabeça para optarmos por isso:

  • É algo palpável
  • É algo que foi comprado
  • O meu suporte de TI disse que o Download é muito grande (Concordo em partes mas não se justifica)

Esses pensamentos em minha humilde opinião não são válidos… Por sinal são péssimos.

Quando a instalação do SolidWorks 2010 SP0 chegar ao usuário, já deverá estar disponível o SolidWorks 2010 SP1. Se a atualização do mesmo for feita da forma correta, imaginem que no mínimo será exigido um download de 1.5 GB de dados. Portanto, espera-se um tempão desnecessário para que mesmo assim tenha de fazer um download gigantesco (sem trocadilho de gigantesco com gigabytes, ok?).

O envio de um CD de instalação do SolidWorks envolve muitas pessoas e muitos quilômetros de deslocamento. Eu não entendo porque estes CDs ainda seguem sendo fabricados nos Estados Unidos e importados. Creio que seria mais barato fabricar os mesmos aqui no Brasil para os clientes locais e da América do Sul além de gerar empregos na região. Imaginem quanto carbono que é jogado na atmosfera em todo o processo de deslocamento e fabricação de DVDs que não possuirão utilidade?

Olha, o que ainda falta por conta da SolidWorks é uma possibilidade dos usuários não receberem o CD com as atualizações e com isso receberem anualmente um desconto na renovação da assinatura do SolidWorks. Creio eu que isso sim seria algo prático! Todo mundo me agradeceria.

  • O pessoal da SKA que não teria de enviar um monte de DVDs pra todos os clientes
  • O clientes que poderão instalar a nova versão do SolidWorks no mesmo dia do lançamento dela
  • Os cachorros das ruas que se estressarão menos com os entregadores
  • Os agentes das aduanas que não terão de se preocupar com uma mercadoria internacional.

O que eu posso é arrumar uma encrenca com os donos das transportadoras de mercadoria mas prefiro arriscar e disseminar a minha ideia mundo a fora.

Garanto que é mais prático a todos não esperar o CD de instalação do SolidWorks 2010.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Acho que para isto, a SolidWorks deveria facilitar o processo de instalação e, principalmente, de download das atualizações.

    Acho que tem novidades em relação a isso na 2010 né? Valia um post...

    Oi Samir,

    O Gerenciador de instalações foi aprimorado na versão 2010. O Download de uma instalação completa ficou bem simplificado.

    O que ainda me deixa com dúvidas é como funcionará o processo de atualização de um service Pack.

    Sds,
    Kastner

    Como disse, valia um post... esclarecendo principalmente a parte dos service packs...

    Ok...

    Amanhã farei um post sobre o Download da instalação do SolidWorks 2010. Lembro que a versão SP0 não foi lançada ainda mas o procedimento deve se manter o mesmo.

    Sds,
    Kastner

    Estarei aguardando ansiosamente. Hehehe.

    Olha arnaldo,

    Se possuis uma licença do software, basta pegar o serial do produto e entrar no customer portal da SolidWorks para realizar a entrada e o download da versão.

    Não conheço outro método.

    Sds,
    Kastner

    É uma idéia boa... mas na minha opinião a internet ainda não está com uma velocidade aceitável para downloads assim grandes em muitos lugares.

    Na minha cidade por exemplo, só existe banda larga de 2mb pra quem mora no centro. E vale lembrar que praticamente todas as empresas metalúrgicas possuem sua instalação bem longe do centro da cidade.

    no meu caso eu acho que um download desses chegaria a demorar de 4 a 5 dias para terminar
    isso se não houvesse nenhuma queda do servidor.

    como disse...
    a idéia é boa,
    mas pra mim a internet rápida deveria estar acessível a todos, assim como um simples DVD

    Isso é um outro problema...

    Infraestrutura de internet é complicado. Vou citar um problema meu. Estou no interior de Santa Catarina tentanto utilizar internet via celular. Um dia se funcionar isso será uma coisa legal. Atualmente serve apenas para ler e-mails e softwares de comunicação como o Skype e MSN.

    Mas é uma coisa que todos deveremos buscar junto as operadoras de internet. Internet de qualidade é um direito do povo. Depois que eu vi o Albert fazendo o download do Solidworks Completo em menos de 1 minuto não duvido de mais nada. A única coisa com a qual ele conta é com um serviço de internet de primeira qualidade.

    Mas considero ser real... Cada vez mais as conexões estão ficando mais rápidas e em pouco tempo qualquer um poderá fazer um download de DVD em poucos minutos. Lembrem como ficávamos esperando dias para o Download de um simples MP3 a alguns anos. Tudo é uma questão de tempo.

    Sds,
    Kastner

    Sem incentivo a pirataria aqui no Blog.

    Sem venda de licenças aqui.

    Conteúdo fora do padrão será cortado.

    Lamento...
    Sou funcionário de revenda

    Desculpa ai kastner.
    Se você é o representante, você poderia facilitar as coisas me instruindo sobre formas de compra !

    Kastner, favor postar o vídeo referente ao fator K. Estive conversando contigo na Expominas acerca desse vídeo.
    Abraços!

    Kastner, como inserir rosca formato bsp em componentes e montagens, haja visto que não existe esta opção de rosca nas opções do assitente de furação?

    Evangleison,

    Segue aqui abaixo o link para o vídeo.

    http://www.kastner.com.br/2008/12/fator-k-planificao-de-chapas-metlicas.html

    sds,
    Kastner

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão