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Curvas de Gomos – Chapas Metálicas – SolidWorks 2010

Postado por Guilherme Kastner Dia 27 de outubro de 2009

image Senhores,

Falando em novidades do SolidWorks 2010, sigo escrevendo sobre chapas metálicas. A parte de curvas de gomos foi mais aprimorada para quem desejar fazê-las contando com as novidades de chapas metálicas desta grande versão do nosso CAD preferido.

Muitas coisas apareceram na versão e as funcionalidades de chapas metálicas integradas com múltiplos corpos acabaram por eliminar a necessidade de utilizarmos relaçõesm em contexto para a criação deste tipo de montagem.

Aqui segue o post onde eu publiquei a mesma curva de gomos contruida no SolidWorks 2009. Na época eu não tive coragem de fazê-la em vídeo.

http://www.kastner.com.br/2009/05/mais-chaparia-criacao-em-contexto.html

O método antigo aqui apresentado em maio tinha algumas desvantagens:

  • Exigia uma intensa necessidade em gerenciamento de arquivos
  • Relações em contexto de montagens para a criação das peças
  • Caso uma peça seja cortada para o acoplamento a alguma outra tubulação, necessitaremos criar cortes definidos no arquivo de montagem com propagação aos arquivos de peças.
  • Incompatibilidade com o DriveWorksXpress (DriveWorksXpress não suporta virtual components).

Vale a pena conferir o turorial que eu descrevi nos vídeos abaixo. Tive que quebrar o arquivo em duas partes pois o You Tube suporta apenas 10 minutos de vídeo em cada arquivo e eu me passei no tempo de elaboração dos arquivos.

Segue aqui abaixo a parte 2.

Coloquei aqui abaixo o exemplo que fiz para este tutorial

Façam o download e sejam felizes com o novíssimo SolidWorks 2010.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Show de bola !!! Valeu Guilherme.

    Muito bom Kastner, parabéns.

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    O modelamento em si ficou bom, mas na prática não é assim que se constrói uma curva de gomos, tenho uma rotina um pouco melhor inclusive em sheet metal, onde é possível desenvolver a chapa, caso contrário é só para enfeitar o projeto.

    Hmmm

    Queres me mandar por e-mail?

    Eu publico...
    posso criar vídeos.

    E creditar a vossa pessoa

    Sds,
    Kastner

    só uma pergunta, por que usar gomos de 15 graus no inicio e no fim? será apenas para amenizar a entrada e saida do flúido?
    grato
    Abraham

    Disculpa, a pergunta correta é:
    Porqué usar gomos de 7.5 graus no inicio e no fim?

    Quanto mais gomos mais perfeita é a curva.
    Nesse caso os gomos foram divididos em 5 partes de 15° e 2 de 7.5°,poderia também dividir em 7 partes de 12.857° não ha problemas, mas na prática esse material é traçado em uma chapa, calandra-se toda a chapa e depois se corta os gomos traçados da peça calandrada.
    Grato
    danilo

    Pois é...

    Essa foi uma das melhores séries de Posts que fiz. Foi muito bom.

    Quero pensar em outras para trazer aqui para os leitores.

    Respondendo ao item
    -------------------------------
    mas na prática esse material é traçado em uma chapa, calandra-se toda a chapa e depois se corta os gomos traçados da peça calandrada.
    -------------------------------

    Isso é feito de tal forma pois a galera não tem um software de projetos como o SolidWorks. Observar que os gomos quando planificados são encaixáveis uns com os outros.

    Sds,
    Kastner

    KASTER BOM DIA.

    CARA COMO QUE EU FASSO PARA CRIAR ESSE PLANO 01 QUE APARECE NO VIDEO.
    EU CLICO PLANO FRONTAL ELE FICA AZUL,MAIS NA HORA QUE VOU ARRASTAR NÃO APARECE ESSAS OPIÇÕES PARA CRIAR ESSE PLANO.
    PODE ME AJUDAR?

    Clica na linha e no ponto para criar um plano normal a curva e coincidente no ponto!!!

    Muito bom...
    Mas como posso gerar os desenhos planificados??

    Existem outros vídeos. Procure com a procura do blog.

    é a continuação da série

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