/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Twitter – O que é? Por que eu uso ele?

Twitter – O que é? Por que eu uso ele?

Postado por Guilherme Kastner Dia 30 de setembro de 2009

image Senhores,

Quero escrever sobre um assunto muito diferente para a maioria dos leitores daqui do Blog e usuários da internet em geral, o Twitter.

O tempo passa e muitas pessoas ainda me perguntam a mesma coisa:

O que é um Twitter?

Pra que ele serve?

Vou escrever um post sobre o assunto pois essa ferramenta pode ser utilizada para entrar em contato comigo ou outros usuários de SolidWorks. Confiram o restante do texto nas próximas linhas.

A tempos eu já uso ele aqui no Blog e como ferramenta de comunicação pessoal. Vou fornecer a vocês algumas definições sobre ele:

  • O Twitter é um Microblog onde publicamos textos de até 140 caracteres;
  • Ele é um rede social
  • Com ele escolhemos as pessoas das quais estamos interessados em ler o que elas escrevem (opção Following)
  • Quem gosta do que escrevemos são os nossos seguidores (Followers)
  • Caso uma pessoa que sigo escrever algo que eu gosto posso responder um texto a ela.
    • Todos os meus seguidores visualizarão a minha resposta a pessoa que eu sigo
    • O meu seguidor apenas saberá o que a pessoa a quem respondi escreveu se for seguidor dela.

Confesso a todos que é muito simples de se usar o Twitter… No início ele até parece meio babaca ou sem utilidade prática. O que eu cheguei a pensar. Como tornar o seu twitter algo realmente interessante?

  • Achar pessoas com um assunto interessante a ser seguido
    • Artistas
    • Jornalistas
    • Usuários de SolidWorks
    • Colegas de trabalho
    • Lojas on-line
  • Escrever assuntos de relevância no Twitter

Com o surgimento do Twitter e a popularização do mesmo no Brasil com a eleição do Barack Obama nos Estados Unidos, resolvi criar a minha conta para tentar entender o funcionamento dele. Fuçar mesmo… Futricar. Lembro que comentei com minha irmã sobre a ferramenta quando ela proferiu a seguinte frase:

Guilherme, Que coisa fútil!

Eu jamais vou ter uma coisa dessas!

Ela acabou criando a conta dela no Twitter poucos dias depois da minha e não fica nem um dia sequer sem Twitar (verbo para quem gosta de escrever no Twitter).

Assim, eu comecei a usar o Twitter para seguir alguns usuários da comunidade de SolidWorks em específico.

  • SolidWorks – Perfil que é gerenciado por Matt West
  • Josh Mings – O mais diferentes de todos os blogueiros de SolidWorks
  • Matt Lombard – O meu mentor intelectual em SolidWorks

Com o tempo acabou me servindo para aumentar o contato e até interagir com pessoas que considero possuírem conteúdo para mim.

  • Zini Pires – Jornalista gaúcho que trabalha no Jornal Zero Hora. Na minha opinião um dos melhores colunistas esportivos do Brasil.
  • Paulo Estevão – O criador do layout deste blog.

O Interessante é que o Twitter por ser uma comunicação de mensagens curtas nos auxiliar a trocar mensagens rápidas com pessoas que possuem conteúdo de relevância para nós. Até o pessoal da SolidWorks costuma me responder com uma frequência interessante.

Lembro que o pessoal da DriveWorks também possui as suas contas de Twitter. Estes dias eu fiz um vídeo de migração de arquivos do DriveWorksXpress para DriveWorks Solo e eles soltaram links para o mundo inteiro publicando o material deste blogueiro que vos escreve. O Twitter me faz pensar uma coisa, todos são gente como a gente… E ele acaba nos aproximando e muito para a troca rápida de informações.

Para quem está afim de curar a sua conta de Twitter, coloco aqui abaixo o link para o site do serviço

Clique aqui para abrir o site do Twitter

Lembro que eu uso o Twitter para comunicar muitas coisas e não somente SolidWorks. Seguidores são bem vindos. Costumo comentar e muito sobre os treinamentos que estou ministrando desde que os clientes me autorizem a fazer isso. Já teve situação em que publiquei alguns assuntos sobre:

  • Utilização de técnicas novas do SolidWorks 2009 para a criação de porta moldes
  • Implementação de DriveWorksXpress em um tipo de indústria

Mas eu também tenho vida pessoal.. he he he. Por incrível que pareça. he he he

Daí eu costumo narrar algumas irritações minhas como atrasos de viagens, cidades por onde estou passando, se estarei disponível por celular ou não, irritação com meu provedor de internet… Via Twitter a minha vida está aberta até o ponto onde eu me permito escrever mas existem outras redes sociais na qual espero que o pessoal separe a vida do Kastner com a pessoa do Guilherme. O Orkut eu utilizo ele principalmente para o contato com meus amigos próximos, colegas de trabalho ou pessoas que se tornaram próximas por conta do trabalho. Com o tempo, alguns dos membros daqui do Blog se tornaram meus amigos nestas outras redes sociais mas eu não poderei aceitar convites sem conhecer as pessoas.

Ainda sobre o Twitter, segue aqui abaixo o link do meu Twitter:

www.twitter.com/gkastner

Aqui poderemos dar muitas risadas sobre o SolidWorks e o que ocorre do dia a dia de cada um de nós. Esse é um método simples de nos comunicarmos.

Para quem desejar aprender mais sobre o Twitter, coloco aqui de um Blog que fala muito sobre a ferramenta

dicasblogger.blogspot.com

O Blog é da doutora Juliana Sardinha, se eu não me engano ela é uma médica que trabalha em Goiânia e blogueira em horas vagas. Ela escreve muito bem e o conteúdo dela acaba sendo muito fácil de ser assimilado. Ahhh… Quem um dia estiver afim de iniciar um blog com a plataforma Blogger como o meu também poderá aprender muitas coisas com essa fantástica ferramenta.

Bem… Minha ideia já foi concretizada, acredito… Agora dos já conhecem um pouco do meu pensamento sobre o Twitter… Criem os seus usuários, sintam-se a vontade para Twittar.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Samir diz:

    o twitter está tão cheio de celebridades fúteis que vai afundar. Quem quer saber o que o huck almoçou?

    Sinceramente,

    Em alguns momentos cheguei a pensar que o Twitter seria um segundo Second Life. Que redundância mas tudo bem.

    Mas como disse no Post tem coisas boas circulando nessa nova rede social e vale a pena conferir.

    Sds,
    Kastner

    Samir diz:

    William Bonner cai fora do Twitter para cuidar da saúde (ou cuidar da própria vida, ao invés de gastar todo seu tempo "tuitando").

    E não é o primeiro...

    Como eu já previa ano passado, o Twitter é o "segundo Second Life", sim!

    Vamos deixar bem claro que cada um escreve o que quer onde quer. A opção de escrever é do William Bonner mas se não gostarmos apenas deixamos de segui-lo.

    Sds,
    Kastner

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão