/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Entrevista – Rafael Miranda – Usuário de SolidWorks

Entrevista – Rafael Miranda – Usuário de SolidWorks

Postado por Guilherme Kastner Dia 24 de setembro de 2009

Rafael Miranda Senhores,
Estava a muito tempo sem um entrevistado aqui no Blog. Me lembrei de um cliente já faz um tempo mas como estou sempre na correria das viagens, preferi encontrar um momento em que nós dois estivéssemos com tempo para uma entrevista em tempo real. Usamos o Skype e tudo acabou ficando natural e engraçado.
Se der tempo, tem um trecho que terei de comentar pois afirma uma teoria que eu tenho a alguns anos sobre utilização demasiada do SolidWorks. Mas confiram, vale a pena… Vocês vão gostar do que segue aqui.

Guilherme Kastner: Rafael, quando começaste a usar o SolidWorks?

Rafael Miranda: Comecei a usar o SolidWorks a 2 anos.

Guilherme Kastner: Qual o seu trabalho hoje? No que utilizas  o SolidWorks?

Rafael Miranda: Trabalho 70% com chapas metálicas, mas estou começando a trabalhar com superfícies e modelagem de sólidos também.

Guilherme Kastner: Qual a empresa onde trabalhas? Qual o produto que vocês desenvolvem?

Rafael Miranda: Trabalho na Basemetal, empresa de Londrina Pr. Trabalho na engenharia de mobiliário bancário, a gente desenvolve produtos para alguns bancos.

Guilherme Kastner: Como o SolidWorks ajuda vocês? Como ele diferencia o trabalho de vocês em relação aos concorrentes?

Rafael Miranda: O SolidWorks nos ajuda muito nas questões das montagens, visto que nossos produtos são grandes e geralmente tem muitas peças com articulação, na questão de conferencia de atrito de peças, o acabamento do produto. O SolidWorks ajuda bastante na definição do produto antes de descer a produção, evitando erros depois do produto pronto. Um outro ponto muito importante também é a apresentação de nossos produtos para nossos clientes, a 1 ano e meio começamos a apresentar as imagens renderizadas a eles, e tivemos um ótimo resultado, pois nossos concorrentes não fazem isso, tomamos a frente nisso graças ao recurso que temos no SolidWorks.

Guilherme Kastner: Na apresentação, quais recursos vocês utilizam? PhotoWorks? PhotoView? Podes descrever a experiência de vocês com essas ferramentas?

Rafael Miranda: Então, eu comecei utilizando o PhotoWorks pois na versão 2008 não tínhamos o PhotoView. Comecei fuçando no Solid sozinho mesmo, pois não me conformava que um programa tão bom não tinha um recurso de renderização, acabei descobrindo que tinha. Apanhei muito até pegar a manha do PhotoWorks, dai não parei mais de renderizar, qualquer coisa que eu fazia eu renderizava, desse jeito fui aprendendo mais, gostei muito do recurso. Depois veio o PhotoView no 2009, foi muito bom, mais rápido bem mais fácil pra trabalhar, claro ficou faltando alguns detalhes, mas todos sabemos que as próximas versões já vão estar 100% melhores. Todo vez que termino o desenvolvimento de um produto aqui já vo para o PhotoView fazer o render dele. É um baita recurso e os produtos ficam muito reais.

Guilherme Kastner: hmmmm... Já tinhas utilizado outro software de renderização antes dos suplementos do SolidWorks? Quais?

Rafael Miranda: Já tinha sim. Antes de trabalhar com o SolidWorks eu usava o Inventor, mas não renderizava nada nele. Eu desenvolvia no Inventor e renderizava no 3D Studio Max. Comecei a trabalhar com o SolidWorks e continuei renderizando no 3D Studio Max, mas eu detestava fazer isso, o software é muito complicadinho pra trabalhar, apesar de dominar já a parte de render dele. A melhor coisa para nós projetistas é conseguir fazer tudo dentro de um só Software, e a renderização de produto no SolidWorks põem o Studio Max no chinelo.

Guilherme Kastner: he he he... Depois acertamos a grana por este depoimento...
he he he he
mas assim...

Rafael Miranda: UAHuHAuHAU

Guilherme Kastner: Sei que andaste participando de concursos de renderização com o SolidWorks, o Rendercontest.com. Poderias compartilhar como funciona o concurso? Como foi ganhar um mês dele?

Rafael Miranda: Sim. O site do Chris Thomas é bem fácil para se participar, o usuário de SolidWorks entra nele, baixa o modelo do mês, que é qualquer produto de qualquer espécie. Você leva o modelo para o SolidWorks, trabalha um pouquinho mais encima dele, aplica as texturas, faz o render dele e depois que tiver com o arquivo JPEG pronto vc faz um upload no site. A sua imagem fica lá para votação, se sua imagem for a mais votada dentro de todas vc ganha. Lembrando que usuários do mundo podem participar deste contest. Participei do Contest #41 (do óculos), fui meio desacreditado nele, pois era o primeiro que estava participando, peguei um sábado chuvoso que estava em casa sem nada pra fazer depois de uma briga com a namorada, levei a garrafa de Whisky para o quarto e comecei a trabalhar encima do contest. No final eu já estava bêbado e tinha feito 4 imagens diferentes, escolhi uma no domingo de ressaca, por sorte foi ela que venceu o contest. Agora vou participar de outros, só que pretendo não beber mais em serviços assim. hehe.

Guilherme Kastner: Ufa... Mesmo iria dizer... A namorada devia estar pra escanteio na época que fizeste a imagem..

Rafael Miranda: UAHuHAuHAUhUA
mas depois a gente se acertou, brigas normais no relacionamento

Guilherme Kastner: Bem... Na minha última visita a Basemetal começamos a organizar o grupo de usuários do norte do paraná. Como ele está andando? Como estão as reuniões?
Poderias falar um pouco sobre ele?
Rafael Miranda: Sim, primeiro quero agradecer pelo convite que você me fez para tomar a frente com o Grupo de Usuários SolidWorks Paraná. O grupo esta indo muito bem, tivemos 2 encontros já, um aqui mesmo em Londrina e outro em Maringá. No primeiro tivemos 4 palestras muito boas a respeito de técnicas, dicas e duvidas a respeito do SolidWorks. Você, eu o Nagay e o Marcelo Hendler foram os palestrantes. Tínhamos duvida se o primeiro encontro seria bom, que daria resultado, mas foi muito bom, após o encontro foi aberto o fórum e os usuários do Paraná estão usando e participando dele. O nosso segundo encontro em Maringá foi muito bom também, neste encontro não tivemos a participação de ninguém da SKA e nem da SolidWorks infelizmente, mas no meu ponto de vista este encontro foi até melhor que o primeiro, pois os usuários começaram a participar mais das palestras e após o encontro o fórum aumento bastante e acredito que se continuarmos deste jeito o grupo irá crescer bastante.

Guilherme Kastner: Que bom... Desejo muita sorte a vocês com o Grupo de usuários... Fiquei feliz que os usuários do norte do paraná estão se mobilizando em torno do grupo. Lembro que isso é um patrimônio de vocês. É uma maneira muito prática de se propagar o conhecimento entre os usuários das cidades. Me candidato a participar dos eventos sempre que possível.

Sobre as renderizações, queres compartilhar algumas de suas imagens com os leitores daqui do Blog?
Rafael Miranda: Sim Guilherme, poderia lhe passar algumas imagens que fiz no SolidWorks pra você.

Guilherme Kastner: Ahhhh
A da mesa de Bar é a melhor... Essa obrigatoriamente tem que ir ao ar!

Rafael Miranda: hehehehe, com certeza essa ficou uma coisa bem diferente
estou trabalhando em outras imagens deste gênero

Guilherme Kastner: Que tipo de imagem?

Rafael Miranda: Imagens fora do cotidiano de industrias, coisas diferentes, no momento estou modelando peças para fazer uma mesa com uma garrafa de Whisky um copo cheio com 2 pedras de gelo, uma carteira de cigarro e um Zipo.
Gosto de mexer com o SolidWorks, isso me faz sair um pouco da rotina do trabalho

Guilherme Kastner: Bom... Obrigado pelo tempo... A entrevista foi divertida... Confesso que gostei de fazer ela em tempo real pelo Skype. Gostaria de deixar algum recado aos leitores? Convidar o pessoal da sua região para o grupo de usuários?

Rafael Miranda: Opa, foi um prazer participar do seu Blog por meio desta entrevista Guilherme, o meu recado para os usuários de SolidWorks é que mecham nele cada vez mais, pois o programa é imenso, tem muita coisa boa nele que todos podem usar, e quanto mais se meche nele mais profissionais a gente se torna. Aos Paranaenses, convido a todos a participarem do nosso Grupo de Usuários SolidWorks Paraná, qnt mais usuários lá, maior é o nosso conhecimento encima do Software. O endereço do grupo é http://groups.google.com.br/group/grupo-de-usuarios-solidworks-parana.
Obrigado Guilherme pela entrevista,
abraço a todos
mesa de bar 1
Mesa de bar…
 santander3
Produto de cliente
rolamento
Testes com o PhotoView 360 2010
Oculos
Modelo com o qual o Rafael ganhou o concurso de Renderização

Outros Comentários:

  1. Vejo que o Rafael é um grande períto na utilização do render do Solidworks, bom trabalho mesmo. Agora, o fato de fazer um comparativo de renderização com o 3D Studio Max pegou pesado. O 3DS Max é um software desenvolvido para esse tipo de trabalho, não se pode comparar dessa maneira. Pra ter um comparativo, veja nesse link as imagens geradas no 3D Max: http://gnomonology.com/tutorial/310

    como o Rafael Falou: Eu desenvolvia no Inventor e renderizava no 3D Studio Max. Comecei a trabalhar com o SolidWorks e continuei renderizando no 3D Studio Max, mas eu detestava fazer isso, o software é muito complicadinho pra trabalhar, apesar de dominar já a parte de render dele. A melhor coisa para nós projetistas é conseguir fazer tudo dentro de um só Software, e a renderização de produto no SolidWorks põem o Studio Max no chinelo

    a parte sobre o software ser complicado, sinal de ele não tinha muita certeza do que estava fazendo, acho que um software desenvolvido pra esse trabalho não pode ser comparado com uma ferramenta Expressa, se o render do SW fosse uma ferramenta que deixasse o 3d Studio Max no chinelo, ele não seria tão usado em Hollywood, ou não faria renderizações tão precisas,

    http://www.youtube.com/watch?v=m8DQ_ejoed8
    veja esse vídeo,

    e tire suas conclusões,

    "...O Render do SolidWorks deixa o do 3dStudioMax no chinelo."
    um dominador do software, não falaria tamanha burrice.

    Assim... Deixa no chinelo em muitos aspectos e eu posso ajudar a entender os aspectos em que ele falou isso. Calma a todos!

    he he he he

    Assim eu concordo que muitos usuários de SolidWorks irão achar o render do 3D MAX uma coisa ruim e na prática ele é. Para engenheiros, imaginem definirmos uma montagem e exportar a mesma para um software de renderização. Neste software definir aparências, luzes e câmeras. Digamos que o produto sofreu uma revisão e tudo deverá ser redefinido no 3D Max pois o mesmo, creio eu, não possui uma associatividade com o SolidWorks.

    Continuando, o Renderizador do Solidworks tem uma série de vantagens que se mostra muito util para todos os usuários de SolidWorks

    - Integração com a definição de materiais aplicados no SolidWorks.
    - Integração com configurações
    - Integração com os estudos de movimento.

    São muitas vantagens pontuais. Como na associatividade entre a renderização e o modelo. Modelo alterado e renderização atualizada.

    Não que seja um lixo mas para o pessoal de projetos as ferramentas da SolidWorks se tornam muito competitivas no mercado por serem faceis de se utilizar e de alta qualidade.

    Sds,
    Kastner

    Tiago diz:

    Sem cabimento ... "e a renderização de produto no SolidWorks põem o Studio Max no chinelo." - home vai trabalhar de pedreiro, tu não tem condições de continuar fazendo renderização com um ponto de vista desses.

    Kastner... parabéns pelo Blog ta muito bom mesmo... mas cuida com o conteúdo cara por qualqé um falando asneira aqui nã dá!

    Calma...

    Entendam que ele foi um fanboy...

    Um faceirinho... Uma visão alegre dos fatos e eu achei engraçado publicar. A ideia era não ser algo ofensivo. Não se ofendam. Eu entendi o que ele quiz dizer e espero que todos leiam os comentários e entendam.

    Sds,
    Kastner

    Eu tenho de escrever mais umas coisas sobre o assunto... Tenho opiniões sobre as duas principais ferramentas de renderização da SolidWorks.

    - PhotoWorks - Algo antiquado que está sendo descontinuado. As funcionalidades que ele ganhou nos últimos anos foram para o RealView e indiretamente afetaram ele.

    - PhotoView - Acho que daqui a um tempo ele será uma ferramenta séria mas para isso deverá ir para dentro do Solidworks e funcionar de forma mais parecida em relação ao PhotoWorks. Lemrbo que o que é ruim no PhotoWorks é a forma de processamento das informações que é antiquada e torna o processamento de imagens um pouco mais demorada e o photoView é com renderização quase em tempo real.

    Escreverei mais sobre isso mas ambos geram imagens de altíssimo nível e os principais benefícios deles estão em serem integrados ao solidWorks

    hehehe, os menininhos ficaram brabinhos.
    Primeiro quero deixar bem claro que o que eu falei é que o Max é ruim para render de produto, pelos seguintes fatos: ter que sair de um programa para ir no Max fazer o render (render ruim por sinal, nunca chegará aos pés do PhotoView) e que é muito ruim desenvolver um produto inteiro no Max, comparando com a facilidade de se fazer no SolidWorks é claro. Agora para os "servos do Max" ai encima, se o programinha que vcs defendem com unhas e dentes fosse tão bom assim erá ele o lider de mercado nas industrias e não o SolidWorks, Inventor, SolidEdge e Catia. Mas eu entendo vc garotos, já passei por essa fase qnd eu só pensava no Max, o Max era tudo pra mim eu comia e tomava Max, dormia com Max, se algue falava qualquer coisa contra ele eu virava uma fera assim como vcs ficaram, mas isso passou qnd eu comecei a trabalhar com programas onde eu posso fazer tudo neles, e tudo tecnicamente correto, desenvolvimento, testes, desenhos e renders. Agora o brabinho do Anderson ai encima quere compara animação em 3D do Max com oq eu falei foi pra acaba né, depois eu que falo asneira ein Tiago? Só que faltava mesmo a SolidWorks quere faze filminhos pra Hollywood, se isso acontece eu paro de usa o SW. Fico tranquilo pq isso nunca passa pela cabeça dos engenheiros da Dassault, parti pra boiolisse de animação cinematografica. Bom garotinhos brabinhos, eu só falei bem de um Software que eu uso e falei mal de outro que ja usei e nenhum de vcs ai podem medir meu grau de conhecimento no Max pq vcs não tem nem idéia do que eu ja tive que fazer pelo Max, então não falem asneiras vcs. E se acharem que eu estou cuspindo no prato que ja comi, eu concordo com vcs, cuspo mesmo.

    Agora, vou deixar vcs varando a noite ai atrás de tutorialzinhos do Max pra faze mais uma imagenzinha bacana pra mostra pros seus amigos paga-pau do Max.

    Ahhh e obrigado por comentarem a entrevista.

    Este comentário foi removido pelo autor.
    Julio diz:

    Eu entendo você, Rafael. Eu também reclamava que os carros que eu dirigia e era um excelente motorista (digamos que eu dominava o assunto) eram muito lentos e faziam muito barulho. Até que eu descobri que havia mais de uma marcha. Foi então que eu percebi que dirigia da forma que aprendi sozinho. Não tive ninguém pra me dizer como se dirigia direito. Na verdade eu não sabia dirigir e achava que a culpa era do carro. Essas coisas acontecem.

    Não acredito que um produto com diversas funções, tenha melhor desempenho em uma determinada função que outro produto que foi desenvolvido (e tem know-how) para essa mesma função. É o mesmo que dizer que um médico clínico geral conhece mais que um especialista.

    Só uma curiosidade: és designer ou engenheiro?

    Julio
    Eu não sou piloto de carro, se eu fosse acho que não seria muito bom. Mas voltando aos softwares, qnd eu utilizava o Max, por ele ser um programa cheio de detalhes e eu apenas utilizava o recurso de render dele, eu fui atras de treinamento. Procurei uma das melhores escolas de Computação Gráfica do Brasil, a Cadritech, acredito que vcs conheçam, e acho que eles não me ensinaram pela metade os recursos de renderização do Max. Depois do treinamento usei bastante o Max, é um bom programa pra render de internas, externas e animação, nunca neguei isso, mas o que eu mais queria era fazer tudo dentro de um software só, coisa que se eu fosse querer fazer no Max seria mais trabalhoso e ele não me da uma segurança nenhuma na parte técnica (como ja cometei acima). Então acho que se o Max tinha, seila, 5 marchas conforme sua comparação, eu utilizei as 5 e mais um tubo de "Nitro", só que mesmo assim não me convenci de continuar a utilizar o software para meus renders.

    Se o Max é um "especialista" em renders e o SolidWorks é um "médico clínico geral", acho que o Max tem que começar a tomar cuidado pra não perder o lugar no consultório dele, pois o PhotoView esta chegando pra revolucionar a apresentação de produtos desenvolvidos no SolidWorks.

    Sou Designer de Produto, trabalho a mais de 7 anos desenvolvendo produtos, e ja peguei produtos bem complicados para resolver, e até hoje o software que melhor me atendeu no desenvolvimento, testes, desenhos técnicos e renders foi o SolidWorks. Me desculpem os fãs do Max, mas a hora que vcs precisarem de velocidade, confiança que seu produto vai funcionar realmente, detalhes técnicos, uma apresentação de desenhos rica em detalhes, testar seu produto pra ver se ele resiste esforços repetitivos e é claro um render perfeito mostrando qualquer detalhe do seu produto e não apenas uma imagenzinha, vcs vão entender do que estou falando.

    Olá à todos,

    Rafael meu caro, parabéns pelas imagens, mas cuidado com o que vc fala, estude BEM os concorrentes do Solid Works antes de escrever qualquer coisa. Entendo que este é o seu ponto de vista. Porém vc como "entendido" de softwares deve saber o potencial de cada um deles. Esse tipo de entrevista serve somente puxar o saco!

    Aproveite as suas horas vagas p/ estudar! Não pense que qualquer um lê o blog do Kastner!

    Abraços,

    Obrigado Welinton...

    Bom, não quero ser um BadBoy da SolidWorks e nem um puxa saco tambem. Pode ter certeza que conheço muito bem os concorrentes do SW, e o unico que eu mencionei é o Max, que, como ja disse é muito ruim para se desenvolver um produto inteiramente nele, (no meu ponto de vista, que eu entendo que é como bunda, cada um em a sua). E qnt as minhas horas vagas, eu aproveito muito bem sim, praticando no SolidWorks, que é um ótimo programa para design de produtos. Agora, não mencionei outros programas alem do Max, que continuo achando ruim para se desenvolver um produto inteiramente nele.
    Grato e obrigado novamente, pretendo continuar fazendo outras imagens boas no SolidWorks.

    Gente, por favor não confundam software de desenvolvimento de produtos como Solid Edge, Solid Works e Inventor com software de animação e renderização de imagem. O ponto mais forte da Autodesk (desenvolvedora do 3ds Max) é exatamente a manipulaçõa de imagens. Por isso penso que o comparativo feito pelo nosso entrevistado é de extrema falta de conhecimento.

    É isso ai Aline, agora vc falou +- certo "não confundam software de desenvolvimento de produto com de animação", isso nem passou pela minha cabeça qnd dei a entrevista. Refriso novamente "o PhotoView é muito melhor para render de 'produto' do que o Max". Agora vc acabou com a Autodesk ein, que esta com o Max a, seila, 3 ou 4 anos, exclui totalmente o AutoCad e o Inventor que na minha opinião é melhor que o Max tambem, são ótimos softwares para desenvolvimento de produto, o Max não faz o que eles fazem, só se salva por ser bonzinho em manipulação de imagens.
    Gente, vou deixar bem claro aqui uma coisa, o Max é bom demais, um ótimo programa para animação em Hollywood (Anderson, q teve a coragem de colocar um link de uma animação tosquissima no YouTube feita no Max, até eu ja vi melhores) mas, desenvolver tudo nele e ter o resultado que tenho no SW, falta muito ainda.

    até Muchachos...

    Guilherme o pessoal aqui gostou de brigar comigo, não sei pq, hehehe

    Quem quizer discutir mais comigo me encontrem no Twitter como @finhasenator, la eu posso teclar sobre esse assunto o dia todo, fiquem a vontade.

    E olhem que legal, a discussão não vai passa de 140 caracteres, hehe.

    olha...

    Eu achei TOTALMENTE DESNECESSÁRIA a discução... Pensem no contexto da entrevista e não na ofensa. Quanto a concorrentes, é complicado de se falar aqui no Blog. Muitos sabem que estou na SKA a alguns anos, precisamente 5. Com isso, lembrem-se que a SKA já foi revenda de Autodesk e eu suporte técnico e posteriormente técnico de aplicações do mesmo.

    Acalmem-se um pouco...

    Acho que TODOS estão sendo radicais... Acreditem... TODOS. Pensem novamente no contexto da situação em que o Rafael comparou o MAX e o SolidWorks. Eu conheço o Rafael pessoalmente e por isso resolvi compartilhar o ponto de vista dele com todos os leitores daqui do Blog. Vale a pena nos acalmarmos e pensar na situação.

    Quanto ao conhecimento dele a outros softwares... Não posso concordar quanto a alegação de falta de conhecimento de causa... O Rafael conhece e é um estudioso em softwares e SolidWorks. Entendam que é ponto de vista e peço respeito e não ofendam a ele.

    Ola pessoal meu teclado esta em ingles entao entendam a falta de acentuacao.
    Primeiro dou os parabens ao Kastner e depois ao rapaz entrevistado. Muito legal o trabalho.

    Se permitem minha opiniao pessoal, o pessoal esta nunca discussao pra lah de besta. Gosto jamais sediscute. Cada software tem sua funcao. Nao podemos negar que o 3Dmax [e um excelente renderizador. Creio que o que foi dito [e que quando vc trabalha desenvolvendo um produto inteiramente no Solidworks, entao o 3DMAX passa a nao ser a melhor opcao para renderizacao devido a muitos fatores. Ele nao atualiza as edicoes de projetos e tal. Nesse posnto, a renderizacao do SW, principalmente o photoview se encaixa realmente muito superior em termos de retorno tecnico que o 3dmax. Com 3 clique no photoview se gonsegue uma renderizacao que o 3dsmaxprecisa de talvez horas de trabalho e um excelente conhecimento dedicado de rendizacao e do software em sim. Entao, nesse ponto de vista, se torna inviavel usar o 3dmax e realmente o retorno pelo photoview se torna superior. Tentem comparar criar o modelo no Inventor e usar a ernderizacao do photoworks, damesma forma se tornar[a invi[avel e poderiamos afirmar que o 3dmax deixa o photoview no chinelo.
    Sao pontos de vistas que nao devem ser discutidos dessa forma. Comparacoes que denigrem a imagem dos comentaristas por falta de respeito. OS fabricantes nao estao nem ai para esses tipos de comentarios. continuam a faturar direto e cada um puxa brasa pro seu lado. Nao facam isso. Trabalhem com orgulho e respeito. Estamos todos lutando pra sobreviver e de nada adiantara discutir qual o melhor. Cada um usa o que preferir e fim de briga. Tem lugar pra todos.
    O que esperam com isso? convencer os outros que o software que vc escolheu eh melhor que o do outro? isso faz dele um ser menosprezado por isso? ou de vc um cara mais inteligente? em vez de tentarem se matar, tentem se ajudar. O sol brilha pra todos e para todos o fim tambem chegara.
    Um abracao a todos.

    Parabens Rafael,
    conheci o Rafael outro dia, quando fomos ao encontro de usuario em maringa, deu pra ver que ele tem um bom entendimento tanto na parte de desenvolvimento de produto e render. Agora quanto ao comenterio de deixar o max no chinelo, como a entrevista ocorreu em tempo real pelo skype acho que ele falou o que le passou na cabeca na hora, quantas vezes eu ja fiz comparacoes parecidas com amigos que usam o Inventor ` o inventor ta uns 4 anos atrasados em relacao ao SW ` , do mesmo geito que que tem o pessoal que usa o Catia que fala prefiro usa o PAINT do que o SW, entao cada um tem um ponto de vista, cada um tem uma necessidade, e o Software que deixa o outro no chinelo eh aquele que le atende da melhor forma possivel, mais rapido, com o melhor custo beneficio e etc.
    Causando Polemica em Rafael, pq nao fala disso no proximo encontro do Grupo de usario :D
    brincadeira.
    Parabens ao Kastner pela entrevista

    hahahaha...Kastner, Albert e Robson, vcs falaram tudo, a minha idéia não era ofender os usuarios do "melhor software do universo" o Max, foi só uma citação do momento. Lógico que eu não ia ficar quieto depois de tantos comentarios "maldosos" contra mim, só me defendi usando a verdade é claro, hehehe. Gosto é gosto, uns gostam dos olhos, outros da remela = Max, hehe essa foi Fo**.(não consegui apagar isso, meu teclado esta com problemas Sorry)
    Robson, só espero q os defensores do Max não compareçam ao nosso proximo encontro.

    Bom gente, minha intenção não foi ofender ninguem, me desculpem os que se sentiram. Só falei do bem do Software que paga meu aluguel, meu pão com leite, meus Whisky's e tudo mais, e vejo que não falei nenhuma mentira.

    Abraços a todos...

    Boa noite pessoal, primeiramente gostaria de salientar que blogs são para isso mesmo, expressar opiniões. Se houvesse convenço mundial, apenas teríamos um ou talvez dois softwares para cada finalidade, acredito que o importante é buscarmos cada vez mais conforto, agilidade, tranqüilidade nas ferramentas que utilizamos, não podemos esquecer que estas ferramentas são os meios para chegarmos aos nossos objetivos e muitas vezes utilizamos várias delas simultaneamente. Na verdade tratando de engenharia buscamos soluções práticas para apresentação dos produtos, e como os softwares de projeto cada vez mais incorporam as características de matérias, para cálculos detalhamentos e apresentações, vejo um photoview uma ferramenta muito mais eficaz, apesar de concordar que em termos de qualidade o 3D Studio é infinitamente superior, bem como a característica e a formação de profissionais de ambos os softwares normalmente são bem diferentes. Espero não ter aumentado a discussão, apenas admiro as diferenças é assim que evoluímos e aprendemos. Abração a todos.

    Tiago diz:
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    Agora ACABOU!!!

    Cansei!

    Vamos dar um tempo a essa discussão!!! Estou recebendo alertas de comentários até durante a madrugada e não acho eles nada convincentes. Por enquanto aqui é só!!!

    Estou peeeeeeeeeee da vida.
    Deu!

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão