/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Design Checker – Correção de Projetos

Design Checker – Correção de Projetos

Postado por Guilherme Kastner Dia 26 de setembro de 2009

Senhores,

O SolidWorks a alguns anos passou a evoluir não só nas ferramentas de projeto mas em outros setores também. Uma ferramenta simples de entender a sua funcionalidade e simples de ser aplicada é o Design Checker. Estou escrevendo sobre ele pois estou me sentindo culpado de nunca ter forçado a aplicação dele em algum cliente ou até por conhecer a ferramenta muito pouco.

Como estou indo pra casa e estou esperando o tempo passar, vou refletir um pouco com vocês algumas das funcionalidades da ferramenta.

O que é o Design Checker?

  • Uma ferramenta que faz parte do SolidWorks Professional
  • Um corretor de projetos
  • Uma segurança na inconsistência de informações

Vou explicando passo a passo as funcionalidades da ferramenta mas o objetivo do post de hoje não é deixar os usuários capacitados na utilização dela. Vou citar exemplos onde o Design Checker poderia ter salvo a vida e o emprego de algumas pessoas… Serão histórias genéricas e qualquer coisa é apenas mera coincidência.

Imagine uma peça mal projetada no SolidWorks e que a mesma tenha uma geometria relativamente complexa de se alterar. Ao mudarmos uma dimensão os filetes, inclinações ou outros recursos pararam de funcionar. O usuário de SolidWorks pensou que poderia mudar a dimensão do desenho pois isso era o importante na fabricação da peça…. Coitado, ninguém contou a ele que a empresa usava softwares de corte de chapa ou usinagem CNC que reconheciam o modelo sólido e não o desenho. De forma ingênua, o usuário resolver modificar manualmente a dimensão sem alterar o modelo tridimensional pensando que estava fazendo a coisa rápida e correta. O usuário do Solidworks não contou o ocorrido com a dimensão de desenho a ninguém e o produto foi liberado por toda a equipe de projetos e revisão pra fabricação… O que ocorreu?

Alguém consegue imaginar o final da história?

A peça foi aberta em um software de CAM, programada e fabricada… No final descobriram que o produto não estava corretamente dimensionado. O projetista aparentemente não tinha culpa mas descobriram a diferença entre o modelo sólido e o desenho… Ninguém conseguiu detectar o erro pois o arquivo de desenho estava correto.

Se a empresa deste pobre projetista estivesse usando o Design Checker, nenhum problema teria ocorrido no que diria respeito a integração de CAD e CAM. Com ele pode-se averiguar a consistência das dimensões do desenho em relação ao arquivo de modelo.

Coloquei abaixo uma imagem onde configura-se o Design Checker para que ele consiga averiguar a substituição de valores das dimensões.

image

Existe um segundo tipo de história padrão para a aplicabilidade do Design Checker. Imaginem que em minha empresa eu contava com um template de desenho mas este sofreu uma série de mudanças em alguns parâmetros por pressão de clientes ou outros setores da empresa. Por exemplo, vamos imaginar que mudou os seguintes parâmetros:

  • Fontes de textos de desenhos
  • Estilos de setas de dimensões
  • Tamanhos de textos na identificação de vistas

Antes do projetista se matar pensando na quantidade de desenhos a serem alterados, espero que ele leia esse post.

HA!!!

Estou com senso de humor!!! ha ha ha ha ha ha ha ha!!!!

Bem, o que pode é ser feito é criar uma verificação com o Design Checker e pedir para que ele faça a averiguação dos projetos afim de alterar as informações sozinho. Tudo poderá ser automatizado. e até anos de projetos poderão serem averiguados e alterados automaticamente pelo Design Checker. Ou usamos ele ou cria-se uma API… Mas pra que criar algo se ele está pronto para ser implementado? Vamos ser felizes!!!

image

Senhores, tenho que ir… Está quase na hora e como dizia uma amiga:

Vou me embora pra Pasárgada!!!

Vou me embora e abraços a todos!

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. I have not seen a real world usage for Design Checker. Users can provided a lot of input to SolidWorks that would make it more useful, but I have not seen any such suggestions implemented.

    I guess it can be solved with a good PLM or PDM software.

    Minha nossa! isso pode ter salvo a minha vida.
    Estava desesperado pois não tinha um jeito de alterar todos os desenhos para o novo template
    afinal sou o único desenhista aqui na empresa e mal tenho tempo para fazer tantas alterações.

    Gostei muito do seu blog
    já estou acompanhando ele a alguns dias
    parabéns

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão