/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Carro Modelado no SolidWorks – Tutorial em vídeo

Carro Modelado no SolidWorks – Tutorial em vídeo

Postado por Guilherme Kastner Dia 8 de setembro de 2009

solidworks-audi-r8 Senhores,

Esta semana começou a circular na internet um vídeo elaborado com o SolidWorks apontando a utilização do programa para criar todo um Audi com recursos de superfícies.

O primeiro a escrever sobre o assunto foi o mais “diferente” dos blogueiros da comunidade de SolidWorks, Josh Mings. Depois o gerente técnico da SolidWorks mandou um e-mail para as revendas comentando o assunto. Vamos um pouco mais a fundo nessa história e entender do que se trata.

Aqui abaixo eu coloco o texto retirado do blog do Josh em que o criador do carro comenta o assunto.

Tudo começou a alguns anos quando estava aprendendo a utilizar os recursos de superfície do SolidWorks e fiquei impressionado com a quantidade de recursos que encontrei. Mas era complicado de encontrar bom conteudo sobre o assunto.

Solidworks_Car_01-525x262

Anos passaram e eu finalmente fiquei bom no SolidWorks. Então eu comecei a desenhar o R8 somente por diversão como um projeto secundáro. Eu também conseguiria desenhar meu antigo Chevy Cavalier… Mas o R8 se mostrou mais interessante.

Solidworks_Car_02-525x233 

Eu fui escrevendo sobre o meu progresso e o retorno de outras pessoas foi impressionante. As pessoas me diziam que o projeto de carros era muito complexo para elas… Mas sabem qual o problema? Projetar um carro não é tão difícil… O grande problema é que as pessoas tem medo de utilizar superfícies e esboços com Splines! Vamos encarar isso! Nunca conseguiremos um formato sexi utilizando linhas e arcos… Se necessitamos de formas suaves, necessitaremso de esboços suaves.

Solidworks_Car_03-525x266

Após a conclusão do carro, muitas pessoas me perguntavam se eu conseguiria criar um passo a passo sobre como o R8 foi projetado. Então a 5 meses passados eu decidi criar este tutorial que mostra que não é tão difícil de de modelar um carro.

Prepare-se para aprender

O plano de Daniel é tornar este tutorial disponível para compra nas próximas semanas. Caso desejares saber quando estiver disponível, foi criado um site para o Tutorial sobre o Audi R8. Você poderá se cadastrar na lista de e-mails lá existente. Por enquanto estão disponíveis mais algumas imagens sobre o carro desenhado no SolidWorks e claro mais um vídeo prévio logo abaixo.

 Solidworks_Car_04-525x150

Solidworks_Car_05-525x256

Solidworks_Car_06-525x281

Segue abaixo o vídeo disponibilizado pelo usuário onde as 12 horas de trabalho estão resumidas em pouco mais de 5 minutos.

Isso ajudará a todos a entender o processo de criação do carro.

Lembro a todos que retirei este conteúdo quase na íntegra do Blog SolidSmack.com que é de autoria do Josh Mings.

Segue aqui abaixo o link para o post original.

http://www.solidsmack.com/how-to-model-a-audi-r8-car-in-solidworks-youll-love-this-video/2009-09-02/

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. OK! Excelente projeto. Ainda vou ralar muito pra conseguir um resultado desses. Saudações, Deivide Gabriel ( SENAI - CIMATEC / SALVADOR-BA. BRASIL )

    Tomara que consiga em breve. Estou na torcida. Abraços, Kastner

    Sim muito massa essa criação do Dan.

    Consegui comprar o dvd com o tutorial, dei uma olhada são mais de 2gb's de informação, tudo em superficie. Tenho certeza absoluta que modelar isso seguindo o tutorial vai abrir uma visão gigante sobre os diversos tipos de emprego das ferramentas de superfície. Tenho pra min que é um outro universo dentro do proprio solidworks.

    Só preciso de tempo pra começar a brincar!

    Dale solidworks!

    Tenho pouca experiencia no Solidwoks, e a pergunta que me ocorre è: Será possível transformar essas superficies do carro em chapas desenvolvidas(planificadas) no SolidWoks?
    Grato Abraham

    @Abraham...

    Somente com SolidWorks, não

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão