/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Salvando Arquivos – Parte 3 – Problemas de gerenciamento

Salvando Arquivos – Parte 3 – Problemas de gerenciamento

Postado por Guilherme Kastner Dia 5 de agosto de 2009

image Senhores

Repetir o nome de arquivos causa muitos problemas na rede da empresa. Vamos aos fatos, o que leva alguem a repetir um arquivo?

  • Dificuldades de compartilhar um arquivo entre múltiplos usuários. Se o arquivo está com acesso de leitura e escrita liberado em uma rede, o primeiro que abrir o mesmo possuirá o acesso de escrita. Os demais abrirão com acesso a somente leitura do arquivo. Se as opções do Solidworks não estiverem ajustadas corretamente, toda vez que um documento onde a referência for inserida for modificado e salvo, o SolidWorks nos fornecerá uma mensagem de erro pois não conseguem salvar as referências.
  • Complexidade em achar as referências das montagens. As peças são compartilhadas nos diretórios de um determinado projeto mas serão utilizados em outros que serão criados futuramente. Em algumas situações, os usuários inserem o mesmo várias vezes em pastas diferentes da rede.

Se um arquivo estiver copiado muitas vezes na rede, quais tipos de prejuisos poderemos ter?

  • O SolidWorks nem sempre abrirá os arquivos referenciados na mesma pasta do arquivo principal. Lembre-se que existem muitos critérios de pesquisa na abertura de arquivos referenciados conforme o Post anterior
  • Se desejarmos alterar o arquivo, deveremos atualizar o mesmo em múltiplos locais da rede. Imagina se a peça estiver salva em 200 locais e a mesma sofreu uma alteração?
  • É frustrante abrir uma montagem e constatar que os componentes não foram atualizados corretamente pois as peças não foram atualizados em todos os locais da rede.

Se o problema for de gerenciamento de arquivos entre múltiplos usuários em uma rede ou de localização de referências existem algumas soluções simples para que os usuários possam voltar a sorrir.

  • Ajustar as opções de sistema do Solidworks para que o programa possa compartilhar e gerenciar arquivos em uma rede. Lembro que se trata de muita coisa mesmo que vai desde ativar o ambiente colaborativo até o gerenciamento dos arquivos somente leitura e suas alterações que serão descartadas
  • Utilização do SolidWorks Explorer para localização das referências de uma montagem,
  • Implantar um software de gerenciamento de arquivos (PDM) que controle muitas coisas como nomes de arquivos repetidos, compartilhamento de informações entre múltiplos usuários e localização de referências.

O que eu recomendo é sempre pensar… Gerenciar arquivos sem juízo é algo que pode significar o término de uma implantação de um CAD de forma traumática e sem um sucesso pleno.

Ainda devo continuar a pensar sobre o assunto.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Lucas diz:

    Concordo, além de habilidade com o software a organização dos arquivos é de suma importância.
    Bom post!

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão