/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Salvando arquivos como PDF

Salvando arquivos como PDF

Postado por Guilherme Kastner Dia 12 de agosto de 2009

image Senhores,

Essa semana, o Thiago que atualmente trabalha na empresa Cristófoli de Campo Mourão, me perguntou que conversor de PDF que eu uso. Isso foi uma coisa bem informal, mais pra ter uma opinião de outra pessoa.

Lembro-me que a seis anos atrás quando trabalhava em uma empresa de projetos, era algo revolucionário enviar um PDF a um cliente. Como usava AutoCad versão 2000, tive de procurar um driver de impressora PDF mas todas as soluções da época deixavam uma marca no rodapé do arquivo informando que eu estava usando uma versão gratuita. Ainda bem que o tempo passa e inclusive o arquivo PDF possui mais recursos. Vou comentar o nome de alguns aplicativos gratuitos que hoje encontramos no mercado:

  • Cute PDF
  • Primo PDF

Quem lê o blog a mais tempo deve se lembrar de um dos meus primeiros POSTs, sobre o pdf 3d.

http://www.kastner.com.br/2008/08/uma-ferramenta-de-comunicao-pdf-3d.html

Quem leu o Post, pode observar que qualquer arquivo no SolidWorks pode gerar um PDF, mas creio que o melhor PDF que existe mesmo é o PDF 2D para desenhos. Pois o SolidWorks cria um índice com as vistas para o usuário selecionar na folha do arquivo. Vale a pena testar. Portanto, ninguém instalará uma impressora de PDF pra criar arquivos nesta extensão no SolidWorks.

A qualidade dos arquivos

Mas o que me questionaram:

Como trabalhar gerando arquivos PDF no Microsoft Office?

Simples, muitos aplicativos hoje contam com os seus próprios conversores, inclusive o próprio Office possui um disponível gratuitamente para usuários da versão 2007. Confiram aqui abaixo no link:

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=4d951911-3e7e-4ae6-b059-a2e79ed87041&DisplayLang=pt-br

O que eu mais gostei neste gerador de PDF da Microsoft foram os seguintes itens:

  • Arquivo PDF com tamanho pequeno se comparados com os programas tradicionais
  • Se existirem links no Word para sites na internet, os mesmos serão preservados
  • As imagens são impressas com uma boa resolução

Mais uma vez, como o PDF se tornou uma ferramenta pública e muito utilizada no compartilhamento de documentos, os desenvolvedores de softwares tiveram de criar ferramentas para que os seus programas gerassem estes arquivos.

Parece uma viagem minha mas hoje eu vejo algo parecido até com o Twitter. Observem que eu possuo ele integrado em vários locais entre eles:

  • Firefox com a extensão Twitterfox
  • MSN publicando as minhas postagens via o Live Portal da Microsoft
  • TwiKut que publica as minhas postagens no Orkut

Se a ferramenta for boa como o PDF, ela será suportada em múltiplas plataformas.

Me coloco a disposição de todos para eventuais esclarecimentos.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Caraaaaamba Kaster, essa do Office 2007 salvar em PDF é ótima. Cara se você soubesse o tanto que o meu patrão bate cabeça para salvar uns docs dele em PDF. Ele vai pular de alegria, valew mesmo!
    Abraço.

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão