/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Está na hora da aposentadoria

Está na hora da aposentadoria

Postado por Guilherme Kastner Dia 11 de agosto de 2009

image Senhores,

Recebi um e-mail da SolidWorks sobre as novidade e planos de aposentadorias de softwares e sistemas operacionais nos planos de desenvolvimento. Por mim, a maioria destas notícias já eram esperadas mas não tinham sido noticiadas oficialmente. Como recebi ontem altas horas da noite um e-mail do gerente técnico da SolidWorks que atende a SKA, escrevi o post com a notícia nova.

Aposentadoria do PhotoWorks

Por favor estejam cientes de que o SolidWorks 2010 será a última versão a incluir o PhotoWorks. Nas versões posteriores o PhotoWorks não estará mais disponível e o PhotoView 360 será a solução foto-realística do software SolidWorks.

Isso já era mais que previsto no momento que surgiu o PhotoView 360. As primeiras pistas surgiram no SolidWorks 2008 na medida em que o RealView e o PhotoWorks foram integrados. No SolidWorks 2009, considero que a melhor forma de trabalhar com o PhotoView é integrar o mesmo com o RealView também. Daí… o fluxo de trabalho com o PhotoView 360 e o PhotoWorks poderão ser tratados de forma idêntica sem mudanças bruscas para os usuários. Na prática, acredito que o PhotoView ainda evoluirá mais até a versão 2011 e substituirá o PhotoWorks sem maiores problemas.

Mudança na Disponibilização do SolidWorks Viewer

A partir do SolidWorks 2010, o software SolidWorks Viewer não fará mais parte da instalação do software SolidWorks. Ele continuará disponível como um download separado a partir do website da DS SolidWorks Corp. na área de “Free CAD Tools” em http://www.solidworks.com/sw/support/downloads.htm

Ufa… Ainda bem quanto menor ficar o download da instalação do SolidWorks melhor. Realmente eu conheço poucas pessoas que usam o SolidWorks Viewer pois o eDrawings atende esta demanda perfeitamente. Não me lembro de algum usuário que installou esse aplicativo.

Aposentadoria do Windows XP

Por favor fique ciente - devido ao fato de que a Microsoft oficialmente aposentou o Windows XP em Abril deste ano, o SolidWorks 2010 será a última versão a suportar as versões 32 e 64 bit do Windows XP. O SolidWorks 2011 vai suportar somente o Windows Vista e Windows 7 (versões 32 e 64 bit). O plano de suporte da DS SolidWorks ao sistema operacional apresentado acima será também válido as linhas de produto de Simulação e PDM.

Isso nem me afeta muito. Desde outubro do ano passado estou utilizando sistema operacional Windows Vista e não farei questão de regredir ao XP de forma alguma. O atual sistema operacional da Microsoft se mostrou muito mais rápido no meu Hardware que o software que será aposentado.

Suporte ao Windows 7

Por favor fique ciente – O SolidWorks suportará o novo sistema operacional Windows 7 da Microsoft, como parte da versão 2010 do SolidWorks. Neste momento a data de lançamento do Windows 7 pela Microsoft será em 22 de Outubro. Baseado nesta informação, a versão do SolidWorks 2010 que poderá suportar o sistema operacional Windows 7 será o SW 2010 SP1. Um email com a confirmação desta informação será enviado assim que a data final for confirmada. O plano de suporte da DS SolidWorks ao sistema operacional apresentado acima será também válido as linhas de produto de Simulação e PDM.

Muitas pessoas que tem implicância com o Windows XP poderão respirar aliviados com esta notícia.

Outros Comentários:

  1. Boas notícias Kastner, em relação o Windows XP, sinceramente eu sempre gostei muito dele, mas infelizmente ele está ficando obsoleto (lembrei do Exterminador do Futuro agora rsrsrsrsrsrs) em relação ao Vista e o 7. Trabalhar com o XP é complicado quando se usa máquinas ou softwares mais recentes. Que venha o Windows 7 e melhor ainda, que venha o SW 2010 hehehehehehehhe!
    Abraço.

    É lamentavem pois não poderemos mais atualizar o software por causa disso. Em nossa empresa possuimos somente copias registradas do windows XP. Todavia parece que a Microsoft irá permitira a "MIGRAGEM" gratuita. MAs está em estudo.
    De outra forma, os pcs que rodam o XP atualmente não apresentam hardware suficiente para suportarem o windows Vista ou o seven. Sendo que não há verbas previstas para upgrade dos pc nos proximos 3 ou 4 anos, então ficaremos mesmo com as versão 2010 no máximo do SW.
    Pra mim a noticia é uma bomba pois não mais serão renovadas as licenças do solidworks porque simplesmente não rodarão nas maquinas disponiveis.

    Simples,

    Se não existe hardware para Vista ou Seven, não tens hardware para SolidWorks.

    Não me leve a mal mas são poucos os usuários que não possuem no mínimo 2GB de ram. Lembro que os requerimentos de hardware até do SolidWorks aumentam conforme passam os anos. Em 1995, na primeira versão do SolidWorks, era necessário apenas 32 MB de ram. O tempo passa e tudo muda.

    Sds,
    Kastner

    É por um lado tens razão. Mas essa recomendação é pra rodar o SW com tudo que tem direito e bom desempenho. Não precisamos de desempenho. Precisamos de desenho. Não me importa rodar devagar. Apenas rodar. Infelizmente isso não será possivel com as novas versão. Aqui onde trabalho, são 400 PCs com 1 GB de ram. Imagine fazer um upgrade em 400 PCs.
    Mas acho que tens razão. Mas infelizmente terremos que ficar para trás por motivos de força maior. $$$$$$$

    Apenas complementando, não temos e nem usamos 400 licenças. Mas teremos que colocar novos sistemas operacionais nos computadortes para podermos rodar novas versões de programas em geral. Claro que atualizar 2 ou 3 máquinas não será problemas (espero).. Mas aonde a burrocracia reina, as coisas são muito mais difíceis do que imaginamos.

    Oi, Na prática é uma situação em que as empresas tem de ter um planejamento da atualização de Hardware ao longo dos anos. Vamos comparar a carros. Um chevette nos leva a qualquer lugar mas todos nos sentiríamos melhor com uma Captiva. Com atualização de computadores e SolidWorks é uma situação semelhante. Empresas atualizam sistemas de alarme, iluminação, computadores e outras coisas. O importante é planejamento.

    Pensando em novas versões do SolidWorks... Vejo a 2010 em um horizonte muito próximo, depois da curva vem a 2011. O que ocorre? As versões aparentemente não tem um chamarisco de marketing muito grande mas o 2010 virá, na minha opinião, o método de gerenciamento de peças e montagens. Tudo é uma questão e ver como isso será aplicável mas mudará diretamente a vida de muita gente.

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão