/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Novidades de Perfis Estruturais – Weldments – Soldagens

Novidades de Perfis Estruturais – Weldments – Soldagens

Postado por Guilherme Kastner Dia 3 de junho de 2009

Senhores,

Estou ministrando um treinamento de SolidWorks Nível II em um cliente quando eu fui alvo de muitas perguntas sobre funcionalidades do Software. Muito me surpreendeu ver que as novidades do SolidWorks 2009 Sp3.0 me auxiliaram a resolver algumas dúvidas.

image

Quero falar de duas situações que se mostraram muito uteis e pontuais. A primeira a possibilidade de efetuarmos um espaçamento na estrutura para inserção de solda.

Essa opção já está disponível desde o momento em que estamos definindo a criação do elemento estrutural. No SolidWorks 2008 ou anterior esse corte deveria ser feito manualmente com comandos de corte extrudado ou até mesmo movendo faces.image 

Aqui ao lado segue a imagem do comando de componentes estruturais. Ao clicarmos em um ponto de conexão aparece uma pequena janelha para selecionarmos os parâmetros de espaçamento para a solda.

Basta termos de selecionar o grupo que será cortado e ajustado conforme o corpo que será ajustado

A segunda questão é o gerenciamento de grupos da nova versão. Praticamente poderemos criar um único esboço 3D com a futura localização e a estrutura que possuir poucos tipos de perfis poderá ser gerada com poucos comandos de elemento estrutural.

image 

Acima ainda poderemos contatar que poderemos definir o tipo de corte que será adotado com o corpo que será inserido e interseptando o outro. Em resumo, o SolidWorks 2009 ficou muito mais prático que o 2008.

Em breve estarei escrevendo mais sobre o assunto.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Só pra agradecer,
    ótimos post, parabens!

    Lucas diz:

    Esse tratamento de canto está disponível apenas para a versão 3.0?

    Nossa...

    Vi o comentário do Lucas só agora.
    A opção de tratamento de cantos em que escolhemos como a face será recortada está disponível mesmo somente para o SP 3.0 mesmo.

    Sds,
    Kastner

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão