/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Mouse Tridimensional – Space Navigator – 3D Connection

Mouse Tridimensional – Space Navigator – 3D Connection

Postado por Guilherme Kastner Dia 2 de junho de 2009
space_navigator

Senhores,

Conforme me foi solicitado, estou fazendo mais um post sobre mouses tridimensionais.

Na imagem ao lado segue o space navigator, igual ao que eu ganhei no SolidWorks World em San Diego. Quero falar a todos vocês a minha opinião sobre esse tipo de hardware, o que é bom e ruim, como obter a máxima eficiência do SolidWorks integrando ele aos principais comandos do software.

Primeiro, para que ele serve?

Basicamente para ser um auxílio de utilização do SolidWorks… Ele não substitui o mouse esquerdo, que costumamos utilizar normalmente mas funciona como um apoio. O principal dele é nos auxiliar nos seguintes comandos

  • Zoom
  • Pan
  • Rotate

Por mais estranho que isso pareça, é o que mais se faz em qualquer software de Cad… Seja o SolidWorks, Catia, Inventor, NX, Solid edge, AutoCad ou PDMS. Em treinamentos eu costumo pegar pesado com o pessoal e digo que as duas mãos sempre devem estar sobre a mesa do computador. A segunda mão não é para ficar sobre a perna.

Se observarmos a imagem abaixo, poderemos constatar uma analogia desse tipo de mouse com uma tesoura ou uma mão de auxílio. Portanto a nossa mão esquerda sempre está funcionando como uma bengala a mão principal.

image

Para quem nunca viu, segue abaixo uma imagem com o layout de posicionamento de um outro tipo de mouse tridimensional e a explicação de como ele funciona.

image

Segue aqui abaixo uma imagem onde configura-se o mouse tridimensional para qualquer aplicação. O mais bacana é que poderemos controlar a sensibilidade do mouse conforme o nosso toque assim como os eixos do mouse.

image

Todos os mouses da 3D connexion possuem botões de atalho. Para configurar conforme o seu software ele instala um suplemento onde associamos as teclas dele com os comandos do SolidWorks ou outro software. Observe aqui uma imagem do suplemento com algumas teclas configuradas.

image 

Eu não tenho nenhuma imagem disponivel mas quando eu instalo o Suplemento no meu produto 3d connexion ele cria uma toolbar para que possamos aumentar ou diminuir a sensibilidade do mouse momentaneamente. Também tem uma parada muito bacana onde configuramos, por exemplo para o mouse movimentar a montagem inteira ou apenas um determinado componente.

Apenas para encerrar, quero inserir uma imagem do layout de customização de um mouse tridimensional por um usuário.

image

Ele tem muitas funcionalidades, exitem pessoas que dizem que esses dispositivos podem incrementar a produtividade do SolidWorks em até 30%. Eu, honestamente concordo com isso pois essas ferramentas são muito boas mas necessitam de treino. Demorei um tempo a me acostumar com o meu Space Navigator. O problema que é um saco andar com ele pois é um disco de metal cheio de fios…. Imaginem isso em um Raio X de aeroporto. Já vi um cara me dizer: “Sei que não é nada perigoso mas tenho curiosidade por tecnologia” e eu tive de revirar ele na minha bolsa até achar. Hoje existe uma versão do Space Navigator para Notebook mas não é esse que eu possuo, infelizmente. daí ele é mais pesado de carregar.

No mais, é só ser feliz com ele. Tenho um vídeo dele em um post mais antigo que eu fiz aqui no Blog, conforme vocês poderão conferir no Link aqui abaixo

http://www.kastner.com.br/2008/09/3dconnexion-solidworks-world-2008-san.html

Esse post foi pedido por um leitor. caso ele me autorize, estarei publicando o nome dele. Caso queiram algum post em especial, favor entrem em contato comigo por e-mail mas não assumo o compromisso em fazer a postagem logo.

SDs,
Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão