/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: SolidWorks Toolbox – Resolvendo problemas

SolidWorks Toolbox – Resolvendo problemas

Postado por Guilherme Kastner Dia 27 de maio de 2009

toolbox

Caros,

To cansado!!! Realmente estou cansado!!!

Todo mundo já ouviu falar do SolidWorks Toolbox, a biblioteca de fastners do SolidWorks mas poucos realmente sabem como instalar e configurar ele. Não basta usar ele e pensar que estamos com o corpo fechado e nada nos irá acontecer… Se pensarmos isso, muita coisa de ruim poderá nos acontecer.

Muitos sabem que eu já trabalhei com Autodesk Inventor por alguns anos quando a SKA era revenda desse produto. Apenas estou escrevendo isso pois sei que esse problema é recorrente a vários softwares do mercado.

O Toolbox, é uma biblioteca que automatiza a inserção de componentes de fixação como porcas, parafusos e arruelas. Uma vez que essa biblioteca está associada a uma peça de exemplo e um banco de dados, todos os componentes gerados são armazenados em um banco de dados que ele está criando sozinho.

Eu ainda não escrevi nada sobre o Toolbox mas estou cansado de chegar em muitos clientes e simplesmente ouvir que ele não funciona.

  • Em primeiro lugar, em uma empresa que usa esse recurso do SolidWorks, escolha um local de armazenamento desse suplemento e que seja preferencialmente na rede.
  • Sempre faça backup desse diretório
  • Instale os computadores de todos os usuários já prevendo esse diretório em rede.
  • Procure as informações de instalação desse diretório assim como a sua manutenção
  • Mesmo que um técnico de revenda faça os procedimentos por sua empresa vale a pena questionar ele para evitarmos problemas.
  • Todos os computadores de sua equipe deverão instalar a mesma versão e service pack. A cada instalação esse diretório deverá ser atualizado.

Tipo, muitos aplicativos demandam a configuração de sua biblioteca. O que os difere é encontrar alguém que possa te ajudar a configurar ele. Em mais de um aplicativo eu vi alguns problemas do tipo.

  • Formatar a máquina do projetista e as montagens com bibliotecas pararam de funcionar.
  • A Biblioteca de um usuário funcionar e dos demais não.
  • Erros de banco de dados na inicialização da biblioteca.
  • Os usuários não conseguem abrir montagens diferentes mas contendo elementos de fixação comuns entre elas.

Todos os problemas são corrigíveis se tivermos alguns cuidados e citados acima e um acompanhamento de aplicação e suporte técnico de uma revenda de valor agregado. Lembro que eu sempre disse que o SolidWorks não é um aplicativo de instalação e configuração simples.

Clique no link abaixo para conferirem o post.

Bem, me coloco a disposição para eventuais esclarecimentos mas digo que se o toolbox não estiver funcionando é porque alguém deixou a instalação pela metade ou faltou alguma assistência.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

  1. Caro Kastner, não sei se é possivel, mas estou tentando configurar o banco de dados do Toolbox para que as peças já saiam com os atributos do properties preenchidos e não tive avanços.

    O meu real problema é que quando vou inserir minha lista de material algumas descrições de itens comerciais saem errdas por eventual não modificação, pois o que já percebi é que quando não preenchemos um atributo do properties carregado previamente ele leva consigo a descrição prévia e isso acarreta mtos prejuizos em minha empresa, como por exemplo compra de centenas de parafusos e rolamentos errados.

    Estou a merce da conferencia humana, queria saber se tem algum meio de pré configurar os atributos que aparecem no file properties.

    Desde já agradeço,
    Abs,
    Marcos

    Terei de fazer alguns testes...

    Estou implementando o Toolbox em alguns clientes mas configurando ele de uma forma diferente.

    Pedirei uns dias e eu vejo se eu me lembro o método de se configurar isso.

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão