/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Sobrevivendo sem um mouse – Ou usando um

Sobrevivendo sem um mouse – Ou usando um

Postado por Guilherme Kastner Dia 14 de maio de 2009

touchpad Senhores,

Estava prestes a iniciar mais uma turma de SolidWorks em um cliente quando abri o meu mouse e as baterias pararam de funcionar. Como estava no meio do mato e sem carro ou tele-entrega, tive de sobreviver com o que eu conhecia… O Touchpad do meu laptop.

Clique aqui para entender porque o meu mouse é de abrir.

Eu já tinha utilizado o SolidWorks antes sem mouse mas por outros motivos como usando o computador em ônibus, avião, sentado na frente do sofá mas confesso que nunca tinha sido praticamente obrigado. Mas, foi nessa hora que vi como o botão do meio do mouse é importante e não apenas uma rodinha barulhenta.

Com o mouse e o botão do meio temos algumas aplicações

  • Rotacionar o modelo ao clicar, segurar e arrastar o mouse com o botão do meio pressionado
  • Utilização do PAN se misturarmos o clicar segurar e arrastar o botão do meio com a tecla Ctrl
  • Aplicação do Zoom se misturarmos o clicar segurar e arrastar o botão do meio com a tecla Shift
  • Rotação de Câmeras se misturarmos o clicar segurar e arratar o botão do meio com a tecla ALT no Motion Manager

Sem o mouse, fui obrigado a relembrar como sobreviver

  • Zoom – Basta utilizarmos a tecla “Z” para afastarmos o Zoom ou Shift + “Z” para aproximarmos ele.
  • Orbita – A rotação do modelo é ativada com as setas direcionais do teclado
  • PAN – Basta misturarmos uma tecla direcional + a tecla CTRL
  • Girar uma vista a 90° – Basta pressionar o shift + uma tecla direcional

Na prática isso só vale para quem ficou orfão de um mouse com Scroll pois sem mouse mesmo ninguem sobrevive mesmo. Mas como hoje tudo é tão barato nesse tipo de hardware até vale a pena investir mais dinheiro e até comprar um mouse com vários botões para serem customizados e integrar com o SolidWorks como no post que eu mostrei acima.

Sds,
Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão