/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Speedpak x Lightweight – parte 1

Speedpak x Lightweight – parte 1

Postado por Guilherme Kastner Dia 9 de dezembro de 2008

Bem, para começar a série de comparação entre duas ferramentas para utilização e gerenciamento de grandes montagens na versão 2009, o Lightweight e o Speedpak.


O primeiro surgiu no SolidWorks 1998 Plus como uma ferramenta de abertura de grandes conjuntos mas teve um grande aprimoramento na versão 2006. O Speedpak veio como uma nova revolução na abertura e gerenciamento de arquivos em conjuntos.

Vamos ao básico, qual a diferença básica entre as duas ferramentas:


  • O Peso leve se trata de uma simplificação nos arquivos que ocorre no momento da abertura de montagens e detalhamento. Os componentes são totalmente carregados mas as suas features não. Alguns componentes poderão serem carregados individualmente enquanto os outros permanecem sem serem afetados
  • O Speedpak é uma preparação de sub-montagens para serem inseridos em uma montagem principal. Ele funciona associado com o Configuration Manager, onde selecionamos uma configuração e adicionamos a ela uma configuração derivada. Durante a criação do Speedpak, selecionamos as faces e corpos que serão inseridas em uma montagem principal e o restante fica como uma imagem “fantasma” e vinculada com a montagem original.

  • Isso se trata apenas do básico, mas o Speedpak por apenas selecionar o que é necessário para a montagem principal, acaba por nos fornecer uma diferença brutal em performance, gerenciamento de arquivos e facilidade de utilização. Logo que a SolidWorks lançou essa nova ferramenta os concorrentes já começaram a procurar alternativas para os seus produtos mas o nosso diferencial ainda se encontra na base do gerenciamento das configurações nos arquivos de modelos.

Abaixo segue uma imagem de um modelo com um speedpak já definido



No próximo post estarei escrevendo como criamos uma simplificação por Speedpak para que possamos entender como ele funciona de uma forma mais prática e como utilizá-los em montagens.



Coloco-me a disposição de todos para comentários e questionamentos.



Sds,


Kastner

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão