/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: PhotoWorks Contest - Entrevista com Cilas Gimenez

PhotoWorks Contest - Entrevista com Cilas Gimenez

Postado por Guilherme Kastner Dia 4 de dezembro de 2008

Bem,

Como grande parte dos usuários de SolidWorks conhece, existem ferramentas no SolidWorks para geração de imagens foto realísticas que são o PhotWorks e o PhotoView 360. E para os usuários desse conjunto de aplicativos existem concursos que funcionam pela internet como o que é organizado mensalmente pelo Rob Rodriguez.

Hoje eu fiz uma entrevista com Cilas Gimenez que é cliente da SKA Automação de Engenharias. Ele participou do concurso no mês passado e foi o vencedor com uma renderização do Mach 5, o carro do Speed Racer (observem a imagem abaixo).

Segue aqui abaixo uma imagem de outro trabalho do usuário, o primeiro gerenciador de rebanho leiteiro nacional. Projetado com solidworks 2008

Mas vamos tocando o barco e veremos a minha entrevista com o Cilas.

- Cilas, em qual versão começaste a trabalhar com o SolidWorks? O que lhe atraiu no Software?

Comecei a trabalhar na versão 2004, Quando um profissional de Caxias do Sul veio até nossa empresa contratado para fazer alguns serviços, pois havíamos comprado uma fresadora CNC. Quando vi o objeto girando na viewport foi paixão a primeira vista. Eu já era técnico em informática e vivia “mexendo” em computadores e gostava da questão de jogos, filmes, e imagens que eram completamente criadas com computador, porém não tinha a idéia de como eram feitas, vendo o solidworks foi como abrir uma janela na minha mente.

- Porque resolveste usar o PhotoWorks? Em que situações ele te forneceu um diferencial em relação aos seus concorrentes?

Depois de saber bastante da modelagem resolvi aprender a fazer renderizações. Vi em alguns sites “fotos” fantásticas então comecei a pensar como chegar a tal resultado e se o solidworks fazia esse tipo de trabalho. Sem muita fonte na época acabei descobrindo o PhotoWorks no início foi um desastre e acabei deixando de lado (hehehehehehhe) . Então no meio do ano passado resolvi dar mais uma tentada no assunto, consegui fazer algumas coisas bem legais na época fiz alguns produtos pro catalogo de peças da empresa e desde então quase todo produto que desenvolvo um render acompanha ele no final das contas.

Quanto ao diferencial em relações aos concorrentes, Foi um grande salto, um abismo que nos separou dos demais concorrentes da região, Lembro de um projeto que fizemos para Merkle (empresa alemã de soldadores), eles queriam inovar a cara de um dos aparelhos de solda, para isso eu faria um modelo 3d e um orçamento para o molde de injeção da futura peça. Então fiz um modelo com um Shape muito trabalhado e após uma semana de trabalho eles queriam ver o modelo, mandei um render do produto novo por e-mail e a resposta que o gerente de desenvolvimento me deu foi a seguinte: “– Mas já fizeram o molde e injetaram a peça?” como se tivéssemos ido a frente feito todo o trabalho por conta e tirado uma foto. Este é um dos vários exemplos que posso citar de como uma renderização faz a diferença pois vc mostra pro cliente como a pesa vai ficar é algo muito próxima do resultado final e não uma representação!

- Quais foram as suas principais fontes de aprendizado de SolidWorks? Qual foi o tempo que disposte para isso? Alguma história engraçada que gostarias de compartilhar com os leitores do Blog?

No Inicio de tudo quem me ensinou foi um grande projetista chamado Jonatha Cerentine, ele veio pra fazer um trabalho de usinagem na empresa e acabou ficando e trabalhando até hoje conosco, como o cara vivia ocupado com os assuntos da empresa, comprei alguns cursos da Render Multimidia e assim fui indo, minha sorte é que fui aprendendo conforme a empresa ia precisando dos trabalhos e nada melhor pra aprender é que fazer algo que tem que sair certo. Naquela época não existia Youtube nem Orkut Pra facilitar as coisas então cada coisa nova aprendida era uma vitória (hehehehehe). A História engraçada eu deixo pra última pergunta.

- E o concurso de PhotoWorks? Nos explica como funciona e como foi ganhar visibilidade entre os usuários de SolidWorks no Brasil e no mundo? O que executaste nesse concurso?

O contest do Rob Rodriguez foi uma brincadeira, uma tentativa, Estava eu olhando os blogs do pessoal quando me deparei com um contest de Render, a não pensei duas vezes baixei o modelo e pus meu conhecimento em prática. Como já havia ganhado outros 2 contest em locais diferentes e vendo as imagens dos outros ganhadores anteriores, tinha uma base do que viria dos concorrentes, em base disto fiz um render focando em algo mais realista não cheio de detalhes de paisagem ou fundo e sim focando no realismo da imagem, acho que para se ganhar um contest desses além de saber mexer muito bem no software você tem que saber o que fazer e saber o que os outros vão fazer, Se vc fosse participar de uma jogo de cartas e soubesse as cartas do oponente vc sempre se sairia melhor, e essa a questão.

- Uma dúvida que me veio a cabeça, gostavas do desenho do Speed Racer? Olhaste o novo filme?

Vamos a parte engraçada.... O que é Speed Racer ????? (ahahahahaehahehahehae) eu não fazia a menor idéia do que se tratava o modelo do carrinho até um amigo postar uma mensagem no fórum da comunidade Solidworks BR do Orkut. Quem vê diz que não tive infância nem assistia desenho animado, mas dessa vez eu realmente não conhecia o modelo. Quanto ao Filme.... Já saiu mesmo? Imagina se nem o desenho animado eu sabia que existia o filme menos ainda (aoiwuehaoiwuheoaiwe) ..... no final das contas o que eu mais ganhei com esse contest foi saber que agora tenho um filme e um desenho animado pra assistir. hehehehehe

 

Cilas Gimenez
Empresa: Gimenez & CIA LTDA
Site: www.indgimenez.com.br
Cidade/Estado: Ijuí / RS

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão