/ SolidWorks e as Dicas do Kastner: Livro de Cosmos - Arivelto Fialho

Livro de Cosmos - Arivelto Fialho

Postado por Guilherme Kastner Dia 28 de novembro de 2008

Senhores,


Estou aqui querendo apresentar um material que está sendo lançado pela Editora Érica.

COSMOS (COSMOSWorks, COSMOSMotion, COSMOSFlowWorks) - Plataforma CAE do SolidWorks


Ele foi escrito por Arivelto Fialho que possui alguns outros livros de SolidWorks, conforme abaixo


Link para o site do livro


Segue aqui abaixo o link para a aquisição do livro do Cosmos 2008


Livro de Cosmos


Como eu soube que ele está lançando um livro da linha de Simulação da SolidWorks, pedi que me fizesse um descritivo de seu material para que eu pudesse publicar aqui no Blog a vocês.


Aqui segue uma imagem do livro em primeira mão



E aqui abaixo segue a sinopse do livro que me foi passada pelo autor do livro


COSMOS (COSMOSWorks, COSMOSMotion, COSMOSFlowWorks) - Plataforma CAE do SOLIDWorks


O COSMOS, plataforma CAE do SolidWorks, é uma das mais completas ferramentas de análises, otimização e validação de projetos existentes no mercado mundial. Amplamente ilustrado e didático, o livro enumera as funções desse software.

Aborda os conceitos de sistema contínuo e discreto assim como a montagem da matriz de rigidez de elementos unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais, além da matriz de estruturas mais complexas cuja solução somente é possível com o uso de computador.


Aborda os elementos de viga, apropriados para análises de estruturas planas ou espaciais originadas por perfis de seção constante utilizados para construção de treliças, pórticos, arquibancadas, palets de armazenamento etc. Por meio de exercícios resolvidos exemplifica aplicações em estrutura de treliça plana e espacial, testando diferentes condições de contorno.


Descreve os elementos de cascas, adequados para análises de estruturas geradas por chapas planas ou curvas de espessura (t) muitas vezes menor que as demais dimensões (t<). Apresenta os elementos sólidos, usados em análises de estruturas fundidas ou forjadas e componentes usinados aplicados na indústria em geral, como as indústrias automotiva e aeroespacial; por exemplo, eixos, mancais, engrenagens, pinos, elementos de fixação e suportes, cuja relação entre dimensões e geometria impede a classificação como elementos de viga ou de cascas. Mostra ainda a opção Carga remota, que simplifica certas montagens antes de criar a malha, reduzindo o tamanho e otimizando o cálculo.

Demonstra aplicações de malha mista, ou seja, estruturas mecânicas cuja composição pode ser discretizada em elementos unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais. Recurso bastante utilizado em análises de montagens.


Com o COSMOSWorks Advanced iniciam-se as aplicações avançadas da plataforma CAE. São expostas análise de freqüência natural de um mecanismo, de flambagem de colunas em carregamento e engastes diversos e estudo térmico com cargas estável e transiente.

Na seqüência de aplicações avançadas do COSMOS, apresentam-se os testes de queda cujos resultados possibilitam prever zonas de maior sensibilidade, fragilidade e projetar meios de proteção ou embalagens mais adequadas. Destacam-se também os estudos de fadiga que permitem conhecer a vida útil de um componente em função de sua carga e horas de trabalho, e os estudos de otimização estrutural cuja aplicação resulta melhor eficácia e custo apropriado ao projeto. Dá ainda atenção aos estudos não-lineares que normalmente ocorrem em materiais plásticos ou borrachas e estuda os diversos modelos de materiais não-lineares, como modelo elástico não-linear, de plasticidade - von Mises e Tresca, Drucker-Prager, modelo de hiperelasticidade etc. Introduz os estudos de dinâmica linear com vibrações forçadas e amortecimento dos vários tipos, análises de tempo modal, harmônica e de vibração aleatória, além do projeto de vaso de pressão.


Com relação a estudos de cinemática no COSMOS, ilustra, com o COSMOSMotion, as análises cinemáticas de mecanismos, que permitem simular os movimentos reais de uma montagem e obter variáveis de saída, como velocidade, força, deslocamentos, ângulos e acelerações. As saídas de respostas são visualizadas graficamente e é possível gerar vídeos das simulações, em verdade, de todos os estudos dos capítulos anteriores.

Ao tratar do COSMOSFloWorks, mostra algumas das ferramentas para análises de fluxo, bem como a criação do Domínio computacional, configurações de fluidos líquidos ou gasosos e as diversas condições de contorno necessárias aos estudos de equipamentos sujeitos a fluxos internos ou externos de fluidos. A título de conhecimento, analisa os efeitos de uma rajada de vento sobre uma antena parabólica e a eficácia de um modelo simples de trocador de calor cujos fluidos em fluxo são o etanol e a água. Em ambos os estudos visualiza a trajetória dos fluidos, bem como sua animação.


O conteúdo é complementado com exercícios para fixação do aprendizado.


Todos os modelos utilizados para os exemplos e exercícios propostos do livro encontram-se no site da Editora Érica (www.editoraerica.com.br) para download.


Os exercícios do livro podem ser aplicados à versão 2007 do SOLIDWorks, porém os modelos desenvolvidos foram criados com a versão 2008 e somente podem ser abertos por ela ou posteriores.

Outros Comentários:

Nenhum comentário

© Copyright SolidWorks e as Dicas do Kastner | Design por Paulo Estevão